Se o leitor sempre teve vontade de aprender a fazer molhos para valorizar seus pratos – dos mais simples aos mais requintados – mas não sabia por onde começar, a boa notícia é que a Editora Larousse colocou à venda “Receitas de molhos”, do premiado chef Michel Roux – que em 2010 também assinou “Receitas com ovos” e “Receitas de massas doces e salgadas”.
A obra traz mais de 200 receitas doces e salgadas, com os clássicos originais, novos molhos contemporâneos, aromáticos, leves e delicados ao paladar, capazes de dar aquele toque especial e complementar muitas receitas.
Ricamente ilustrado com fotos de Martin Brigdale, o livro ensina, em suas trezentas páginas, o preparo de molhos brancos, picantes, infusões e nages, vinagretes, receitas para acompanhar peixes, carnes e aves e molhos doces de frutas e chocolate.
No livro, o chef também dá dicas de como combinar os molhos com pratos diversos. “Um molho cuidadosamente preparado vai se integrar ao prato, tornar-se parte dele”, afirma o autor, que descobriu a magia dos molhos aos 14 anos, quando era aprendiz de um chef profissional. “Com ele aprendi a dominar os molhos clássicos, que desempenham papel tão importante na cozinha francesa; daí em diante, modifiquei e pus minha marca em todos os tipos de molhos para melhor adequá-los ao meu gosto pessoal, em estado de contínua e sutil evolução”.
Além das receitas propriamente ditas, as páginas apresentam outros ensinamentos do autor, como o equipamento certo para produzir molhos corretamente – “Você precisa de muito pouco em termos de equipamento especial para preparar molhos e é provável que já tenha a maior parte dos itens essenciais em sua cozinha” – os elementos básicos para a preparação do molho; os aromatizadores e ensina a técnica de como bate-los de forma correta.
Item fundamental nas culinárias francesa e italiana, a preparação desse acompanhamento indispensável exige a utilização de um bom caldo (também chamado pelos chefs de “fundo”). O mesmo é feito com a carcaças ou ossos, legumes e temperos, exceto o sal, que só entra mesmo na finalização.
“Todos os molhos, sejam eles simples ou complexos, devem ter por base ingredientes de boa qualidade. Ervas, temperos, aromáticos, vinhos e outras bebidas alcoólicas, caldos, fumet – tudo deve ser escolhido tendo em mente qualidade e frescor”, diz Michel Roux.
Receitas
Salsa de abacaxi com coentro
Ingredientes:
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
300 g de abacaxi descascado e cortado em cubos de 1 cm
1/2 pimenta vermelha serrano bem picada
1 colher (sopa) de sambal oelek*
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de folhas de coentro picadas
Pequena pitada de sal
Modo de fazer:
Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente e polvilhe o fundo com o açúcar mascavo. Assim que o açúcar derreter e ficar quase caramelizado, acrescente os cubos de abacaxi. Cozinhe o abacaxi por cerca de 4-5 minutos, mexendo de minuto em minuto com uma espátula de madeira até ficar levemente caramelizado. Despeje o abacaxi em um recipiente e junte a pimenta, o sambal oelek, o suco de limão e o coentro. Misture bem com uma colher, acrescentando sal a gosto. Cubra com filme plástico e reserve até a hora de servir.
Dica:
Nem todo mundo gosta de coentro fresco. Quando for usá-lo, inclua apenas a metade da quantidade indicada na receita e sirva o restante em um recipiente separado. Como alternativa você pode substituir metade da quantidade de coentro por salsa picada.
Nage de cogumelo e raiz-forte
Ingredientes
250 g de cogumelo cortado em fatias finas
50 g de echalota picada
2 ramos de tomilho
250 ml de court bouillon
50 ml de crème fraîche ou creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de raiz-forte ralada (de preferência fresca)
150 g de manteiga cortada em pequenos cubos
sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de fazer:
Coloque o cogumelo, a echalota, o tomilho e o court bouillon em uma panela funda e leve para ferver em fogo médio. Reduza à metade, depois adicione o crème frîche e deixe ferver por cinco minutos. Retire a panela do fogo, adicione a raiz-forte, depois bata acrescentando a manteiga, um pedaço de cada vez. Passe por uma peneira cônica de malha fina, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva.
Court Bouillon
Prepare um caldo de vegetais adicionando três colheres (sopa) de vinagre de vinho branco com os outros ingredientes
Molho de gengibre e pimenta para sashimi
Ingredientes
1 colher (sopa) de gengibre fresco descascado
2 colheres (sopa) de cebola à juliana ou cebolinha
1 pimenta-vermelha serrano cortada à juliana
2 colheres (sopa) de molho de soja escuro
1 colher (sopa) de molho de soja claro
1 colher (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de caldo de galinha
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de óleo de amendoim
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes, exceto os óleos, em um recipiente refratário. Em uma panela pequena, aqueça os óleos entre 80 e 100 gaus (até que uma migalha de pão jogada na panela sibile), depois despeje o óleo fervente sobre os ingredientes no recipiente, mexendo com um garfo. Misture bem, cubra o recipiente com filme plástico e deixe o molho descansar por 20min, no mínimo, antes de servir. Como opcional, às vezes sirvo folhas de coentro e pimenta-vermelha picada em recipientes separados, para que as pessoas se sirvam.
Para o sashimi, é essencial usar salmão e atum extremamente frescos e de boa qualidade. Corte em forma de diamante, com mais ou menos 5mm de espessura, arranje em uma travessa e sirva com esse molho.
Molho de tomate-cereja
Ingredientes
1 kg de tomate-cereja bem maduro, sem os cabinhos
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de folhas de manjericão picadas
30 ml de vinho do Porto rubi
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
60 g de cebola picada
80 g de salsão picado
6 fatias grossas de bacon (cerca de 120g), sem couro e picadas
6 gotas de Tabasco
1 colher (chá) de molho Worcestershire
Suco de 1/2 limão
Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 160 graus. Coloque os tomates-cereja em uma caçarola rasa ou refratário com tampa e acrescente o açúcar, o manjericão, o Porto e um pouco de sal. Tampe e leve ao forno por 45min até eles se desmancharem em purê. Enquanto isso, coloque o azeite de oliva em uma panela, leve ao fogo e adicione a cebola, o salsão e o bacon. Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 20 min, mexendo frequentemente, até os vegetais ficarem dourados e bem macios. Escorra o excesso de óleo, depois misture com o purê de tomate.
Transfira a mistura para o liquidificador e bata por 1min, em seguida passe por uma peneira cônica de malha fina para outra panela.
Junte o Tabasco, o molho Worcestershire e suco de limão, e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Ferva o molho por mais 5min. Sirva imediatamente ou, se estiver preparando com antecedência, deixe esfriar e guarde em recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.
Correio B
representando ms
Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH
Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos
04/11/2026 10h07
Compartilhar
correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal
DIÁLOGO
A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje
Leia a coluna desta quarta-feira (4)
04/11/2026 00h02
Compartilhar
8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES