Correio B

CÃOPORTAMENTO

"Na bagagem", tem cão viajando mais que você

Donos fazem questão de incluir os pets, parte da família, na viagem

Bruna Aquino

07/03/2019 - 09h00

A mala do Dylan está quase pronta.  O brinquedo favorito já está separado, assim como a caminha, o cobertor, a ração, o floral, a guia e a carteirinha de vacinação. O schnauzer de 7 anos se prepara para a primeira grande viagem. Vai sair de Campo Grande em direção a Búzios, no Rio de Janeiro. O trajeto inclui várias paradas para que ele possa beber água, se alimentar e também fazer xixi.

A viagem de férias só se tornou da família com a inclusão do terceiro passageiro, que mora desde filhotinho na casa de André e Dáfini. “A gente via cachorro na praia em vídeo e foto e ficava pensando que um dia queria levar. Quando passamos muito tempo longe de casa, ele fica sozinho, então pensamos em levar para fazer um passeio diferente para ambos. Nós e ele”, conta o arquiteto André Vilela Pereira, 33 anos.

Serão 11 dias conhecendo as praias do Rio de Janeiro, mas tudo com muito planejamento. “Vamos parando na casa de parentes e amigos e também estamos atentos a algumas questões de segurança, para ele ficar seguro no carro”, completa. A principal delas é quanto ao cinto de segurança preso à guia, que vai deixar Dylan confortável e seguro.

Além das paradas estratégicas em casas de amigos, os donos de Dylan fizeram pesquisas na internet de lugares “pet friendly” e também pediram indicações aos amigos que já viajaram em família. E até um brunch eles vão conseguir fazer com o bichinho.

DE MOTO

Não dá para dizer que Dorinha não tenha uma vida agitada. A poodle toy já foi até de motocicleta para Dourados e também Rio Verde. Os destinos escolhidos foram dentro do Estado, justamente em razão de o percurso não a cansar tanto sobre duas rodas. Aos 4 anos, a bichinha viaja dentro de bolsa própria para isso e vai entre a dona Zenilda e o marido. Como já é acostumada a viajar de carro e ficar na janela, Dorinha quis porque quis colocar a cabecinha para fora e ir curtindo o vento. Este foi o único cuidado que Zenilda aprendeu para as próximas aventuras. “Ela nunca sente nada, mas dessa vez ela ficou com um pouquinho de dor de ouvido, o que eu vou evitar”, alerta a técnica em contabilidade, Zenilda Vieira, 54 anos.

Em casa, todas as viagens são programadas incluindo a cadelinha. “Todas as vezes eu faço questão de levar, ela é muito boazinha e comportada. Só falta falar, é um bichinho especial, que conhece a gente, até os nossos sentimentos”, ressalta a dona.

No fim do ano, por exemplo, o casal dispensou vários hotéis justamente por não aceitarem animais.

“Pagamos mais caro para a Dorinha ficar mais à vontade e ela foi tratada como princesa”, garante Zenilda.

VAMOS VIAJAR, FRIDA?

Famosa, Frida é a vira-latinha de 9 anos que conheceu praticamente todo o Brasil. Durante três anos, ela e a dona, Michelle Cristina, viajaram 15 mil quilômetros, partindo de Maceió, no Nordeste. Como o desejo de Michelle era viajar, ela não pensou duas vezes em levar a “cãopanheirinha”. Quase todo o trajeto foi feito de carona. “Só peguei dois ônibus e dois BlablaCar [aplicativo de caronas]”, conta a culinarista de 40 anos. A viagem começou em 2014 e foi até 2017. “A gente desceu de Maceió até Paraty, passando por Sergipe e pelo sul da Bahia. Depois fomos até o Rio de Janeiro e de lá, voltamos por Valença, Morro de São Paulo até João Pessoa”, conta Michelle.

E todo o trajeto era feito com Frida na caixinha e Michelle com a vida nas costas, dentro da mochila. “Ela assumiu a caixinha como a casinha dela”, brinca. Até hoje, se ouvir a frase “vamos viajar?”, Frida já procura seu meio para ser transportada. A dica de ouro era seguir os horários de alimentação da bichinha. “Eu parava entre uma carona e outra para ela comer uma fruta ou uma cenoura, dar uma volta e fazer xixi”, descreve. Fora da casinha, Frida aprendeu a dormir na barraca junto da dona. “Foi muito legal essa viagem, hoje eu não tenho mais essa disposição”, ri Michelle. A aventura rendeu a página no Facebook “Frida, Vamos Viajar?”, que já não é mais atualizada, mas mostra por onde as meninas passaram.

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).