Correio B

sites vulneráveis

Brasileiros faturam por 'bugs' do Google

Brasileiros faturam por 'bugs' do Google

Redação

23/12/2010 - 13h19
Notícia sem imagem

Google expandiu seu programa de recompensa por falhas no início de novembro e anunciou que pagaria especialistas que encontrassem problemas de segurança em seus sites. Vulnerabilidades no YouTube e no Orkut, por exemplo, poderiam ser recompensadas com pagamentos entre US$ 500 e US$ 3,1 mil. Entre os recebedores desses valores estão pelo menos três brasileiros.

Miguel Targa, 21, mora nos Estados Unidos e não trabalha na área de informática, mas é um curioso das questões de segurança. “Gosto muito dessa área, costumo encontrar falhas em sites alheios. Vi que seria uma oportunidade essa ‘oferta’ do Google”.

Ele esteve envolvido em incidentes no Orkut e no YouTube. Depois do anúncio do programa de recompensa, “vendeu” uma falha grave no Orkut para o Google. O problema, segundo ele, poderia ter sido usado para um “vírus” que se espalharia rapidamente na rede social.

“Para eles concertarem a falha foi quase que imediato; o pagamento que é mais complicado”, revela. Ele não disse quanto recebeu pela brecha, mas enviou uma foto.

Amigo de Targa, Saad Mustapha tem 17 anos e comunicou três falhas ao Google: uma no YouTube e duas no Orkut. Recebeu dois mil dólares – mil pela do YouTube, mais mil pelas duas do Orkut. “Eu já tinha encontrado diversas falhas no Orkut e eu vi uma notícia que eles começaram a dar uma recompensa por falhas reportadas. Aí eu tirei o dia para procurar falha nos serviços do Google até que encontrei uma no YouTube e comentei com o Miguel Targa e exploramos juntos”.

O engenheiro de automação, Eduardo Colares, 27, diz ter recebido mil dólares. Ele comunicou uma falha do Orkut ao Google no dia 3 de novembro. “Depois de preencher todos os dados, e passar por um processo de cadastro como fornecedor de serviços do Google, o dinheiro chegou em minha conta no dia 6 de dezembro”.

Colares diz que, apesar de não trabalhar com segurança, “tem muita curiosidade pela área desde muito novo”.

O nome dos três brasileiros está no Hall da Fama do Google, que lista as pessoas ou empresas que colaboraram com a pesquisa de vulnerabilidades nos produtos da empresa.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).