Correio B

ENCONTRO

Quadrinhos são atração em evento com oficinas e autógrafos

Quadrinhos são atração em evento <BR>com oficinas e autógrafos

Ao universo das histórias em quadrinhos (HQs) a merecida importância. A diversidade de formatos, histórias e personagens reúne público consumidor cativo pelo mundo, servindo como fonte também para as maiores bilheterias no cinema, nas últimas décadas. Porém, algumas pessoas torcem o nariz para esse tipo de publicação e a tratam como se não fosse literatura. Mas é. Muitos se iniciaram na leitura pelos gibis. Existem aqueles que se tornaram leitores assíduos de literatura considerada culta e que foram, quando crianças, colecionadores de quadrinhos. Sem falar naqueles que foram estimulados pelas HQs e colocaram seu talento no papel, criando seu próprio universo.

Para quem gosta ou quer conhecer este universo, até domingo, em Campo Grande, é possível participar da 1ª edição do Tereré, Quadrinhos e Literatura (TQL), que reúne quadrinistas do Estado, com exposição de quadrinhos originais e gibis raros, artist’s alley, mesa-redonda com bate-papo sobre a produção de quadrinhos e oficinas gratuitas.

“A ideia foi do médico e escritor Ewerton Carvalho, da UBE  [União Brasileira dos Escritores- MS], que fez contato comigo e outros quadrinistas, com a intenção de agitar este mercado da criação e da literatura junto ao público. Nós nos reunimos, e o evento agora é uma realidade”, explica o cartunista e quadrinista Emmanuel  Merlotti, que participa e se junta a outros especialistas na área: Anderson Barbosa, Fabio Q (que veio de São Paulo e há um ano mora em Campo Grande), Wanick Corrêa, Claudio Dias e Nathã Ifran. 

No TQL, eles apresentam seus trabalhos para os fãs, interagem com o público, autografam pôsteres e HQs e ainda comercializam artes originais, prints e cartazes com direito a autógrafos. “Além de exibir nossos trabalhos, queremos trocar experiências e receber aquele interessado em saber como é começar neste universo das HQs. Mostrar que é preciso estudar desenho de tudo que é forma, se profissionalizar, porque o mercado exige. Além disso, ter persistência e investir em si mesmo, participar destes eventos, lançar coisas autorais, porque, na hora da seleção, querem ver se você é mesmo profissional ativo”, alerta Merlotti.

LANÇAMENTOS

Merlotti vai lançar sua segunda revista do personagem “Lázaros Hunter”, no evento. Ele é um cartunista atuante em Campo Grande e tem seu próprio estúdio há mais de 20 anos. Fabio Q chegou recentemente de São Paulo e já se juntou à cena de quadrinho local, para fortalecer com o conhecimento do circuito paulista de quadrinhos. “Este evento é especial, reúne os quadrinistas e é protagonizado por eles, que estão na linha de frente da sua criação. E estar com eles é muito legal, pois podemos pensar na criação de mercado, mostrar que existem produtores locais que têm excelência no trabalho que fazem. Está sendo um passo maior dentro do cenário de Campo Grande e de MS”, analisa Fabio Q. 

O TQL tem artistas regionais de carreira sólida e ativa no segmento, como é o caso de Claudio Dias, que é publicitário e ilustrador e que atualmente trabalha na divulgação do seu personagem “Super Zé”. Anderson Barbosa é proprietário do Pincel Digital Estúdio. Wanick Corrêa é ilustrador de vários livros locais e tem em seu currículo três revistas publicadas. “O Ewerton Carvalho vai lançar seu último livro, ‘Sherlock Holmes, em A Maldição do Rochedo”.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, às 19h – Técnicas de desenho, com Oliver Mont e Patrick Oliver;

Amanhã, às 19h – Oficinas de criação de tirinhas de quadrinhos, com Anderson Barboza;

Sexta-feira, às 19h – As participantes Evelise Couto e Mayara Barbosa, do Grupo “Leia Mulheres”, batem um papo sobre “Mulheres nas HQs e na Cultura Geek”. A mediadora é Rubia Sibele.

Sábado, às 15h – Batalha de desenhistas; e às 19h – Os autores e idealizadores do evento, Emmanuel Meriotti, Claudio Dias, Wanick Corrêa e Ewerton de Carvalho, falam do projeto TQL e de suas carreiras. A mediação fica por conta de Fabio Quill.

Domingo, às 15h – O mediador Daniel Rockenbach, do grupo de leitura “Vortice Literário”, convida o autor Fabio Quill para discutir as leituras indispensáveis das HQs. Às 18h – “Quadrinhos nas bancas de jornal, uma resistência?”. O mediador Giovani comanda esse bate-papo.

 

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).