Clique aqui e veja as últimas notícias!

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Encontrado na uva, Resveratrol tem capacidade antioxidante e reduz risco de doenças cardiovasculares

Nutricionista explica como consumir o Resveratrol de forma natural e no cotidiano
30/11/2020 12:00 - Naiane Mesquita


Rica em vitaminas A, C e do Complexo B, a uva é uma das frutas mais benéficas para a saúde, principalmente por conter o Resveratrol, um polifenol e fitoalexina, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de reduzir o colesterol e os triglicérides das células. 

“O resveratrol é uma fitoalexina que se encontra naturalmente nas uvas, no vinho tinto e no amendoim, ele tem uma capacidade antioxidante que ultrapassa a das vitaminas C e E, onde alguns estudos apresentam efeito preventivo de danos causados pela radiação UV”, explica a nutricionista Luciane Gonzalez. 

Devido a essa propriedade, o bagaço da uva pode ser utilizado até mesmo na indústria farmacêutica e de cosméticos. “O bagaço de uva Cabernet Sauvignon é um ingrediente promissor, por ser de produção sustentável e muito útil para o uso de protetores solares”, ressalta Luciane. 

Já como polifenol, o resveratrol apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória, o que contribui a redução do risco de doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas. “Isso ocorre devido ao seu poder antiobesogênico, que vem sendo estudado nos últimos anos, pois é atribuído a redução da deposição de lipídios no tecido adiposo, inibição da proliferação de pré-adipócitos e estimulação dos efeitos citotóxicos nos adipócitos”, pontua Luciane. 

Além desses efeitos antioxidantes, o resveratrol diminui o colesterol e os triglicérides presentes nas células. “Ele reduz a secreção do colesterol e dos triglicérides pelas células hepáticas e a atividade estrogênica, por apresentar afinidade com o receptor desse hormônio. Além disso inibi a peroxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), devido a sua afinidade com o cobre, o que impede de se ligar ao colesterol LDL”, pontua.

O resveratrol pode ser consumido da forma tradicional, na alimentação, ou também em cápsulas, manipuladas por prescrição médica ou de um nutricionista.

Receita

Por: Luciane Gonzalez

Smoothie de Abaca-red

Ingredientes:

  • ½ xícara de abacate
  • ¾ de xícara de frutas vermelhas congeladas (incluindo uvas)
  • ½ xícara de leite vegetal
  • ½ xícara de água
  • Gotas de estévia
  • Modo de preparo:
  • bater todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.