Correio B

ITÁLIA

Morre projecionista que inspirou personagem de 'Cinema Paradiso'

Morre projecionista que inspirou personagem de 'Cinema Paradiso'

Redação

24/12/2013 - 01h00
Notícia sem imagem

O projecionista Mimmo Pintacuda, que serviu de inspiração para o personagem Alfredo, no clássico italiano "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, morreu na sexta (20) aos 86 anos. As informações são do jornal "The Guardian".

Pintacuda ensinou a Tornatore como usar um projetor de cinema, quando o célebre cineasta ainda era criança -tal como no filme de 1988 o personagem Alfredo ensina ao jovem Salvatore, apelidado Toto.

No longa, o projecionista trabalha no "Cinema Vittorio", em Bagheria, cidade natal de Tornatore.

"Quando as pessoas me perguntam se eu sou o Alfredo real, eu posso dizer 'sim'", disse Pintacuda em entrevistas. "Eu lembro de Tornatore muito bem. Ele era curioso e proativo como Toto. Ele queria entender tudo que podia sobre fotografia e cinema. Eu gostava de ensiná-lo tudo que sabia e, uma vez, eu dei minha câmera de presente para ele".

Pintacuda guardava um álbum em sua casa com fotos do jovem Tornatore. Ele mesmo era um fotógrafo reconhecido, com um interesse particular na vida de imigrantes italianos nos Estados Unidos. Sua coleção de 13 mil fotos sobre o tema estão guardadas em Florença.

Pintacuda publicou diversos livros sobre fotografia, e passou sua paixão por filmes não apenas para Tornatone, mas também para seu filho Paolo, que se tornou roteirista.

O fotógrafo morreu em sua casa em Aspra, uma pequena vila em Palermo, na Sicília. O funeral será hoje, em Bagheria. É esperado que Tornatore retorne a Sicília para se despedir do fotógrafo, assim como acontece no filme.
 

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).