Correio B

RECEITA

Sábado é dia de feijoada; aprenda a fazer o prato que dá água na boca

Servindo com arroz, couve, torresmo e farofa vai ficar ainda mais perfeito

Redação

12/01/2019 - 12h00

O almoço de sábado tem tudo a ver com feijoada, não é mesmo? Então, que tal preparar a sua feijoada completa tradicional em casa? Servindo com arroz, couve, torresmo e farofa vai ficar ainda mais perfeito!

Ingredientes da feijoada completa tradicional

600g de feijão-preto
200g de costelinha de porco salgada
200g de carne-seca em cubos
100g de orelha de porco
100g de rabo de porco
100g de pé de porco
100g de lombo de porco salgado em cubos
Suco de 1 limão
2 folhas de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola com 5 cravos-da-índia espetados
8 xícaras (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de cachaça
2 laranjas
300g de linguiça calabresa, paio e portuguesa em fatias
1 cebola em cubos
5 dentes de alho picados

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho em água por 6 horas. Deixe a costelinha, a carne-seca, a orelha, o rabo, o pé e o lombo de molho em água por 24 horas na geladeira, trocando a água por 4 vezes. Escorra, lave com o suco de limão e coloque em uma panela com água. Leve ao fogo médio, deixe levantar fervura, escorra e repita o processo para retirar o excesso de gordura.

Coloque as carnes em uma panela, adicione o feijão com a água do molho e complete com mais água. Leve ao fogo baixo. Acrescente o louro, sal, pimenta, a cebola espetada com os cravos, a cachaça e as duas laranjas inteiras, com casca furada com uma faca afiada. Deixe levantar fervura e cozinhe por 50 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície, com uma colher. Coloque a linguiça na metade do cozimento. Teste a maciez das carnes com um garfo e retire conforme estiverem prontas.

Corte os pedaços de carne em tamanhos de 3cm. Quando o feijão e as carnes estiverem prontas, volte à panela todos os pedaços. Aqueça uma frigideira com o óleo, em fogo médio, doure a cebola e o alho por 5 minutos e misture na panela. Retire a cebola espetada e as laranjas. Deixe levantar fervura e sirva, se desejar, acompanhada de arroz branco e couve refogada.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).