Correio B

ataque cardíaco

Elena Obraztsova, cantora mezzo-soprano de ópera, morre aos 76

Elena Obraztsova, cantora mezzo-soprano de ópera, morre aos 76

Redação

12/01/2015 - 22h00
Notícia sem imagem

Elena Obraztsova, cantora de ópera mezzo-soprano, morreu aos 76 nessa segunda (12). Já doente com pneumonia, a russa tinha se mudado para a Alemanha por causa do clima mais favorável, onde morreu com um ataque cardíaco.

Cantora celebrada, Obraztsova se apresentou em grandes casas de ópera, como La Scala em Milão, a Metropolitan Opera em Nova York e a Ópera Estatal de Viena.

Obraztsova nasceu em Leningrado (hoje São Petesburgo), e quando era criança sobreviveu à invasão da cidade pelos nazistas, na Segunda Guerra Mundial. Sua estreia no Metropolitan Opera em Nova York foi em 1976, no papel de Amneris na ópera "Aida", de Giuseppe Verdi.

Em 1975, durante um festival dedicado ao aniversário de 100 anos de "Carmen", Obraztsova recebeu o título de melhor cantora de "Carmen" no mundo, papel pelo qual ela ficou conhecida por uma apresentação em 1978.

Segundo a rádio Voz da Rússia, ela, o tenor Plácido Domingo e o maestro Carlos Kleiber fizeram uma apresentação que logo se tornou uma referência mundial.

Em sua carreira, ela interpretou cerca de cem papéis. Sua última apresentação foi "War and Peace", de Prokofiev, em 2002.

No final de outubro do ano passado, a celebração do aniversário de 75 anos da cantora reuniu grandes expoentes da ópera no Teatro Bolshoi.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).