A chuva de granizo que causou estragos em Rio Claro (SP) na última quarta-feira (1º) atraiu para a região profissionais especializados no martelinho de ouro. Os 'caçadores de tempestades' viajam pelo país atrás de chuvas de granizo e de veículos danificados pelas pedras de gelo. A cada reparo, chegam a ganhar até R$ 4 mil. Onde muitos veem destruição, eles enxergam a oportunidade.
Natural de Belo Horizonte (MG), Bryan Roberto Simões trabalha há 9 anos como granizeiro, como são conhecidos os profissionais especializados em reparar danos causados por granizo. Ele diz que já viajou, em decorrência desse fenômeno, para vários países, como Argentina, México, Uruguai, Bélgica, França, Suíça, Alemanha, Espanha, sem contar as experiências no Brasil.
“Nós temos uma série de aplicativos de monitoramento do tempo via satélite. Nós conseguimos acompanhar a chegada de massas de nuvens em algumas regiões. Esses aplicativos nos dão a probabilidade de chover granizo em determinada região. A partir disso ficamos mais direcionados, como se fosse uma busca pela tempestade”, explicou.