Correio B

'bolinha'

Cão obeso é resgatado por ONG e passará por tratamento

'Bolinha' está com 36 kg, quando o peso ideal para o porte dele seria 10 kg

Redação

18/09/2014 - 22h00

O cão obeso que vivia em uma lanchonete de um posto de combustíveis às margens da BR-364, em Mato Grosso, foi resgatado pela ONG Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) na tarde desta terça-feira (17). Bolinha, como é chamado, não tem raça definida e foi abandonado no local há aproximadamente 12 anos. O cachorro foi levado para uma clínica veterinária particular de Cuiabá, onde deve fazer tratamento para emagrecer. O animal está com 36,5 kg. Para o porte dele, o peso ideal seria de 10 kg, segundo informaram os veterinários da clínica.

O posto em que Bolinha vivia fica entre as cidades de Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra. Ao ser resgatado, o cachorro estava tomando chuva, sem água limpa para beber e no meio do lixo, contou o empresário Roger dos Santos Oliveira, de 28 anos, que saiu de Cuiabá na manhã desta terça-feira para buscar o cão, trajeto que durou cinco horas.

"É um animal bastante dócil, bonzinho. Estava cercado de lixo, a água dele estava muito suja. O cachorro dá dois ou três passos e já para pra descansar. Está tão gordo que o rabo parece que está dentro do corpo dele", relatou. 

Membro da OPA-MT, Oliveira contou que enfrentou um pouco de resistência por parte do dono do posto, que alegou ser o responsável pelo animal. “Ele disse que o Bolinha era a atração dali e que já estava sendo tratado, comendo biscoito de água e sal”, afirmou. O empresário argumentou que seria melhor para o animal que passasse por tratamento pra perder peso e pediu para que o dono do posto pensasse melhor na proposta e desse uma resposta mais tarde.

Em seguida, Oliveira foi para Campo Novo do Parecis e, quando retornou, horas depois, o dono do posto disse que iria liberar o animal. "Mas, ele pediu pra gente manter o contato e mandar informações sobre o Bolinha. E disse que quer o animal de volta quando o tratamento terminar", contou o empresário, que já resgatou mais de 20 animais na capital mato-grossense. Essa foi a primeira vez que ele viajou para fazer um resgate.

Na clínica onde fará o tratamento, Bolinha deve receber ração especial e fazer exercícios na água, por conta do baixo impacto, para evitar que essa atividade cause problemas às articulações do cão. A obesidade animal pode provocar problemas articulares e respiratórios, diabetes e males cardíacos, entre outras doenças.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).