Correio B

'Oficina Bichos do Pantanal em Cerâmica'

Unei feminina recebe oficina de artesanato

Unei feminina recebe oficina de artesanato

Redação

18/05/2011 - 00h01
Notícia sem imagem

Com objetivo de ajudar na reintegração das adolescentes na sociedade bem como sua recuperação, a Fundação de Cultura de MS (FCMS) instalou na Unei (Unidade Educacional de Internação) Feminina Estrela do Amanhã, de Campo Grande, a “Oficina Bichos do Pantanal em Cerâmica”.
Incluída no projeto Artesania, da FCMS, a oficina é o primeiro passo para as adolescentes resgatarem ofícios tradicionais, transformando-os em uma nova possibilidade de trabalho e renda. As aulas  se iniciaram na segunda-feira e seguem até junho, com carga de quatro horas diárias, três dias por semana, ministrada pelo artesão Rodrigo Avalhães Marçal, que herdou da família a criatividade, ensinamentos e segredos da produção de esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado, como as “Onças”, vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande.
O professor e artesão já participou do Projeto “Sapicuá Pantaneiro” –  que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região de Pantanal sul-mato-grossense, preservando a natureza, a cultura e suas tradições. (SC)

Autocuidado

Especialistas apontam barreiras que alguns homens enfrentam quando o assunto é a saúde pessoal

Mês classificado como Novembro Azul retoma a pauta da saúde masculina e especialistas evidenciam barreiras ligadas ao aspecto geracional, ao estigma do medo de demonstrar fraqueza e, em alguns casos, à dificuldade de acesso imposta pela tecnologia

05/11/2026 09h30

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).