Correio B

CINEMA

Diretor de "A Forma da Água" é acusado de plágio

Herdeiro do dramaturgo Paul Zindel acusa Toro de não creditar autoria

Redação

27/01/2018 - 18h00

Um herdeiro do dramaturgo Paul Zindel acusa o filme “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, de se aproveitar do trabalho do autor sem creditá-lo.

Segundo David Zindel, filho do dramaturgo americano vencedor do Pulitizer, o longa contém muitos dos mesmos elementos de uma peça escrita por seu pai em 1969, e que virou atração na TV.

 Em “Let me Hear You Whisper”, o texto que supostamente foi plagiado, uma zeladora cria um laço com um golfinho que é mantido num laboratório e tenta resgatá-lo.

 No filme de Del Toro, uma faxineira se afeiçoa a um monstro aquático aprisionado num laboratório e tenta libertá-lo.

 “Estamos chocados que um grande estúdio pudesse ter feito um filme tão escancaradamente derivado da obra de meu pai sem que dar o devido reconhecimento”, escreve David num e-mail enviado ao jornal britânico “The Guardian”.

 “A Forma da Água” concorre em13 categorias no Oscar, incluindo roteiro original, assinado apenas por Del Toro e por Vanessa Taylor.

 Um porta-voz da Fox Searchlight, estúdio por trás do filme, negou as acusações.
 “Guillermo del Toro nunca leu ou viu a peça em qualquer forma”, diz o comunicado. “E ele sempre foi muito aberto em dizer quais são as suas influências.”

 Em entrevista, Del Toro disse que a ideia teve origem numa conversa sua com o produtor Daniel Kraus, que propôs uma história sobre “uma zeladora que rapta um homem-anfíbio de um laboratório”.

CONTÉM SPOILERS

Ambas as histórias são ambientadas nos anos 1960 e trazem curiosas semelhanças: nos dois casos, as protagonistas trabalham em plantões noturnas e constroem suas respectivas relações com a criatura aquática por meio do oferecimento de comida e de dancinhas.

 Além disso, nos dois casos, os laboratórios em que as tramas são ambientadas são secretos e estão envolvidos em operações militares. E a trama se desenrola, em ambos, depois que a protagonista descobre que há planos para matar a criatura aquática.
 Outros detalhes: nos dois casos, um carrinho de lavanderia é usado no resgate, e existe uma cumplicidade entre a protagonista e uma outra colega de limpeza.
 Morto em 2003, Zindel venceu o prêmio Pulitzer em 1971 pela peça “The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds”. 

Prevenção

Novembro azul chama atenção para os cuidados com a saúde do homem

Mês também traz a temática do câncer de próstata, os principais sintomas a que eles precisam estar atentos e os desafios que ainda permeiam o autocuidado e a busca por avaliação que atrasam o diagnóstico

03/11/2026 11h00

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves Foto: Arquivo / Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira

03/11/2026 00h01

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).