Os tradicionais painéis com pinturas de aves que embelezam os prédios em Campo Grande serão revitalizados. Assinados pelo artista plástico Cleir, as obras são tradicionais e integram parte do cartão-postal da região central da cidade. “Você olha para o céu de nossa cidade e vê aves maravilhosas da nossa fauna em meio aos prédios. É um privilégio sair na janela de casa e ver araras, papagaios e diversas outras aves, e, inspirado nisso, no ano 2000 pintei estas aves no prédio”, relata Cleir.
As obras foram feitas há 19 anos, no Edifício 26 de Agosto, sendo dois painéis: um de Papagaio Verdadeiro e outro de uma Arara Vermelha, cada um pintado em uma empena cega, nas laterais do prédio de 15 andares e 45 metros de altura. Dessa vez, Cleir e o assistente Luiz Carlos utilizarão um balancinho elétrico apto para o trabalho.
Desde 2017, Cleir começou a revitalizar suas obras no Estado. A primeira foi a Arara Azul que emoldura o edifício do Hotel Bristol Exceler Plaza, na Av. Afonso Pena; em seguida, o Monumento Pantanal Sul, conhecido como “Tuiuiús do Aeroporto”; e, por fim, o painel do edifício Adelina Rigotti, conhecido como “Prédio das Araras”, em Dourados.
A revitalização dos painéis tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e Sicredi. Cleir assina outras obras icônicas por Campo Grande, entre as mais conhecidas estão a Praça das Araras e o Monumento do Sobá (Feira Central).