O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou inquérito Civil para apurar a continuidade dos exames de raio-x e ultrassonografia nas unidades de Saúde de Campo Grande e no Hospital Regional do Estado.
O motivo é devido ao fim do contrato com a empresa que presta serviços de locação de infraestrutura completa para implantação da Rede Digital de Imagens Estadual (Redime) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) explicou que Campo Grande é um dos municípios que são atendidos pela empresa e que na semana passada participou de uma reunião, pedindo para que os serviços fossem mantidos para que não houvesse prejuízos a população, até que fosse feito um processo para contratação de uma nova empresa na rede hospitalar.
A Secretaria disse não saber o que foi decidido, mas garantiu que os serviços ainda estão mantidos.
Em resposta, a SES diz que está em processo de finalização do Estudo Técnico Preliminar (ETP) de solução da rede de imagem de Mato Grosso do Sul e que os serviços irão continuar a ser prestados com os equipamentos atuais até a nova licitação ser concluída.
APARELHOS
Conforme Comunicação Interna, no dia 5 de novembro, foi divulgada a relação de aparelhos de diagnósitco por imagem existentes no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, com contrato formalizado entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Empresa HBR Medical Equipamentos Hospitalares Ltda.
São: 1 Ressonância Magnética; 1 Hemodinâmica; 1 Tomografia Computadorizada; 2 Arco Cirúrgico (200 imagens); 1 Mamógrafo Analógico para Exames de Rotina; 1 Aparelho de Raio-X Telecomandado.
O Hospital também conta com 2 aparelhos de Raio-X Fixo Analógico e 8 Móvel Analógico; 4 Ultrassom com Doppler Colorido para Radiologia Geral; 3 Ultrassom portátil para Radiologia Geral; 2 Digitalizadora de Exames de Raio-X e Mamografia; 1 Impressora de filmes para Mamografia.
Cassete + plate para Raio-X 18X24cm e 24X30cm( 12 unidades cada); 35X43cm (20 unidades). Cassete + plate para mamografia 18X24cm e 24X30cm, com 4 unidades cada.




