Um dos violões favoritos de John Lennon, com o qual o músico compôs hits dos Beatles como "She loves you" e "All my loving", foi leiloada pelo preço recorde de US$ 2,41 milhões (cerca de R$ 9,1 milhões) no sábado (8) nos Estados Unidos, segundo informações da France Press (AFP).
"John gostava tanto deste violão que a levava para casa e iniciava composições com ela ao lado de Paul McCartney", destacou a casa de leilões Julien's Auctions.
De acordo com a Julien's Auctions, o violão desapareceu durante uma apresentação de Natal em Finsbury Park em dezembro de 1963, sendo encontrada mais de 50 anos depois, sem revelar mais detalhes.
O instrumento foi identificado no ano passado quando seu proprietário observou semelhanças entre o violão e um mostrado em um artigo sobre a coleção particular do guitarrista da banda, George Harrison.
Segundo a agência EFE, Lennon e Harrison compraram dois violões idênticos em Liverpool, em 1962, e pouco depois viajaram para Londres para gravar "P.S. I Love You" e "Love Me Do" em estúdio.
Um especialista confirmou a autenticidade, cujo comprador pediu anonimato. Metade do valor do instrumento será destinada à Spirit Foundation, organização beneficente criada por John Lennon e Yoko Ono.
O violão bateu todos os recordes de preço em um leilão para um instrumento de rock.