Correio B

Austrália

Baleias também não resistem a melodia pegajosa, diz estudo

Baleias também não resistem a melodia pegajosa, diz estudo

Redação

16/04/2011 - 02h00
Notícia sem imagem

As baleias-jubartes também produzem seus sucessos musicais, e as canções mais pegajosas são as preferidas pela espécie, assinala um estudo australiano divulgado nos Estados Unidos.

Os machos são os únicos que as cantam, talvez na esperança de cativar uma fêmea, de acordo com a pesquisa publicada na revista "Current Biology".

Se houvesse uma versão do "rei do pop" Michael Jackson entre as baleias, ele provavelmente residiria no litoral leste da Austrália. Segundo os pesquisadores, é lá onde sempre se origina a melodia mais popular da temporada.

O hit depois viaja ao longo do Pacífico Sul, da Austrália à Polinésia francesa, expandindo-se entre os distintos grupos de baleias, que começam a cantar a mesma melodia durante a época da cria.

Como acontece com as canções da moda, as melodias não são muito originais, mas parecem "pegar" facilmente, explica a pesquisadora Ellen Garland, da Universidade de Queensland.

O estudo, realizado ao longo de 11 anos, acrescenta que ainda é um mistério por que todas as baleias cantam a mesma canção quando seus esforços deveriam estar destinados a destacar-se ante o grupo.

Autocuidado

Especialistas apontam barreiras que alguns homens enfrentam quando o assunto é a saúde pessoal

Mês classificado como Novembro Azul retoma a pauta da saúde masculina e especialistas evidenciam barreiras ligadas ao aspecto geracional, ao estigma do medo de demonstrar fraqueza e, em alguns casos, à dificuldade de acesso imposta pela tecnologia

05/11/2026 09h30

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).