Com pelo menos 69 municípios em situação de alerta para a baixa umidade do ar neste domingo, conforme aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso do Sul registrou ao meio-dia de hoje índice mínimo de 17% nos municípios de Costa Rica e Sonora, situados na região norte do Estado.
Além destas duas localidades, outros oito municípios estão com umidade relativa do ar abaixo de 30% no Estado no momento, conforme o sistema de estações automáticas do Inmet: Campo Grande (26%), Água Clara (29%), Chapadão do Sul (20%), Coxim (27%), Porto Murtinho (22%) e São Gabriel do Oeste (23%).
CAPITAL
Há 40 dias sem registrar chuva significativa, Campo Grande registrou neste sábado (24) umidade relativa do ar de 19%, a mais baixa dentre as capitais, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da capital sul-mato-grossense, também tiveram índices abaixo de 30% ontem as capitais Goiânia (21%), Palmas (26%) e Brasília (26%).
Hoje, a umidade relativa do ar de Campo Grande permanece em queda e ao meio-dia alcançou o índice de 26%, conforme registro da estação automática do Inmet. Os termômetros alcançaram 29,2ºC.
De acordo com a previsão do instituto, a temperatura máxima deve chegar a 34ºC e a umidade relativa do ar mínima estimada é de 20% na Capital sul-mato-grossense. Para o Estado, a temperatura máxima prevista é de 38ºC.
ATENÇÃO
A Capital e mais 68 municípios sul-mato-grossenses estão entre as localidades incluídas em aviso meteorológico do Inmet de hoje, alertando para a baixa umidade relativa do ar (entre 30% e 20%).
A orientação é para que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e também a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.



