Correio B

SAÚDE

No verão, cuidados com os olhos devem ser redobrados

No verão, cuidados com os olhos devem ser redobrados

Redação

19/01/2012 - 19h00
Notícia sem imagem

Muito sol, piscina e protetor solar: estes são alguns dos ingredientes mais comuns em um verão com altas temperaturas. Apesar de tudo isso também significar muita diversão, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para os cuidados específicos para os olhos, que, quando seguidos à risca, podem prevenir incômodos e garantir férias mais felizes.

De acordo com o órgão, as alergias oculares e irritações são problemas comuns durante este período do ano, e, de um modo geral, decorrem do excesso de cloro em piscinas, da exposição à luz do sol e aos filtros solares. "O excesso de cloro na água da piscina, além de causar reação alérgica, gera uma grande irritação e vermelhidão na região dos olhos, pois o cloro presente na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Logo que a pessoa sair da água da mar, piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto, principalmente os olhos", explica Stefânia Danca, oftalmologista do Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, na capital paulista.

Ela explica que a melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando chapéus e óculos e reforça que, em caso de alergias leves, o tratamento deve ser feito a base de colírio lubrificante ou "lágrima artificial", para lubrificar os olhos. Outros tipos de colírios exigem prescrição médica.
Caso o problema persista, é preciso se afastar do produto que pode ter causado a reação e, na sequencia, procurar um médico que irá orientar sobre os melhores procedimentos.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).