Emoção e momentos de reflexão. Neste contexto, mais uma vez, o grupo teatral Transart apresentará hoje e amanhã, na Cidade do Natal, em Campo Grande, o Auto de Natal. Haverá uma sessão hoje, às 19h30min, e três amanhã (25), às 19h30min, 20h15min e 21h, todas gratuitas.
Com 30 minutos de duração, levará ao palco 30 pessoas, entre atores e figurantes, que encenarão o nascimento de Jesus em um espetáculo de luzes, som e teatralização dirigido por Edilton Ramos, criador do grupo de teatro.
Ao todo, são 26 anos levando esta encenação a diferentes palcos do Estado. “São 30 minutos nos quais levamos a mensagem de esperança e fé ao público e, quando terminamos, fica aquele gostinho de quero mais, por ser uma encenação muito marcante e repleta de sensibilidade”, explica o diretor.
Entre os atores no palco, o mais novo será um bebê de seis meses, o Joaquim, que representará Jesus na manjedoura. “Por meio de uma amiga que faz teatro, conheci os pais do bebê. Eles estão transbordando de felicidade pela participação dele em algo tão simbólico”. Segundo ele, o pai da criança é fotógrafo e fará o registro da apresentação. “Durante o ensaio, pretendo convidar a mãe para fazer parte do grupo de figurantes, assim, o Joaquim terá uma referência e ficará mais tranquilo”.
Em cena, Edilton fará o papel de José; Maria será interpretada pela atriz Rosane Zanella; Herodes, pelo ator Antônio José; os três Reis Magos serão os atores Álvaro Garbelino, Vanderlei de Souza e Leandro Moreira.
O diretor conta que, ao longo dos anos, o espetáculo foi ganhando mais cenas. “No princípio, não tinha a cena de José, um pequeno monólogo quando ele pensa em abandonar Maria secretamente. Ela foi inserida em 2002. Para o ano que vem, deveremos inserir o encontro de Maria com Isabel”.
Auto
Específico dos idiomas espanhol e português, a palavra “auto” significou até o século XIV a produção poética em versos de sete sílabas, geralmente cantada. A partir dos Quatrocentos, passou a designar peças de apenas um ato (ou auto) e caráter religioso. O mais antigo entre os conhecidos é o Auto de Los Reyes Magos, atribuído a Juan del Encina, um dos criadores do teatro na Espanha. No idioma português, o gênero encontrou em Gil Vicente seu representante mor com, entre outros, O Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação. Pelo caráter pedagógico, o auto se prestava a catequizar e foi usado largamente pelos jesuítas em missão no Brasil.
Produção de canal faz homenagem de Natal com música de Geraldo Espíndola
São 14 artistas que gravaram a música em forma de mensagem de Natal (Foto: Divulgação)O objetivo era fazer uma mensagem de Natal diferente, carregada de simbolismo: pela data em si, para homenagear o público do canal e um grande cantor e compositor sul-mato-grossense, reunindo amigos artistas que estão distantes de MS por motivos vários.
Assim nasceu o videoclipe produzido pela Uaná Filmes, aqui de Campo Grande, que tem como base a música “A Fonte da Ilusão”, de Geraldo Espíndola, que já está disponível via YouTube no canal Maria Cláudia e Marcos Mendes, casal musical do Estado.
“Queríamos fazer uma mensagem de Natal e, ao mesmo tempo, homenagem ao Geraldo Espíndola por sua trajetória musical, que está completando 50 anos. Lembramos da música com temática natalina que ele fez em 1984, com a qual ganhou um concurso no SBT e começamos a colocar a ideia em prática”, explica Marcos Mendes, sócio da produtora ao lado de Neusa Viegas.
Para uma data tão especial, o conteúdo teria de estar à altura. Foi então que surgiu a ideia de reunir amigos artistas que conviveram musicalmente com Geraldo Espíndola, mas que hoje vivem fora de MS e gostariam de homenageá-lo. “Começamos a fazer uma lista de nomes e conseguimos a participação de 134 artistas – cantores ou instrumentistas – que gravaram a música, nos enviaram e foi para uma edição que dura 4 minutos. O público pode assistir no canal”, explica Marcos Mendes.
A primeira a enviar a contribuição foi a irmã, Tetê Espíndola. Entre outros que participam estão a cantora Alzira E (outra irmã), Willy Suchar (diretor e produtor da maior gravadora da Argentina), a cantora Sandra Menezes (que vive no Rio), o guitarrista Orlando Bonzi (Londres), o trombonista Marcelo Véliz (Espanha), o percursionista Caio Ignácio (SP), por exemplo. “No videoclipe, além das vozes, o público vai ouvir piano, viola caipira, percussão, bandolim português, violão...”, acrescenta Marcos Mendes.
Por estar cada um em um lugar, a produção levou dois meses até reunir todas as gravações. “Contamos também com a participação de um coral e só então fomos para a edição. Foi um trabalho coletivo”.
Criado há um ano, o canal Maria Cláudia e Marcos Mendes oferece música regional e MPB de qualidade. “É um canal voltado para a música brasileira – MPB e regional. A intenção, futuramente, é que o espaço maior fique mesmo para a música regional, dando espaço para os artistas da terra”.
Segundo Marcos, há também programas de entrevista com os artistas regionais, contando sua trajetória, falando sobre sua produção. “É um canal voltado para a música, para passar informações sobre o artista, com um conteúdo mais elaborado. E toda quarta-feira colocamos um vídeo novo lá”.