Correio B

CORREIO B

Festival promove encenação de solos de dança e teatro em casas e espaços culturais

Festival promove encenação de solos de dança e teatro em casas e espaços culturais

Redação

13/03/2017 - 16h16

Os espaçosos quintais de Dourados chamaram atenção de Júnia Pereira logo que ela chegou à cidade. Vinda de Belo Horizonte, onde a alta densidade demográfica tornou os custos de morar em uma casa com boa área um privilégio para poucos, ela decidiu aproveitar os locais e criou o projeto Solo de Quintal, uma mostra nacional de solos de artes cênicas a serem apresentados em quintais pelo município, localizado a 230 quilômetros de Campo Grande.

A iniciativa, que tem o apoio do Rumos Itaú Cultural 2015-2016, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura de Dourados, será aberta na sexta-feira e receberá três espetáculos em seu primeiro fim de semana. “Vamos realizar uma abertura especial de lançamento do projeto. A proposta para os próximos meses é que os espetáculos sejam apresentados semanal ou quinzenalmente”, explica Júnia, professora-assistente do curso de Artes Cênicas da UFGD e proponente do projeto.

“Esse espaço todo me fascinou e me fez pensar nesse projeto logo que pude, levando em conta também um certo isolamento da cena teatral nacional que existe na região”, explica. O projeto foi criado em 2015 e inscrito no edital Rumos Itaú Cultural, vindo a ser aprovado em 2016. A execução, segundo a proposta, teria início neste ano. Ao todo, foram selecionados 18 espetáculos solos que serão levados a Dourados e ocuparão quintais de casas e espaços culturais.

PROGRAMAÇÃO

Os três primeiros quintais a serem ocupados são os espaços culturais Casulo e Casa dos Ventos, além da residência da Júnia. A abertura oficial do projeto será na sexta-feira, dia 17, às 20h. Marina Viana, de Belo Horizonte, encena “A Mulher que Andava em Círculos”. No espetáculo, a atriz interpreta uma mulher que de tanto andar em círculos perdeu a noção se ia ou se voltava. 

O monólogo, que tem dramaturgia de Éder Rodrigues e direção de Sara Rojo, é inspirado nas Madres de Plaza de Mayo, associação argentina formada durante a ditadura do país para buscar desaparecidos. É um trabalho que tenta resgatar a memória política, estética e social do Brasil e de toda a América Latina. A programação segue pelo sábado e domingo, com apresentação dos espetáculos “O Senhor Brecht” e “Festival de Ideias Brutas Episódio 1”, sempre às 20h. A primeira temporada do festival ocorre até junho.

Entre outros espetáculos selecionados, estão “Com a Palavra, o Poeta!”, de Emmanuel Marinho, e “Laura”, de Fabrício Moser, dois artistas de Dourados – o segundo, atualmente, reside no Rio de Janeiro. A seleção deu preferência a solos com uma estrutura simples, que facilitasse a montagem e apresentação. “Nosso maior custo é com o transporte, então, buscamos selecionar trabalhos mais simples, mas que não deixassem a desejar em questões estéticas e dramatúrgicas”, garante Júnia. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Mais sobre o festival no site: www.solodequintal.com.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).