O outono se iniciou e, com ele, as temperaturas começam a baixar. É quando os dias e as noites têm a mesma duração, fenômeno chamado de equinócio. O Brasil não tem um outono tão definido quanto os países do hemisfério norte; mas, ainda assim, na Região Sul e Sudeste, é possível sentir mais a diferença dessa estação, que dura de março a junho. É quando as chuvas param e as folhas das árvores começam a cair. A seguir, alguns pontos do País ideais para visitar nesta época do ano.
Brasília: A capital do País ganha uma cor especial no outono, quando o céu fica bem azul em dias de muito sol e início da seca. Com o final das chuvas, as folhas das árvores começam a cair. Para sair do circuito administrativo da cidade, vale a pena apreciar o pôr do sol da Ermida Dom Bosco ou fazer SUP no lago Paranoá.
Campina Grande: município da Paraíba, onde é comemorado um dos maiores São João do País. Tem quadrilha, fogueira, forró, casamento coletivo e o trem do Forró nos finais de semana, que viaja até Galante. Um dos pratos típicos em Campina Grande é a carne de sol. Estando lá, visite também o Museu do Algodão e a Galeria de Arte Assis Chateaubriand.
Itaúnas, no ES, é marcado pela tranquilidadeItaúnas: A criação do parque estadual de Itaúnas (Espírito Santo), nos anos 90, garantiu a preservação de dunas, mangues e restingas, e mantém os ares rústicos do local. A praia Riacho Doce é uma das mais belas da região. No passado, o município foi soterrado pelas dunas e, nos anos 80, foi redescoberto por mochileiros. O programa principal, além da praia, fica por conta dos forrós à noite. Itaúnas fica a 27 km de estrada de chão de Conceição da Barra.
Curitiba: A cidade com diversas áreas verdes tem como atrações a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemayer, com peças de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, e a rua 24 horas. De Curitiba, parte o trem em direção a Morretes, que passa por um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do País.
Pomerode: O município fica no Vale Europeu e faz parte de um roteiro de 300 km de cicloturismo, que passa também por Timbó e Apiúna. Em Pomerode, intitulada a cidade mais alemã do Brasil, é possível apreciar a arquitetura germânica na rota do Enxaimel, com mais de 100 casas construídas nesse estilo alemão, feito com hastes em madeira. Há, ainda, o Museu Casa do Imigrante. A culinária local sofre influência dos alemães e tem muita cuca, marreco recheado e apfelstrudel (torta de maçã).