Seguindo as possíveis mudanças climáticas indicadas pela previsão do tempo, Campo Grande viu o vento forte e chuva chegarem de repente na tarde desta quarta-feira (14).
Sensores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registaram ventos de 79,92 km/hora e, em alguns pontos da cidade, como na região do aeroporto, a ventania foi além e ultrapassou os 83km/hora.
Até o meio da tarde, o Corpo de Bombeiros de Campo Grande já havia recebido chamados por queda de 15 árvores, uma delas caiu em cima de uma carro, no cruzamento das avenidas Ernesto Geisel com a Manoel da Costa Lima.
No bairro Los Angeles, a junção de vento e chuva fez o telhado da casa de um idoso ir abaixo. No São Conrado os moradores relataram chuva de granizo.
E também teve quem ficasse sem energia por causa do temporal. No Lar do Trabalhador, próximo a Vila Sobrinho, e no bairro Jardim Leblon, a luz de algumas casas acabou.
Os marcadores do Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima do estado (CEMTEC) registraram uma queda de mais de 13 pontos na temperatura em Campo Grande.
A tarde começou com os termômetros em 38,5°C, um número que caiu para 20,3°C. A chuva não foi muito significativa, a média do município ficou em 6 milímetros num intervalo de 1 hora.
Já prevendo a mudança climática, o INMET emitiu aviso meteorológico de tempestades com risco em potencial e perigo, a depender da área do estado.
O alerta teve início hoje (14), às 10h00, com término para esta quinta-feira (15), também às 10h00. Além de Campo Grande, outros 49 municípios devem ficar atentos.
Segundo informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), a previsão para os próximos dias também inclui possibilidade de temporais.
Uma alta na umidade relativa do ar, que pode variar entre 45% e 95%, vai continuar amenizando o clima seco.
Em todo o estado, a temperatura mínima fica na casa dos 20°C, enquanto as máximas podem atingir os 37°C. Em Campo Grande a tendência é que a média das máximas seja cerca de 5 pontos menor.
Apesar de indicar chuvas e vento moderados, o boletim cita possíveis eventos adversos e dá dicas de prevenção de acidentes.
Em caso de ventos fortes:
1. Não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda.
Em caso de chuvas fortes:
1. Jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, há risco de queda;
2. Não enfrente pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias, procure rotas alternativas;
3. Se estiver no trânsito, procure lugar seguro e espere a chuva passar.
4. Caso não conseguir, dirija sempre devagar, acenda farol baixo, mantenha distância de veículos a sua frente.
Em caso de raios:
1. Evite estar em local aberto;
2. Não se abrigue embaixo de árvores;
3. Não esteja próximo a cercas de metal;
4. Esteja calçado;
5. Desligue eletroeletrônicos da tomada;
6. Não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios;
7. Não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.
Em caso de granizo:
1. Colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro. Isso evita que, em caso ocorra quebra do vidro por granizo, os cacos machuquem ocupantes.
2. Após a chuva de granizo o piso fica escorregadio, recomenda-se cuidado ao se deslocar.