Homenageado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano passado, que exibiu a retrospectiva de sua carreira, Lav Diaz ganhou neste sábado o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno por "From What Is Before".
Com mais de cinco horas de duração e apenas US$ 46 mil de orçamento, o filme, em preto e branco, relembra a infância do diretor e as Filipinas à beira da lei marcial de Ferdinando Marcos.
Por "Ventos de Agosto", o brasileiro Gabriel Mascaro ganhou uma menção honrosa do júri do festival suíço, presidido pelo documentarista Gianfranco Rosi e com a presença da atriz Alice Braga.
"É mais que uma honra sair com uma menção especial de um festival que apostou em filmes arriscados e dividiu este risco junto com os realizadores" disse Mascaro após receber o premio.