Correio B

CURIOSIDADE

Tatuagem estranha é encontrada em múmia de "homem do gelo"

A tatuagem é composta por quatro linhas paralelas que medem de 20 a 25 milímetros e estava na região do peito da múmia

Redação

27/01/2015 - 13h15

Pesquisadores italianos anunciaram nesta segunda-feira que descobriram uma tatuagem “estranha” na múmia conhecida por “Ötzi the Iceman” (Ötzi, o Homem do Gelo, em tradução livre), que possui 5.300 anos. As informações são do The Huffington Post.

A análise da pele da múmia revelou a tatuagem escondida em camadas profundas da pele de cor escura de Ötzi. Segundo informaram, a tatuagem é composta por quatro linhas paralelas que medem de 20 a 25 milímetros. Os pesquisadores acreditam que foram feitas por incisões na qual um carvão foi esfregado na pele.

Alguns fósseis de homens da época da múmia possuem marcas semelhantes, que podem ser parte de rituais de acupuntura para tratamento de dores nas articulações. Porém, o desenho de Ötzi não está localizado próximo dessas regiões, lançando dúvidas na teoria antiga – que ainda não foi derrubada porque os cientistas italianos pensam que a tatuagem pode ser um tipo de tratamento para a dor no peito.

A múmia Ötzi foi encontrada em 1991 por dois alpinistas nos Alpes Otztal,  próximo da fronteira entre Áustria e Itália. Desde então, os pesquisadores estão conduzindo diversos estudos do homem de 45 anos, que provavelmente morreu por problemas no coração. Até agora, foi revelado que o indivíduo tinha Doença de Lyme, cárie dentária e dor nas articulações.

Autocuidado

Especialistas apontam barreiras que alguns homens enfrentam quando o assunto é a saúde pessoal

Mês classificado como Novembro Azul retoma a pauta da saúde masculina e especialistas evidenciam barreiras ligadas ao aspecto geracional, ao estigma do medo de demonstrar fraqueza e, em alguns casos, à dificuldade de acesso imposta pela tecnologia

05/11/2026 09h30

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).