Clique aqui e veja as últimas notícias!

CURIOSIDADES

Você reparou? Data de hoje pode ser lida de trás pra frente

Combinação leva o nome de palíndromo numérico e é considerada rara
12/02/2021 18:30 - Brenda Machado


Um evento como este definitivamente não pode ser considerado comum, mas, antes da explicação, você reparou? A data de hoje pode ser lida de frente para trás ou de trás para frente, que o resultado permanece o mesmo.

Últimas Notícias

Dia 12 de fevereiro de 2021 (12/02/2021) é um dos considerados palíndromos numéricos, ou capicuas, desta vez com três dígitos: 0, 1 e 2. Porém não para aí, além disto, a data também é um ambigrama.

A primeira expressão indica que a sequência possui unidades que podem ser lidas tanto da direita para esquerda, quanto da esquerda para a direita, sem alterar o sentido.

Já os ambigramas fazem referências aos desenhos calígrafos que podem indicar diferentes interpretações.

No caso da data de hoje, ainda que a ordem dos dígitos se mantenha, a mesma leitura pode se dar de dois modos diferentes.

Para que as pessoas possam assistir a próxima repetição do fenômeno será necessário até... um tempo extra de vida.

O novo palíndromo número de três dígitos, e ambigrama, será apenas em 13 de março de 3031 (13/03/3031), daqui um século.

Um evento parecido aconteceu no ano passado, também em fevereiro. O dia 20/20/2020 foi um capicua de dois dígitos e também demora para se repetir, sendo possível apenas só em 21 de dezembro de 2122 (21/12/2122).

Sequências escritas do gênero são, por exemplo, ovo, Ana ou arara, expressões palíndromo escritas. Para elas, a famosa frase "a ordem do fator não altera o produto" também se encaixa perfeitamente.

Assine o Correio do Estado