Correio B

Construções

Iglu é modelo de sustentabilidade para arquiteto italiano

Iglu é modelo de sustentabilidade para arquiteto italiano

Redação

08/05/2011 - 21h07
Notícia sem imagem

O melhor exemplo de construção sustentável, de acordo com o arquiteto italiano Marco Casamonti, do Studio Archea, é o iglu. “É perfeito porque é um simples pedaço de gelo onde é possível morar”, diz. “Isso sem falar que, quando se destrói essa construção, o meio ambiente não é agredido.” Mas a melhor construção de todos os tempos é mesmo o Pantheon, erguido em Roma há mais de 2 mil anos. “Para se ter uma ideia, os turistas vão se refrescar ali dentro, onde a temperatura chega a ficar de 10 a 15 graus inferior à externa”, afirma.

Reflexos desses pensamentos, que têm como premissa de sustentabilidade “a capacidade de compreender a paisagem onde a obra será inserida e, acima de tudo, respeitá-la”, poderão ser vistos na mostra “Archea – Sustainable Landmarks”, em cartaz no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, até 22 de maio.

Trata-se de uma seleção do que há de melhor na produção de um dos mais importantes escritórios europeus de arquitetura e design, apresentados por meio de maquetes, fotos, materiais e curta-metragens. Tudo ao som de músicas compostas especialmente para o evento.

Principais projetos

Entre os destaques da exposição, a vinícola Antinori, na Itália, é a que mais chama atenção. A construção, “camuflada” nas colinas da região da Toscana, tem seu teto composto por um vinhedo, que além de definir o desenho do prédio, refresca e isola a adega subterrânea, garantindo condições ideias para a produção dos vinhos da renomada marca.

Os escritórios, localizados no plano superior, são marcados por uma sucessão de cortes internos, que capturam a luz solar através de aberturas circulares dispostas sobre o teto-vinhedo.

“Foi um verdadeiro desafio construir uma fábrica em uma paisagem tão delicada”, conta Casamonti, que saiu de Florença – onde está sediado seu estúdio, para acompanhar a abertura da mostra em São Paulo. “Mas desde a primeira vez que visitei o local, percebi que ali não cabia uma construção convencional.”

O cuidado com a paisagem também norteou o projeto do camping Albatros, no litoral italiano. Por conta disso, todas as novas estruturas foram cobertas por bambu e madeira, materiais de baixo custo e que estavam disponíveis na região, diminuindo o consumo de combustível para o transporte.

Como as pessoas só visitam o local durante o verão, pôde-se optar pela ventilação natural, essencial em projetos sustentáveis por dispensar o uso de ventiladores e condicionadores de ar. “Desde o início, calculamos a direção do vento, para que pudéssemos abrir mão deste gasto energético”, explica Casamonti.

A solução deu tão certo que, segundo os profissionais do estúdio, o banheiro não apresenta cheiro desagradável, mesmo quando o camping está cheio. Em segundo lugar, existe um furo proposital no teto da obra. Logo abaixo desse orifício, há um recipiente de pedra para drenar a água oriunda da chuva e tratá-la para reaproveitamento.

Na biblioteca de Nembro, outro projeto de destaque do escritório, o que mais encanta é a imensa cortina de livros feitos com terracota – material abundante na região – que faz as vezes de brise-soleil.

Segundo o arquiteto do Studio Archea, o artifício permite que o sol não aqueça demasiadamente o interior do prédio, que tem paredes de vidro, garantindo economia de energia. “Além da temperatura amena, a sombra que os livros fazem na biblioteca também proporcionam uma luz confortável no interior da obra.”

Serviço:
“Archea – Sustainable Landmarks”
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Endereço: Av. Europa, 218, Jardim Europa - São Paulo (SP)
Tel: (11) 2594-2601
Visitação: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Data: de 6 a 22 de maio
Entrada franca

Prevenção

Novembro azul chama atenção para os cuidados com a saúde do homem

Mês também traz a temática do câncer de próstata, os principais sintomas a que eles precisam estar atentos e os desafios que ainda permeiam o autocuidado e a busca por avaliação que atrasam o diagnóstico

03/11/2026 11h00

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves Foto: Arquivo / Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira

03/11/2026 00h01

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).