A Polícia Militar Rodoviária de Nova Andradina apreendeu, na manhã da última quinta-feira (17) uma carga de contrabando avaliada em R$35.906. A apreensão foi feita em meio à Operação Semana Santa, na MS-134, quilômetro 130.
Os itens estavam sendo transportados em um veículo Citroen, com as placas de Marília (SP). O veículo estava sendo conduzido por duas mulheres, uma de 63 e a outra de 65 anos de idade.
Foram apreendidas diversas peças para computadores, como placa mãe, processadores, memórias, além de vários pacotes de cigarros, grande montante de brinquedos, pares de calçados de tamanhos diversos, caixas pequenas de isqueiros, itens de pesca, perfumes de diversas marcas, relógios de pulso, pacotes de meias, dois galões de azeite, três cobertores e uma caixa de som RC65I Polkaudio.
A polícia avaliou o prejuízo do crime em R$51.906. Segundo os agentes, o veículo e os objetos foram apreendidos e enviados para a receita federal e as mulheres foram liberadas.
Contrabando
Segundo o Código Penal, contrabando significa importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. A pena varia de um a quatro anos de reclusão segundo o artigo 334.
Operação Semana Santa/Tiradentes
Serão fiscalizados 4.078 quilômetros nas rodovias BR-060, BR-158, BR-163, BR-262, BR-267, BR-376 e BR-487 em cinco dias de feriadão.
O objetivo é combater a embriaguez ao volante, ultrapassagens indevidas, alta velocidade e não uso dos aparatos de segurança (cinto e cadeirinha/bebê conforto), de forma a eliminar acidentes graves e mortes em estradas.
Além disso, haverá restrição de trânsito em trechos de pista simples para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes nos seguintes dias e horários:
- 17/04/2025 - quinta-feira - 16h às 22h
- 18/04/2025 - sexta-feira - 6h às 12h
- 21/04/2025 - segunda-feira - 16h às 22h
Recomendações
- Antes de viajar, verifique as condições do veículo, em especial os itens de segurança, sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização;
- Respeite a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos devem usar cinto de segurança ou, em caso de crianças, o uso de cadeirinhas, assentos de elevação, devidamente presos ao veículo;
- As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de acidentes;
- Respeite a sinalização da estrada, a velocidade permitida, realizar manobras de ultrapassagem somente em condições favoráveis;
- Em caso de chuva, reduza a velocidade, acenda os faróis e mantenha uma distância segura entre os veículos.
**Colaborou Naiara Camargo**


