Correio B

apresentador

Pedro Bial diz que Chacrinha foi "maníaco-depressivo"

"Chacrinha tinha crise de depressão", afirmou o apresentador e jornalista

Redação

15/11/2014 - 10h32

Durante o “Encontro com Fátima Bernardes” desta sexta-feira (14), Pedro Bial comentou sobre o surgimento do personagem Chacrinha - vivido por Abelardo Barbosa - e as suas Chacretes.

"Chacrinha tinha crise de depressão, o que se chamava na época de 'maníaco-depressivo'. O Abelardo Barbosa criou de maneira tão inconsciente que, quando em 1972 a Elke Maravilha o chamou para assistir a uma peça de teatro, o 'Vivo Bordão Encarnado', sobre o folclore nordestino, viu a figura do 'velho safado', 'velho pedegueba' cercado pelas pastoras", descreveu o apresentador, que é um dos responsáveis pelo texto de "Chacrinha, O Musical".

O jornalista ressaltou ainda que, mesmo no século XXI, Chacrinha se mantém como referência em tudo o que se faz na televisão atualmente. "Ele está presente em tudo o que se faz na televisão. Ele trouxe a informalidade brasileira para a televisão, que ainda era formal, engravatada, um veículo de elite. O Chacrinha derrubou barreiras. Para ele, toda a música que o povo gostava era boa", afirmou.

Bial ainda comparou a existência de Abelardo com o fato de Valesca Popozuda - que participava do programa - fazer o maior sucesso. "A Valesca Popozuda só existe porque existiu o Chacrinha", completou. José Abelardo Barbosa de Medeiros morreu em 1988. 

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).