Correio B

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Projeto de lei institui Medalha Poeta Manoel de Barros

O projeto limita um homenageado por deputado

Redação

05/12/2014 - 18h45
Notícia sem imagem

A Assembleia Legislativa poderá instituir a Medalha Poeta Manoel de Barros - falecido recentemente -, caso o Projeto de Lei 59/2014, apresentado nesta quinta-feira (4/12), seja aprovado. A medalha deverá ser entregue anualmente, em sessão solene, no Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense, comemorado em 6 de novembro.

Segundo a autora da proposta, deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), a medalha deve homenagear os escritores que se destacarem na divulgação da cultura e artes do Estado, no âmbito da literatura. O projeto limita um homenageado por deputado. 

Manoel de Barros 

O nome da medalha é em homenagem ao advogado e poeta brasileiro Manoel de Barros. Nascido em Cuiabá (MT), em 1916, Manoel Wenceslau Leite de Barros, mudou-se ainda novo para Corumbá e mais tarde foi para o Rio de Janeiro (RJ) para fazer a faculdade de Direito. Na década de 1960 veio para Campo Grande e aqui passou a viver administrando terras rurais herdadas. 

Consagrou-se poeta, recebeu prêmios como "Prêmio Orlando Dantas", em 1960, "Prêmio da
Fundação Cultural do Distrito Federal", em 1969. "Prêmio Nestlé", em 1997 e o "Prêmio
Cecília Meireles" (literatura/poesia), em 1998. O poeta abordava temas da cultura regional, da natureza e sobre alma de ser eterna criança. Faleceu em 13 de novembro de 2014.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).