Correio B

opinião

USP: Pessoas aderem a medidas ambientais por egoísmo

USP: Pessoas aderem a medidas ambientais por egoísmo

Redação

13/09/2014 - 16h00
Notícia sem imagem

Vantagens pessoais movem as pessoas a preservarem o meio ambiente, segundo o professor e médico patologista Paulo Saldiva, do laboratório de poluição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Se as políticas sustentáveis 'pensarem' assim, pode ser que o ambiente saia no lucro. Afinal, a extração pede preservação para garantir o futuro.

As medidas de controle do aquecimento global devem levar em conta as prioridades e a natureza humanas. Parte destas inclui características das pessoas tais como seu egoísmo e imediatismo, incluindo a necessidade que sentem em ter "alguma vantagem pessoal" na preservação do meio ambiente.

Para fundamentar seu argumento no painel Clima e Saúde nas Megacidades, Saldiva usou como exemplo a recente apreciação no preço do álcool e a consequente migração do consumidor brasileiro para a gasolina. "O que se exige das pessoas, de ficar no escuro para poupar, tomar banho de canequinha de noite para poupar água, é irreal, elas não fazem isso. Você vê que quando o etanol ficou mais caro o consumidor não pensou em poluição regional e foi direto abastecer só gasolina!" destacou Saldiva.
 

Uma forma de conferir atractibilidade às medidas de combate à poluição atmosférica seria vincular os benefícios de um comportamento sustentável dos cidadãos a uma melhora da saúde. Em números, Saldiva mostrou como as impurezas na atmosfera influem na saúde do morador de grandes cidades. "A inspeção veicular gerou uma economia de US$ 4,5 bilhões em quatro anos na cidade de São Paulo pela diminuição de internações relacionadas à poluição atmosférica", disse. De acordo com o pesquisador, 82% dos fatores que levam à pneumonia são ambientais e entre 12% e 15% dos infartos em São Paulo podem ser atribuídos à poluição atmosférica.
 

Com informações do Terra

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).