Correio B

CRÔNICA

Raquel Naveira: "Pérolas"

Raquel Naveira: "Pérolas"

Guardo num estojo de veludo azul-marinho o colar e os brincos de pérola que usei no meu casamento. Uma noite me vesti de noiva, com rendas e pérolas. Havia lua e me afoguei num mar de espumas e pontas de estrelas.

Coloco os brincos. Lembrei-me daquele quadro do pintor holandês Vermeer, o “Moça com Brinco de Pérola”. Uma cabeça de mulher, o turbante em tons de ouro, a boca carnuda. O brinco de pérola brilhando como um ponto focal. E os olhos que nos observam. Misto de mulher e anjo. Esfinge leitosa. Musa perdida no tempo. Ninguém sabe quem foi a modelo do quadro. Num filme de Hollywood apresentando Colin Firth como Vermeer e Scarlet Johanson como a jovem, o diretor imaginou que ela seria uma camponesa que trabalhava na casa do renomado pintor. O filme é todo uma pintura, cheio de silêncios expressivos, desejos contidos e transmutados em arte.

Agora ponho o colar e me fito no espelho. Passo os dedos de conta em conta: cadeia de mundos, gotas de chuva, lágrimas de rosa. Aperto as pérolas contra meu colo. Está seguro, bem fechado. Se quebrasse, eu poderia  me desequilibrar, como oleiro que quebra o vaso de argila e chora sobre os cacos.
Tão preciosas as pérolas. Por isso o Reino dos Céus é comparado a uma pérola de grande valor. Aquele que a encontra, vende tudo o que tem para comprá-la. Quem descobre a importância da vida espiritual, sacrifica tudo por ela.

Sei enfiar pérolas num cordão de versos, pensamentos refinados, palavras escolhidas. Meu trabalho de ourives, de esmero com a linguagem é semelhante ao dos pescadores que colhem ostras no fundo do mar. Arrancam as pérolas como se fossem fetos, até ficarem com os olhos cegos de sal.

A deusa Vênus, de Boticelli, nasceu de dentro de uma concha. Nua, esguia, empurrada para a praia pelos ventos das paixões, adornada pelo manto bordado de flores da primavera.

Um aviso: pérolas, poesia, fé, sabedoria, ciência não devem ser lançadas aos cães, nem deitadas aos porcos para não serem pisadas, enlameadas. Podemos ser mal compreendidos, despedaçados na pureza de nossas intenções. O conhecimento não deve ser entregue aos que não são dignos dele. 

Tantos anos se passaram, tantas fases da lua, num ritmo cósmico e cíclico, que sublimou meus instintos e amadureceu minha feminilidade criativa. Retiro os brincos e o colar, guardo-os novamente no estojo. Emblemas do meu amor, essas pérolas estiveram em conchas, as conchas no oceano profundo. As ondas cobriram tudo de azul-marinho.

Prevenção

Novembro azul chama atenção para os cuidados com a saúde do homem

Mês também traz a temática do câncer de próstata, os principais sintomas a que eles precisam estar atentos e os desafios que ainda permeiam o autocuidado e a busca por avaliação que atrasam o diagnóstico

03/11/2026 11h00

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves Foto: Arquivo / Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira

03/11/2026 00h01

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).