Cidades

Dourados

Trio aplica golpe do pix em Danilo Gentili e é preso em MS

Crime foi cometido em São Paulo, e suspeitos foram presos em dois municípios do interior do estado

Continue lendo...

Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), a polícia civil prendeu três suspeitos investigados por aplicar golpes do pix e extorsão mediante sequestro. Conforme uma fonte repassou ao Correio do Estado, uma das vítimas do trio foi o comediante Danilo Gentili.

A primeira parte da operação aconteceu em Dourados na quinta-feira, quando agentes da Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia Civil de Dourados, em apoio à Delegacia Antissequestro de São Paulo, prenderam dois dos indivíduos apontados como mandantes do esquema. 

Eles foram identificados como A.B.R., do sexo masculino, e E.B.S.F., do sexo feminino. Um terceiro suspeito estava foragido, e foi presa na manhã desta sexta-feira em Iguatemi, município pouco mais de 190 quilômetros distante de Dourados. O autuado foi identificado como  Z.R.B., de 29 anos.

Comediante renomado foi uma das vítimas

O comediante paulista Danilo Gentili, que esteve em Mato Grosso do Sul em setembro deste ano para apresentar seu Stand Up Comedy no Palácio Popular da Cultura, localizado em Campo Grande, é apontado como a principal vítima do trio.

Golpe do Pix

A popularidade do uso do pix tornou os golpes cada vez mais comuns, já que através do método o pagamento pode ser feito de forma fácil e rápida.

Como destaca o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os golpistas estão sempre criando novas formas de enganar as pessoas, e por isso é importante tomar cuidado e se atentar às dicas de segurança para não cair nos golpes.

Confira abaixo alguns dos golpes mais comuns, para saber identificá-los e previní-los:

Clonagem de WhatsApp

Neste tipo de golpe, os criminosos clonam o aplicativo de mensagens de uma pessoa e entram em contato com seus amigos e familiares, pedindo dinheiro com urgência.

A abordagem geralmente inclui uma história convincente para justificar a necessidade de uma transferência imediata. Para se proteger:

  • Desconfie de pedidos urgentes: sempre confirme a veracidade das mensagens diretamente com a pessoa, utilizando outro meio de comunicação;
  • Evite compartilhar códigos de verificação: nunca forneça o código de verificação do WhatsApp para ninguém;
  • Ative a verificação em duas etapas: essa medida adiciona uma camada extra de segurança ao seu WhatsApp. Saiba como ativar com o suporte oficial do WhatsApp.

Falsa central de atendimento

Nesse tipo de golpe, criminosos se passam por funcionários de bancos ou instituições financeiras, alegando problemas na conta e pedindo dados pessoais e senhas.

Eles podem ligar ou enviar mensagens que parecem autênticas, criando um senso de urgência para enganar a vítima. Para evitar cair nesse golpe:

  • Desconfie de contatos não solicitados: bancos não pedem informações sensíveis por telefone ou mensagem;
  • Verifique sempre: entre em contato diretamente com o banco usando um canal oficial informado em seu site para confirmar qualquer solicitação;
  • Nunca forneça senhas: mantenha suas senhas seguras e não as compartilhe com ninguém, principalmente por mensagens ou ligações.

Robô do Pix

Os golpistas fazem contato por mensagens ou anúncios nas redes sociais, oferecendo oportunidades de investimento com retornos altos e imediatos. Para participar, a pessoa deve fazer um Pix para uma conta indicada pelos golpistas.

Após receberem o dinheiro, eles cortam o contato e desaparecem com o valor. Para se proteger:

  • Cuidado com promessas de lucro fácil: desconfie de ofertas que parecem boas demais para serem verdade;
  • Pesquise a fonte: verifique a legitimidade da oportunidade e do remetente antes de fazer qualquer transferência;
  • Desconfie de urgências: na maioria dos casos, propostas que exigem decisões rápidas podem ser armadilhas.

Pix falso

Este golpe é mais comum quando o criminoso vai efetuar o pagamento de algum produto ou serviço adquirido. É apresentado um comprovante de Pix falso, e a vítima, acreditando que o valor foi creditado, libera o produto ou serviço antes de verificar a transação. Para evitar esse tipo de fraude:

  • Verifique o saldo da conta: não confie apenas no comprovante. Sempre confirme o recebimento do valor diretamente na sua conta;
  • Espere a confirmação: para valores maiores, aguarde a confirmação do banco antes de liberar o produto ou serviço.

Golpe do Pix errado

Neste tipo de fraude, o golpista envia um Pix para a vítima e, em seguida, entra em contato alegando que foi um erro e pedindo a devolução do valor.

O golpe ocorre porque os golpistas contam com a boa-fé da vítima para devolver o dinheiro, pedindo um valor maior do que foi inicialmente enviado, acelerando e confundindo a pessoa e fazendo com que ela devolva um valor superior. Para se proteger:

  • Verifique a origem do Pix: antes de devolver qualquer valor, consulte seu extrato bancário e confirme se a transação foi realmente um erro;
  • Entre em contato com o banco: solicite orientação ao seu banco sobre como proceder em caso de recebimento de um Pix suspeito.

Dúvidas frequentes respondidas pelo SPC:

Qual a responsabilidade do banco em caso de estelionato com Pix?

Os bancos são responsáveis por oferecer segurança nas transações e auxiliar os clientes em casos de fraudes. No entanto, a devolução dos valores depende de investigações e procedimentos específicos de cada instituição. Vale entrar em contato com cada uma delas para entender os seus detalhes e instruções para cada caso.

É possível ser hackeado pelo Pix?

Não é possível ser hackeado diretamente pelo sistema Pix, que é seguro e criptografado. No entanto, você pode ser vítima de golpes de engenharia social, onde os criminosos manipulam você para obter seus dados.

É perigoso passar o número do Pix?

Passar o número do Pix não é perigoso, porque ele é apenas um identificador para receber transferências. No entanto, sempre desconfie de pedidos de Pix de desconhecidos ou de situações suspeitas.

Com informações de SPC

Assine o Correio do Estado.

Dados assustadores

Setembro marca seca histórica para mais de 40 cidades de MS

Apenas três cidades do estado registraram chuvas acima da média. Outras 44 cidades tiveram precipitações abaixo da média, e a tendência é que a situação piore nos próximos três meses

18/10/2024 15h00

Calor extremo e baixa umidade marcam mais uma semana em MS

Calor extremo e baixa umidade marcam mais uma semana em MS Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Segundo dados meteorológicos já divulgados pelo Correio do Estado, o ano de 2024 foi o mais quente da história em Mato Grosso do Sul. Preocupados com a elevação extrema das temperaturas, principalmente durante o chamado 'inferno brasileiro', o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou nesta sexta-feira que 41 cidades do estado registraram chuvas abaixo da média histórica apenas no mês de setembro. Três cidades, entre os 44 municípios restantes, tiveram precipitações acima do esperado.

A seca extrema ocorrida no mês de setembro acendeu o sinal de alerta no município de Rio Verde de Mato Grosso, que registrou apenas 0,8 milímetro de chuva, enquanto a média histórica na cidade é de 56,8 mm. Isso representa um déficit de 99% em relação à precipitação esperada no município.

Outra cidade com registro preocupante foi Porto Murtinho, que teve apenas 2,2 mm de chuva, enquanto a média histórica é de 47,6 mm, acumulando um déficit de 95% em relação ao esperado. Na mesma lista, o município de Nhumirim/Nhecolândia também se destaca, com apenas 2,4 mm de chuva, enquanto a média para este período é de 43,9 mm, representando uma redução de 95%. Outras cidades afetadas incluem Costa Rica, com 95% abaixo da média, e Paranaíba, com 92%.

Segundo os estudos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as cidades da região pantaneira também registraram índices assustadoramente baixos de precipitação. Corumbá teve apenas 12 mm de chuva, enquanto a média histórica na Cidade Branca é de 41,6 mm, ficando 71% abaixo do esperado. Aquidauana também apresentou um cenário preocupante, com 18 mm de chuva, muito abaixo da média de 96,7 mm, acumulando um déficit de 81%.

No outro lado extremo da tabela, três cidades registraram média alta de chuvas 

Bataguassu- 115,6 milímetros (27%)  
Angélica- 123 milímetros  (17%) 
Bonito- 89,4 milimetros (8%) 

Clima extremos em MS 

Além das chuvas, outro destaque na tabela meteorologia foram os climas extremos que ocorreram no final do mês de agosto e setembro deste ano

No dia 25 de agosto, o município de Água Clara ganhou destaque nacional como a cidade mais seca do país, com umidade de 43,1%. Já Amambai foi a cidade mais fria do ano, registrando, dez dias depois, no dia 6 de setembro, a temperatura de 6,2°C, com sensação térmica abaixo de zero. 

Falando em clima extremo, em setembro deste ano, Mato Grosso do Sul enfrentou dias de extrema seca, com as cidades de Coxim, Paranaíba e Sonora registrando apenas 7% de umidade relativa do ar.

De acordo com dados do Cemtec, boa parte do estado enfrentou secas consideradas moderadas a graves. A cidade que sofreu a seca mais extrema foi Cassilândia, que perdeu culturas e pastagens e enfrentou escassez de água.


Como está o nível dos rios? 

Segundo dados meteorológicos de monitoramento, os rios do estado registraram, no mês de setembro, níveis mínimos abaixo da média histórica, com destaque para a cidade de Porto Murtinho, que apresentou o menor nível da série histórica. Outros pontos de monitoramento incluíram o Rio Paraguai, nas regiões de Porto Esperança e Ladário, que enfrentaram níveis críticos.


Qual a previsão nos próximos três meses? 

Segundo o Cemtec, os dados meteorológicos climáticos indicam que as chuvas até o final do início de janeiro podem variar entre 500 a 700 milímetros, sendo de 700 a 800 mm na região norte do estado. A probabilidade das chuvas nessa região pode ficar dentro da média histórica do estado. 

Na maior parte do estado, as temperaturas variam entre 24°C e 26°C. Nas regiões oeste, noroeste e norte, as temperaturas podem alcançar entre 26°C e 28°C.

Apesar da expectativa de muita chuva nos próximos três meses, os dados climáticos do Cemtec indicam que a temperatura do ar deve permanecer acima da média, prevendo um trimestre mais quente do que o normal.

Todos os dados citados acima podem ser acompanhados clicando neste link

 

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

Mulher alimenta macaco com 'fandangos' e pode ser presa; veja vídeo

Ainda foi aplicado uma multa no valor de R$ 4.842,00, e o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Bonito para as providências criminais, uma vez que a lei prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção, caso a autora seja condenada

18/10/2024 14h30

Mulher alimenta macaco com 'fandangos' e pode ser presa; veja vídeo

Mulher alimenta macaco com 'fandangos' e pode ser presa; veja vídeo Reprodução

Continue Lendo...

Uma mulher foi autuada após alimentar um macaco-prego no Balneário Municipal de Bonito. A autora foi identificada pelas redes sociais, e, a Polícia Militar Ambiental (PMA), ao entrar em contato por telefone com a filha dela, confirmou que sua mãe havia dado apenas um pedaço de pão aos animais. 

Ao analisar as evidências, a equipe constatou a prática de crime ambiental (maus-tratos), devido ao fato que alimentar animais silvestres em vida livre, sem autorização do órgão competente, é proibido em áreas públicas, privadas e unidades de conservação, conforme prevê a Lei Federal 9.605/98 e a Lei Estadual 5.673.

Diante da ocorrência, foi aplicada uma multa no valor de R$ 4.842,00, e o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Bonito para as providências criminais, uma vez que a lei prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção, caso a autora seja condenada.

A PMA ainda alerta que a prática de alimentar animais silvestres já foi amplamente abordada em suas campanhas de conscientização veiculadas em diversos meios de comunicação, incluindo os principais jornais de circulação nacional. 

O objetivo é orientar a população a não fornecer alimentos a esses animais, a fim de preservar sua saúde e evitar que se tornem dependentes. Por conta do aumento de ocorrências em Bonito, a PMA também realizou palestras para conscientizar os responsáveis pelos atrativos turísticos e a população local, além de instruir turistas sobre os riscos dessa prática.

Veja vídeo: 

 

Lei Federal 9.605/98 

A Lei nº 9.605/98, também conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, estabelece as sanções administrativas e penais para atividades que prejudiquem o meio ambiente. A lei foi assinada em 12 de fevereiro de 1998 e publicada no dia seguinte. 

A Lei 9.605/98 prevê penalidades para diversas condutas, como: 

  • Desmatamento ilegal 
  • Maus-tratos a animais 
  • Caça, pesca ou captura de animais sem autorização 
  • Corte de árvores em áreas protegidas 
  • Impedir a regeneração natural de florestas 
  • Destruir plantas de ornamentação 
  • Cortar madeira de lei sem autorização 

A lei também estabelece que o valor da multa ambiental deve ser corrigido periodicamente e que o mínimo é de R$ 50,00 a R$ 50.000.000,00 e se correlaciona com outras leis, como a Lei 6.938/81, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente, e a Lei 7.754/89, que estabelece medidas de proteção às florestas.

Lei Estadual 5.673

A Lei Estadual 5.673 de Mato Grosso do Sul, de 8 de junho de 2021, trata da proteção à fauna no estado. 

A lei estabelece, entre outras medidas, que:

  • É proibida a importação e exportação de animais para pesquisas médicas e científicas
  • É proibido usar animais que já tenham sido submetidos a outros experimentos ou realizar experiências prolongadas com o mesmo animal
  • É obrigatória a existência de uma comissão de ética em locais onde se autorize a vivissecção
  • Os órgãos competentes devem fiscalizar a habilitação e capacidade do pessoal que presta assistência aos animais
  • Os centros de pesquisas devem ter os recursos humanos e materiais necessários para garantir a saúde e bem-estar dos animais
  • Somente os animais criados nos centros de pesquisa podem ser utilizados em experimentos 

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).