Rica em vitaminas A, C e do Complexo B, a uva é uma das frutas mais benéficas para a saúde, principalmente por conter o Resveratrol, um polifenol e fitoalexina, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de reduzir o colesterol e os triglicérides das células.
“O resveratrol é uma fitoalexina que se encontra naturalmente nas uvas, no vinho tinto e no amendoim, ele tem uma capacidade antioxidante que ultrapassa a das vitaminas C e E, onde alguns estudos apresentam efeito preventivo de danos causados pela radiação UV”, explica a nutricionista Luciane Gonzalez.
Devido a essa propriedade, o bagaço da uva pode ser utilizado até mesmo na indústria farmacêutica e de cosméticos. “O bagaço de uva Cabernet Sauvignon é um ingrediente promissor, por ser de produção sustentável e muito útil para o uso de protetores solares”, ressalta Luciane.
Já como polifenol, o resveratrol apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória, o que contribui a redução do risco de doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas. “Isso ocorre devido ao seu poder antiobesogênico, que vem sendo estudado nos últimos anos, pois é atribuído a redução da deposição de lipídios no tecido adiposo, inibição da proliferação de pré-adipócitos e estimulação dos efeitos citotóxicos nos adipócitos”, pontua Luciane.
Além desses efeitos antioxidantes, o resveratrol diminui o colesterol e os triglicérides presentes nas células. “Ele reduz a secreção do colesterol e dos triglicérides pelas células hepáticas e a atividade estrogênica, por apresentar afinidade com o receptor desse hormônio. Além disso inibi a peroxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), devido a sua afinidade com o cobre, o que impede de se ligar ao colesterol LDL”, pontua.
O resveratrol pode ser consumido da forma tradicional, na alimentação, ou também em cápsulas, manipuladas por prescrição médica ou de um nutricionista.
Por: Luciane Gonzalez
Smoothie de Abaca-red
Ingredientes: