Hoje é dia de maratona de música erudita no palco do Teatro Glauce Rocha. O termo maratona não é exagero. A primeira etapa da programação inicia-se às 11h30min e segue até as 18h, com direito a prosseguimento a partir das 20h. O motivo é a realização do Prêmio Campo Grande de Música de Concerto, que chega à segunda edição, reunindo mais de 50 músicos de várias faixas etárias e que disputam premiação total de R$ 15 mil.
A primeira edição aconteceu em 2009 e destacou valores da música local. O evento conta com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMIC) e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “O prêmio tem objetivo amplo; entre eles está criar um ciclo que incentive os músicos que estão estudando. Por outro lado, mostra ao público local que há algo articulado acontecendo na cidade com a música de concerto, não é algo isolado, sem contar que tem a função didática para a plateia”, explica o coordenador do prêmio, o professor do curso de Música da UFMS Marcelo Fernandes.
Outro aspecto apontado por ele se refere à importância do músico ter no currículo participações em certames competitivos. “Quando o músico local vai estudar fora ou participa de outros eventos é muito interessante que ele tenha, entre as participações, eventos competitivos, isso serve de referência na hora de sua trajetória ser analisada. As apresentações normais são importantes, mas as competitivas também chamam a atenção”, destaca o coordenador.
A competição será dividida em: Categoria Adulto (acima de 18 anos), contemplando as modalidades Música de Câmara – instrumental e vocal (trios, quartetos, quintetos e sextetos, aberto a todos os instrumentos, incluindo canto), Solista/violão e Solista Livre (aberto aos demais instrumentos, incluindo canto); Categoria Juvenil (até 17 anos), nas modalidades Música de Câmara, Solista (cordas) – violino, viola, violoncelo, contrabaixo –, Solista (violão); Categoria Infantojuvenil (até 15 anos), na Modalidade Solista (Cordas) (violino, viola, violoncelo, contrabaixo). Na parte infantil, até 12 anos, a modalidade será Solista/Cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo).
Vencedores
O repertório é basicamente em torno do universo erudito, mas também haverá espaço para arranjos especiais de clássicos da música regional. “É importante para o músico, mesmo tendo sólido conhecimento do clássico, também ter contato com a música do local de onde está inserido”, aponta o coordenador.
Os vencedores na categoria solista serão conhecidos hoje, mas da Música de Câmara serão selecionadas três formações para a final que acontecerá no dia 7 de novembro dentro do Festival Encontro com a Música Clássica. A competição de violão solo acontecerá no dia 6 de novembro. As inscrições para essa categoria continuam abertas.
Hoje, no fim da competição, acontecerá recital com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, que terá participação do violinista Rittlher Martins.