Correio B

COMPORTAMENTO

Roberta D'Albuquerque: "Respira gente!"

Coluna semanal sobre infância e comportamento

De todos os memes de natal e réveillon que vi, o melhor foi o de uma camiseta que respondia à pergunta insistente da Simone – então é natal e o que você fez? – com um maravilhoso 'fiz o que deu'. Sem nenhum 'próspero', sem nenhum 'para você e para os seus', sem nenhum 'repleto'. Essas expressões que só são usadas nos cartões de dezembro. Ou pior, nas mensagens de whatsapp encaminhadas à exaustão.

Há uns cinco anos, mais ou menos, tento fazer mais do que deu e repito as mesmas promessas de virada. Cinco anos. Ainda me restava coerência e isso é boa notícia, eu sei. Mas gostei do fato delas já não me fazerem sentido no último dia 31.

Eu prometia cuidar mais do meu corpo. Bem, tentei. E parece que consegui, estou viva. Eu prometia ler mais. Amei as minhas leituras todas, mas ainda há muito o que ser lido, que bom. Eu queria dormir cedo. Posso tentar de novo esse ano, sem problemas, mas nem sei se quero. Leio à noite, vou à academia à noite, vejo meus memes já deitada. E gosto.

É engraçado pensar no quanto acreditamos controlar as nossas vidas, não é? Somos responsáveis por um tanto, claro. Mas há muito a ser vivido no improviso. Há muita surpresa no caminho. Pra quê tanta meta? Passei dezembro inteiro com o nariz tão congestionado, que na meia noite do dia 31, só me veio à cabeça uma única promessa: que eu valorize cada respiraçãozinha nesse ano. Enquanto durmo, faço exercício, leio, me divirto na internet, vivo. É simples, pouco até, mas é lindo, grande, quase mágico que esse micro movimento, possa nos dar fôlego para movimentar tudo. Para fazer o que der e o que parecer impossível. Feliz ano novo queridos, com fartura de ar.

Prevenção

Novembro azul chama atenção para os cuidados com a saúde do homem

Mês também traz a temática do câncer de próstata, os principais sintomas a que eles precisam estar atentos e os desafios que ainda permeiam o autocuidado e a busca por avaliação que atrasam o diagnóstico

03/11/2026 11h00

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves

Médico cita que muitos homens cresceram associando a procura por ajuda à fraqueza e aprendendo a minimizar sintomas, o que pode gerar consequências graves Foto: Arquivo / Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira

03/11/2026 00h01

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Em gabinete poderoso, caiu como uma bomba relatório técnico de órgão...Leia na coluna de hoje

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).