Cidades

IMBRÓGLIO

Uber vê "ficha-suja em tudo" e sofre enxurrada de ações judiciais

Empresa baniu motoristas com anotação criminal na Justiça e agora eles exigem a reintegração, indenização lucros cessantes e por danos morais

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Depois da “demissão” de centenas de motoristas que prestavam serviço, a empresa Uber do Brasil passou a ser alvo de uma enxurrada de ações judiciais em Campo Grande e em outras cidades com pedido de reintegração e indenização por danos morais e lucros cessantes.

É que a empresa simplesmente entendeu que todos aqueles que têm alguma anotação criminal na Justiça são “fichas-sujas” e baniu inúmeros trabalhadores, independentemente se houve condenação, da época em que isso ocorreu ou há quanto tempo trabalhavam para a plataforma. As ações tramitam tanto na Justiça Comum quanto na trabalhista.

Prova disso é o caso de Paulo Henrique Julião Estevez. Conforme a ação judicial que tramita desde o 23 de janeiro deste ano, “o autor foi motorista da plataforma por mais de cinco anos, tendo mais de duas mil corridas, exercendo sua atividade com excelência, conforme demonstra sua avaliação positiva no próprio aplicativo.

Em outubro do ano passado, porém, foi bloqueado. E, depois de muita insistência, conseguiu descobrir que isso ocorreu por conta de um processo criminal do qual fez parte em novembro de 1999. Porém, ele nunca foi condenado ou preso por conta daquele caso.

E, conforme escreve seu advogado, é “importante ressaltar que o caso mencionado ocorreu há mais de 25 anos e, de acordo com a legislação brasileira, o cumprimento do acordo de suspensão condicional de processo não gera antecedentes criminais, tampouco qualquer restrição à vida civil ou profissional do beneficiário”.

Por conta disso, o advogado Calos Eduardo Correa pede indenização de R$ 10 mil por anos morais e ainda o ressarcimento daquilo que o motorista deixou de faturar desde que foi banido. Ele não sabe o valor porque ele nem mesmo tem acesso à plataforma para descobrir o faturamento médio mensal do motorista, conforme alega na ação judicial.

Naquele mesma data, 23 de janeiro, também começou a tramitar, na 4ª Vara Cível, o caso do motorista Vicente Inácio Salvidar Benitez. Ele alega que trabalhou 7,5 anos para a Uber e repentinamente , em dezembro de 2023, foi bloqueado. Isso ocorreu depois que enviou sua ficha de antecedentes criminais à empresa.

A única informação que recebeu foi a de que não passou na checagem de segurança, que é feita por uma empresa terceirizada à Uber. Por isso, recorreu à Justiça exigindo a reintegração à plataforma e o pagamento de R$ 91.563,22, valor que teria faturado no ano anterior.

Um dia antes, em 22 de janeiro, começou a tramitar a ação envolvendo o motorista Alisson Rodrigues Arce. Ele foi banido em agosto do ano passado e agora cobra indenização de R$ 20 mil por danos morais e mais R$ 16.585,31 relativos aos lucros cessantes.

Ele diz que trabalho por sete anos e seis meses e fez um total de 7.228 corridas, recebendo aprovação em 99% das corridas, o que é praticamente nota máxima. Ele alega que esta era sua principal renda e que a esposa está grávida de sete meses e tem uma filha de 11 anos para sustentar. Por conta do bloqueio, entrou em depressão, alega seu advogado ao pedir a indenização por ano moral.

O processo do qual fez parte é de 2002, quase 23 anos atrás. O caso está arquivado faz anos, mas mesmo assim foi demitido por ser “ficha-suja”. 

LACUNAS

Histórias semelhantes existem às dezenas em diferentes varas e no juizado especial. Em Campo Grande existiam, até o fim de janeiro em torno de 105 ações nas quais a Uber foi acionada por diferentes motivos. Porém, em torno de dois terços deles envolvem pedidos de indenização por conta dos bloqueios decorrentes das chamadas anotações criminais. 

Parte delas deu entrada por meio da defensoria pública, mas a maior parte foi protocolada por advogados particulares. Tem até ação judicial de advogado em início de carreira que trabalhava como motorista de aplicativo e ele próprio apresentou pedido de indenização. 

E em todas as ações os autores pedem isenção das custas processuais. E, em todas a Uber contesta esta gratuidade, uma vez que, sem isenção, menos gente tende a recorrer. Em sua defesa a empresa alega que excluiu os motoristas por uma questão de segurança. 

Os pedidos de liminar para reintegração à plataforma e indenização estão sendo sistematicamente rejeitados. As tentativas de acordo também estão fracassando. Os motoristas estão utilizando trechos da lei do consumidor ao reivindicarem determinados direitos. Mas, a Uber alega que não existe relação de consumo entre motoristas e a plataforma de tecnologia. 

Porém, decisões favoráveis nos tribunais de justiça de São Pulo e Rio de Janeiro tem motivado uma série de motoristas de Campo Grande e de outras cidades a tentarem a mesma sorte. 

De acordo com o advogado Kayque Rodrigues Leandro da Silva, que atua em um escritório pelo qual foram ajuizadas em torno de 30 ações em Campo Grande e em outras cidades, se os motoristas não obtiverem vitória na primeira instância, a intenção é recorrer e chegar até o Superior Tribunal de Justiça, se for o caso. 

Ele entende que a chamada Justiça Comum deve  resolver o imbróglio, mas tem outros advogados que preferem recorrer à Justiça do Trabalho. “Lá tem uma enxurrada muito maior de motoristas recorrendo por conta do mesmo problema”. 

“É compreensível que uma empresa defina suas regras para firmar suas parcerias de trabalho. Mas no caso dos desligamentos por conta de simples anotações criminais, a Uber precisa obedecer às normas brasileiras. Ela não pode simplesmente dizer que pessoas são fichas-sujas sem que sejam”, entende o advogado. 
 

INCERTEZAS

Gigante da celulose recua e engaveta projeto de R$ 15 bilhões em MS

No fim de novembro a Eldorado informou que ampliaria o plantio de eucaliptos em 2026 de olho da duplicação da fábrica. Agora, porém, diz que esse aumento não sairá do papel

20/12/2025 16h50

A Eldorado, dos irmãos Batista, funciona em Três Lagoas desde 2012 e existe a previsão de que sua capacidade aumente em 100%

A Eldorado, dos irmãos Batista, funciona em Três Lagoas desde 2012 e existe a previsão de que sua capacidade aumente em 100%

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Depois de anunciar, no final de novembro, que a partir do próximo ano pretendia ampliar de 25 mil para até 50 mil hectares o plantio anual de eculiptos na região de leste de Mato Grosso do Sul, a indústria de celulose Eldorado deixou claro nesta semana que engavetou, pelo menos por enquanto, o projeto de expansão. 

Com o recuou, a empresa, que produz em torno de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano, deixa claro que está adiando a prometida duplicação de capacidade de produção da Eldorado, o que demandaria investimentos da ordem de R$ 15 bilhões US$ 3 bilhões), conforme anunciado em abril do ano passado pelos irmãos Joesley e Wessley Batista, donos da empresa. 

Em entrevista ao site AGFeed, especiliazado em agronegócio, o diretor florestal da Eldorado, Germano Vieira, afirmou que a empresa tem atualmente 305 mil hectares de pantações de eucaliptos na região, mas precisa de apenas dois terços disso para abastecer a fábrica. 

Ou seja, a empresa tem em torno de 100 mil hectares de eucaliptos sobrando e este excedente está sendo vendido ou permutado com a Bracell e a Suzano, que opera duas fábricas do setor na região, em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo. 

Então, caso o comando da Eldorado decida desengavetar repentinamente o projeto da duplicação,  já existe um excedente que seria capaz de abastecer a segunda unidade no período inicial, mesmo que não ocorra o início do plantio extra a partir de 2026, explicou Germano Vieira.

Atualmente são colhidos em torno de 25 mil hectares por ano para abastecer a indústria e o mesmo tanto é replantado, fazendo um giro para que sempre haja florestas "maduras".

São necessários, em média, sete anos para que a planta chegue ao estágio de corte e por conta disso havia a programação de começar o plantio agora (2026) para que houvesse matéria-prima suficiente quando a ampliação da fábrica estivesse concluída. Em três anos é possível fazer a ampliação da indústria, acredita Germando Vieira.  

Uma das explicações para o recuo, segundo a reportagem do AGFeed, é que a Eldorado ainda têm uma série de ajustes financeiros a serem feitos depois que os irmãos Batista conseguiram, em maio deste ano, fechar um acordo e colocar fim a batalha judicial com a Paper Excellence.

Para retomarem o controle total da Eldorado, que funciona em Três Lagoas desde 2012 e havia sido vendida parcialmente em 2017, eles se comprometeram a pagar US$ 2,640 bilhões à canadense Paper, que detinha pouco mais de 49% das ações do complexo industrial.  

Para duplicar a produção, segundo Germando Vieira, serão necessários 450 mil hecteres de florestas. Para chegar a esse montante, a empresa teria que arrendar mais 150 mil hecteres, o que demandaria um investimento da ordem de R$ 180 milhões anuais, já que o arrendamento custa em torno de R$ 1,2 mil por ano por hectare. 

Além disso, somente para o plantio de 25 mil hectares anuais a mais, conforme chegou a ser anunciado, seriam necessários em torno de R$ 220 milhões extras no setor florestal por ano, uma vez que o custo do plantio está na casa dos R$ 8,7 mil por hectare. E isso sem contabilizar os custos com o combate a pragas e combate a incêndios, entre outros. 

No final de novembro, Carlos Justo, gerente-geral florestal da Eldorado, chegou a informar ao site The AgriBiz que 15 mil hectares já haviam sido arrendados para dar início à ampliação do plantiu a partir do próximo ano. 

Preços da celulose

Embora Germano Vieira diga que a demanda mundial por celulose cresça em torno de um milhão de toneladas por ano e por conta disso a Eldorado mantem viva a promessa da duplicação, a empresa pisou no freio em meio à queda nos preços mundiais e ao aumento da oferta. 

Neste ano, o faturamento das três fábricas de Mato Grosso do Sul literalmente despencou. Por conta da ativação da unidade de Ribas do Rio Pardo, que tem capacidade de até 2,55 milhões de toneladas por ano, as exportações de Mato Grosso do Sul aumentaram em 57% nos dez primeiros meses de 2025, passando de 3,71 milhões de toneladas para 5,84 milhões de toneladas. 

Porém, o faturamento cresceu apenas 25,6%, subindo de U$ 2,121 bilhões para U$ 2,665 bilhões. No ano passado, quando a cotação da celulose já não estava nos melhores patamares, o valor médio da tonelada rendeu 570 dólares aos cofres das três indústrias. Neste ano, porém, elas tiveram rendimento médio de apenas 456 dólares, o que representa queda de 20%. 

Em decorrência desta queda nos preços, as indústrias deixaram de faturar em torno de 666 milhões de dólares, ou algo em torno de R$ 3,6 bilhões na moeda local, nos dez primeiros meses deste ano. 

Por conta disso, a Suzano, concorrente da Eldorado, chegou a emitir um alerta no começo de novembro dizendo que os preços internacionais estavam "completamete insustentáveis" e por isso estava reduzindo sua produção em cerca de 3,5%. 

O alerta da Suzano foi feito durante a prestação de contas relativa aos resultados do terceiro trimestre da empresa. E, segundo Leonardo Grimaldi, diretor do negócio de celulose da Suzano, a situação é crítica e “o setor está sangrando há meses”. 

Mas, apresar deste cenário de apreensão, investimentos da ordem de R$ 25 bilhões estão a todo vapor em Inocência, onde a chilena Arauco está instalando uma fábrica que terá capacidade para colocar 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano a partir do final de 2027. 

Outra empresa, a Bracell, pretende começar, em fevereiro do próximo ano, em Batagussu, as obras de uma fábrica que terá capacidade para 1,8 milhão de toneladas por ano. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 16 bilhões. 


 

MATO GROSSO DO SUL

Em pleno período de chuvas, Hidrelétrica Porto Primavera reduz vazão

Com a barragem mais extensa do País (10,2km), redução segue determinação emitida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e havia sido anunciadano último dia 12, como medida para garantir a "segurança energética" brasileira

20/12/2025 14h14

Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também conhecida como Porto Primavera

Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também conhecida como Porto Primavera Reprodução/Cesp

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Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também conhecida como Porto Primavera, a unidade começou nesta sexta-feira (19) através da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) a redução da vazão, para preservar os estoques de água dos reservatórios da bacia do Rio Paraná. 

Com a barragem mais extensa do País (10,2 km), essa redução segue determinação emitida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e havia sido anunciada pela Cesp no último dia 12, prevista para começar ainda em 15 de dezembro, como medida para garantir a "segurança energética" brasileira. 

"O patamar mínimo defluente será reduzido de forma gradual e controlada, passando dos atuais 4.600 metros cúbicos por segundo para 3.900 m³/s, seguindo diretrizes operacionais do ONS", cita a Cesp em nota. 

Além disso, a Companhia frisa que, durante o processo, será mantido o plano de conservação da biodiversidade que havia sido aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), e teve início em maio deste ano, para monitoramento do Rio Paraná justamente nos trechos da jusante - parte rio abaixo - da Porto Primavera até a foz do Ivinhema. 

Ou seja, entre outros pontos, equipes embarcadas formadas por biólogos e demais profissionais especializados, devem trabalhar como os responsáveis por acompanhar a qualidade da água, bem como a conservação e comportamento dos peixes locais enquanto durar a flexibilização da vazão. 

Importante frisar a redução adotada também ao final de novembro (24/11) e mantida até 1° de dezembro, a partir de quando houve a retomada gradativa aos patamares originais. 

Problemas com a vazão

Em épocas passadas, como bem acompanha o Correio do Estado, o controle da vazão em Porto Primavera já trouxe prejuízo e revolta de produtores que chegaram a culpar a ONS pelas fazendas alagadas por mais de quatro meses em Batayporã no ano de 2023, por exemplo. 

Nessa ocasião, o problema começou com a abertura das comportas de Porto Primavera no dia 18 de janeiro de 2023, com a usina avisando a Defesa Civil de Batayporã da liberação de até 14,7 mil metros cúbicos de água por segundo. 

Sendo a maior vazão desde o começo do período chuvoso, as águas se somaram ainda à liberação dos cerca de 3 mil metros cúbicos por segundo do Rio Paranapanema, juntando em torno de 18 mil metros cúbicos por segundo. 

Na linha cronológica em 2023, o problema dos alagamentos começou no final de janeiro, indo até o mês de abril diante do fechamento das comportas em 31 de março. 

Quando a água já havia recuado, saindo de boa parte dos nove mil hectares alagados, as comportas foram reabertas na terceira semana de abril, com vazão máxima de dez mil metros cúbicos.

Depois, o aumento da vazão para até 13 mil metros cúbicos chegou a alcançar 14,7 mil m³, sendo que antes disso o volume anterior já havia sido responsável por invadir casas de moradores locais pela terceira vez no ano. 

Estimativas da Defesa Civil de Batayporã à época apontaram que pelo menos sete mil animais tiveram de ser remanejados na região por causa do mesmo problema. E, mesmo depois que a água baixar, são necessários de dois a três meses para que o pasto cresça e esteja em condições para alimentar os rebanhos. 

 

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