A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com processo de inscrição para ingresso em cursos de nível superior pelo programa de Processo Seletivo Permanente (PSP).
O PSP seleciona o estudante por meio do histórico escolar do Ensino Médio. No total, são 34 vagas, que serão divididas nos seguintes cursos:
- Ciências Biológicas (licenciatura) – 14 vagas;
- Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (tecnológico) – 20 vagas.
A oportunidade para ingressar em um dos cursos de nível superior é exclusiva para a unidade da instituição em Ivinhema. Os interessados em concorrer a uma vaga têm até o dia 15 de janeiro para realizar a inscrição por meio do link: [https://candidato.uems.br/](https://candidato.uems.br/).
Distribuição de vagas
O curso de Ciências Biológicas terá 6 vagas de ampla concorrência, 3 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes do Estado e uma para pessoa com deficiência.
O curso é de período noturno e tem duração de 4 anos.
Todos os cursos possuem distribuição para regime de cotas, sendo:
- Negros/as (20%);
- Indígenas (10%);
- Pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD) (5%).
Como participar?
O candidato que deseja concorrer ao processo do PSP da UEMS 2025 precisa apenas do histórico escolar do Ensino Médio. A instituição reforça que:
- Não é necessário realizar prova;
- Não será feita cobrança de taxa de inscrição.
Cabe ressaltar que a inscrição deve ser feita pela internet até às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025 (horário de Mato Grosso do Sul).
Durante o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve informar os seguintes dados:
- Língua Portuguesa: Maior nota da disciplina entre as séries cursadas do Ensino Médio, segundo dados do histórico escolar ou curso equivalente.
Saiba mais sobre os cursos
O curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira é noturno e irá formar profissionais capacitados para exercer todas as funções em usinas sucroalcooleiras, desde o cultivo da cana-de-açúcar até o comércio do produto (etanol e álcool).
Já o acadêmico que optar por Ciências Biológicas terá como atribuição a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos de Ciências e Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para a transposição do conhecimento biológico em saber escolar.
Confira o Edital