Clique aqui e veja as últimas notícias!

SAÚDE EM ALTA PERFORMANCE

“Só vamos sair dessa crise através da ciência”, diz Henrique Mandetta

Colunista Cauê Marques entrevista o ex-ministro e médico Henrique Mandetta
21/12/2020 08:30 - Da Redação


Hoje, a coluna Saúde em Alta Performance traz uma entrevista com o ex-ministro da saúde e médico, Henrique Mandetta.

O apresentador Cauê Marques, questionou o ex-ministro sobre a segurança das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus. De acordo com Mandetta, apesar do curto espaço de tempo de criação dos imunizantes, as vacinas são seguras. “Embora a vacina tenha esse tempo, esse vírus é um vírus respiratório, e todo ano a gente prepara a vacina da gripe, aquela que os idosos tomam, no mês de abril e maio, a gente prepara com cepas novas, mas a vacina é a mesma”, explica. 

Para ele, foi investido muito dinheiro no desenvolvimento dos imunizantes. “Esse coronavírus, pode ser que no futuro, ele seja uma das cepas com vacina contra gripe com outros vírus ali dentro. Embora ela seja nova, ela usa a mesma tecnologia, o mesmo conceito dessas outras. Depois, os governos do mundo inteiro colocaram muito dinheiro para financiar pesquisas e elas foram sendo feitas, a fase 1, a fase 2, a fase 3, ao mesmo tempo”, explica.

Segundo o ex-ministro, as vacinas da Pfizer e da Moderna são as mais inovadoras, enquanto o restante é mais semelhante aos imunizantes da gripe. 

Henrique Mandetta também falou sobre as estratégias de vacinação, a compra de insumos e o público-alvo da campanha. Para ele, “a estratégia e o plano nascem do que você plantou ali atrás”, ressalta. “Só vamos sair dessa crise através da ciência”. 

 

Confira a entrevista completa: