Correio B

cinema

'As Aventuras de Tintim' cria visão 'high-tech' do personagem

'As Aventuras de Tintim' cria visão 'high-tech' do personagem

Redação

15/01/2012 - 12h00
Notícia sem imagem

Foi por acaso que as aventuras de Tintim chegaram às mãos de Steven Spielberg.

Era 1981 e ele estava lançando "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" (1981) quando leu uma crítica francesa que comparava o filme às aventuras do personagem criado por Hergé.

Mas Hergé -pseudônimo do belga Georges Remi (1907-1983)- não era uma referência para Spielberg.

"Fiquei curioso e resolvi conhecer os quadrinhos de Tintim. Eu não falava francês, mas consegui acompanhar as histórias graças às imagens. Hergé é um gênio e me apaixonei pelo seu universo."

"As Aventuras de Tintim", o filme, chega ao Brasil na sexta que vem. Mas foram quase 30 anos até que Spielberg pudesse levar às telas as peripécias em que o jornalista se envolve pelo mundo, sempre acompanhado do seu cãozinho Milu e do atrapalhado Capitão Haddock.

Em 1983, o diretor procurou o Hergé para comprar os direitos de Tintim, mas alguns dias antes do encontro o cartunista morreu. Sua viúva, Fanny, assegurou ao diretor que ele seria o único capaz de dar vida ao jornalista.

Fanny, porém, não poderia imaginar como Spielberg faria isso. O diretor arrisca dizer que "As Aventuras de Tintim" pode estar inaugurando um novo gênero de cinema, ao misturar animação tradicional com "motion capture".

A captura digital de movimentos e gestos de atores era, na opinião de Spielberg, o único meio de dar vida aos personagens de Hergé.

"Atores usando próteses ou maquiagens pesadas seriam um desrespeito ao trabalho de Hergé e aos milhares de fãs de Tintim", disse em entrevista para a divulgação do filme em Paris.

O desafio de Spielberg e de Peter Jackson (o diretor de "O Senhor dos Anéis" é o produtor de "Tintim") foi o de usar a tecnologia de forma que ela não dominasse a atenção.

"O centro do filme são os personagens de Hergé, o seu universo e as suas aventuras. A tecnologia é só uma ferramenta para tornar isso possível", afirmou Spielberg.

Jackson, que se diz fã de Tintim desde criança, concorda: "Nós não queríamos introduzir coisas novas, mas encontrar um meio de transpor o universo de Hergé da melhor maneira possível".

O primeiro passo foi a escolha do elenco. Os produtores precisavam de profissionais que não se deixassem intimidar pela tecnologia de "motion capture".

Pensando nisso, a escolha do nome para o papel do Capitão Haddock recaiu naturalmente sobre um grande conhecido de Jackson. Andy Serkis, o Gollum de "O Senhor dos Anéis", é tido como um dos mestres na interpretação com "motion capture".

"Para convencer, é preciso trabalhar com sutileza. Todo o trabalho de atuação se dá nos detalhes", diz Serkis.

Jamie Bell (o eterno Billy Elliot) faz o papel-título. "Foi uma maratona. Mas trabalhar com essa tecnologia é muito libertador. Não é preciso pensar em maquiagem, guarda-roupa, objetos de cena."

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).