O vazamento de informações sigilosas dos processos da Operação Lama Asfáltica e Coffee Break, que correm em segredo de Justiça, desanimou os investigadores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), conforme declaração do promotor Marcos Alex, responsável pelas investigações. Nesta quinta-feira (1º), ele informou que peritos têm sido treinados para periciar os celulares apreendidos durante as ações.
“Nós estamos bastante estarrecidos desde o final da semana passada com o vazamento de informações com relação a esses pedidos de prisão, o que gerou prejuízos incalculáveis a investigação, a coleta da prova. Tomamos ciência com bastante surpresa de que na própria sexta-feira advogados dos investigados já estavam peticionando nos autos. Buscando acesso a informação que deveria tramitar de forma sigilosa, mas que de alguma razão não está sendo respeitada”, disse o promotor.
Ainda segundo ele, quem teve acesso a investigação sigilosa e repassou as informações deverá ser punido criminalmente.
“Estamos extremamente desanimados com essa situação. Tivemos que mudar toda a estratégia do procedimento. Isso gerou um atraso de pelo menos 20 dias com base na situação. Se foi de algum órgão isso vai ter que aparecer. Acho que o poder judiciário tem que determinar uma investigação séria com relação a isso. Estamos extremamente revoltados com a situação. Houve prejuízo de investigação. Houve exposição de pessoas antes da hora”.
PRISÃO
Nesta quinta-feira (1º), oficial de Justiça em companhia de policial militar procuraram o prefeito afastado Gilmar Olarte e o empresário João Amorim para prendê-los depois que a Justiça acatou pedido do Gaeco.
Até agora, nenhum dos dois foi preso e a defesa de Gilmar Olarte já afirmou que ingressará com pedido de habeas corpus e que a situação de prisão é “esdrúxula”.
O paradeiro do ex-prefeito e do empresário, ambos acusados de liderar esquema que contou com compra de vereadores para cassação de Alcides Bernal (PP), em março de 2014, ainda é incerto.
Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado


