Cidades

espetáculo

Vertedouro de Itaipu é aberto e libera
duas vezes a vazão média das Cataratas

Vertedouro de Itaipu é aberto e libera
duas vezes a vazão média das Cataratas

G1

30/12/2017 - 21h00
Continue lendo...

O vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi aberto na madrugada deste sábado (30) e libera duas vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, segundo informações da própria usina.

O escoamento do excedente de água do lago da hidrelétrica, que ocorre raramente, garante um espetáculo a mais para os turistas que visitam a cidade.

De acordo com a Itaipu, o vertedouro foi aberto à 1h deste sábado (horário de Brasília) e deve permanecer aberto por toda a semana devido às chuvas localizadas que caíram em quase toda a bacia do Rio Paraná, que abastece a usina.

Na manhã deste sábado, o vertedouro de Itaipu liberava aproximadamente 3 milhões de litros de água por segundo, sendo que a vazão média das Cataratas é de 1, 5 milhão de litros por segundo.

A usina, que é atualmente a maior do mundo em produção de energia elétrica, bateu o recorde anual de visitação em 2017. Até sexta-feira (29), mais de 957 mil pessoas tinha passado por Itaipu. Em 2016, a hidrelétrica recebeu 955.397 visitantes.

O Parque Tecnológico Itaipu oferece várias opções de passeios, como o circuito especial, a visita panorâmica, o Ecomuseu, a iluminação da barragem, entre outras.

Informações sobre cada um dos passeios, preços, horários e reservas podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 4645 ou no site de Itaipu.

Cidades

Amigos de atleta morta por motorista bêbado protestam em frente ao Fórum

Danielle foi morta pelo estudante de medicina, João Vitor Vilela, de 22 anos na manhã de ontem (15), enquanto se preparava para a disputa da Maratona de Campo Grande, que acontece em julho

16/02/2025 11h00

Amigos de atleta morta por motorista bêbado protestam em frente ao Fórum

Amigos de atleta morta por motorista bêbado protestam em frente ao Fórum Redes Sociais: Luciana Ferraz

Continue Lendo...

Na manhã deste domingo (16), cerca de 100 pessoas entre atletas de diversos grupos de corrida e amigos, se reuniram em frente ao Fórum de Campo Grande, para pedirem justiça por Danielle Oliveira, de 41 anos, que morreu no último sábado (15), após ser atropelada na MS-010 enquanto corria. 

Amigos de atleta morta por motorista bêbado protestam em frente ao FórumAtletas e amigos se reúnem em busca de justiça por morte de Danielle - Redes Sociais

No local também ocorreu a audiência de custódia do motorista que atingiu 'Danny', como era chamada. O motorista, identificado como João Vitor Vilela, tem 22 anos e estava em um Fiat Pulse prata, em alta velocidade, quando perdeu a direção, atingiu o grupo e atropelou ela e outra corredora, que se exercitavam junto de um grupo com 20 pessoas, no acostamento da rodovia,

João Vitor estava visivelmente bêbado e foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. Latinhas de cerveja foram encontradas dentro do veículo e uma pulseira de boate estava no pulso do autor.

Socorristas tentaram reanimar a atleta por uma hora, mas sem sucesso. A parte lateral frontal do Fiat Pulse foi amassada e teve o vidro quebrado. Não se sabe o estado de saúde da mulher que teve ferimentos.

Danielle começou no esporte após perder a filha Geovanna, de apenas quatro anos, por um câncer renal. Diagnosticada com Tumor de Wilms, a pequena partiu aos 4 anos e nove meses, após um longo tratamento.

Desde a morte precoce da filha, viu na corrida um meio para combater o luto, e desde 2018 passou a competir em provas de longa distância. 

"Por trás de uma mulher que corre, existe uma mãe solo que trabalha e não deixa faltar o pão de cada dia, que sepultou uma filha de 5 anos, que sofreu com divórcio, que aprendeu a morar sozinha, que dorme pouco para atender as filhas e por preocupação com as contas… Por trás de uma mulher que corre existe uma mulher que tem muita pé, que sonha com dias melhores e menos preocupantes, que treina e é compromissada consigo. E ser disciplinada não é tão difícil pois já enfrentou situações tão difíceis na vida que ser fiel aos seus objetivos é o de menos”, compartilhou a atleta nas redes sociais.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Civil, Polícia Científica e funerária foram acionados para efetuar os procedimentos de praxe. Danielle deixa duas filhas, uma de 19 anos e outra de 6 anos.

**Com colaboração de Alison Silva**

Assine o Correio do Estado

 

 

 

Cidades

Onda de calor: temperaturas chegam a 39° em MS

Neste domingo (16), a máxima em Campo Grande pode marcar até 36°C; municípios como Itaquiraí, Três Lagoas, Corumbá e Juti apareceram entre as maiores temperaturas do país

16/02/2025 10h30

Domingo será de sol e muito calor em MS

Domingo será de sol e muito calor em MS Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O domingo (16) será de muito calor em grande parte de Mato Grosso do Sul, com temperatura máxima de 36ºC em Campo Grande e 39ºC em Porto Murtinho, é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo as previsões, as temperaturas seguem elevadas em razão da baixa umidade em muitas cidades, e atinge os 36ºC em Coxim, e 36ºC em Sonora, município que pode contar com pancadas isoladas de chuva ao longo do dia.

Na porção norte do Estado, Costa Rica pode registrar temperatura mínima de 21ºC, enquanto a máxima deve chegar à casa dos 33ºC, condições vistas em Chapadão do Sul, município distante cerca de 50 km da Capital, onde a máxima fica em torno dos 35ºC.

Em Ponta Porã, próximo à fronteira com o Paraguai, a mínima fica em torno dos 23ºC com temperatura máxima de 34ºC. Já em Cassilândia, a temperatura mínima atingiu os 23ºC com máximas de 33ºC no decorrer do dia.

Já em Corumbá, município que faz fronteira com a Bolívia, a temperatura máxima atinge a faixa dos 38ºC, local, onde apesar do calor, pode ocorrer chuvas isoladas já nas próximas horas.

Neste sábado (15), algumas cidades do Estado registraram as temperaturas mais elevadas de todo o país. 
Conforme o Inmet, o município de Água Clara registrou máximas de 37,4ºC, em Porto Murtinho, os termômetros marcaram 36,6ºC, temperatura similar a de Aquidauana (36,4ºC).

Além destes, os municípios de Itaquiraí, Três Lagoas, Corumbá e Juti também apareceram entre as maiores temperaturas do país.

ONDA DE CALOR

Devido a um bloqueio atmosférico a chegada de novas frentes frias não devem chegar nos próximos dias no Estado, o que favorece a chegada de uma massa de ar quente e seca. A onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma área, por vários dias consecutivos.

O fenômeno abrangerá os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com o Climatempo, início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões.

Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais.

No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.

"A onda de calor deve alcançar novas regiões, com destaque para o Centro-Oeste. De acordo com o novo mapa, a onda de calor abrangerá mais áreas em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, onde as temperaturas podem subir entre 5°C e 7°C acima da média, configurando uma onda de calor", detalhou o Climatempo.

A sensação térmica pode ficar até dois graus acima da temperatura ideal, por conta do vento quente e baixa umidade relativa do ar.

Sensação térmica é uma temperatura aparente que varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento.

RECOMENDAÇÕES

De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo quente e seco requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira as recomendações:

  • Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
  • Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
  • Usar protetor solar
  • Beber muita água
  • Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
  • Não fazer refeições pesadas proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
  • Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado

**Com colaboração de Naiara Camargo e Alison Silva**

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).