Correio B

GASTRONOMIA

Redescobrindo receitas: bolinho de arroz, biscoito de queijo e sorvete

Do petisco à sobremesa, aprenda três receitas deliciosas e bem práticas que vão fazer você mudar o conceito de prato principal

Doce ou salgada. Frita, assada ou gelada. Não importa. As receitas que você vai aprender neste fim de semana costumam frequentar a primeira ou a última página do cardápio. 

As opções que servem de entrada ou sobremesa – ou tira-gosto, lanche, petisco etc. – costumam ocupar a periferia dos menus. Muitas vezes injustamente.

Mas, ainda que não sejam o prato principal, são iguarias que encantam o paladar de muita gente. Primeiro pelo sabor e versatilidade, pois vão bem, praticamente, em qualquer ocasião.

E, em segundo lugar, embora não menos importante, conta muito a praticidade com que você poderá dominar o preparo das três delícias, pelo menos, na versão que aqui apresentamos para turbinar a sua aventura do sabor: bolinho de arroz, biscoito de queijo e sorvete de três leites. Quer ver?

BOLINHO DE ARROZ

Acostumado a surgir nas mesas domésticas a partir das sobras de arroz que abandonamos na geladeira, o bolinho de arroz foi aos poucos conquistando o seu lugar ao sol. 

Em todas as regiões do País, e sob as mais diferentes variações nos ingredientes e no preparo, o petisco subiu tanto de cotação no gosto popular que avançou das mesas domésticas para restaurantes de todas as cotações.

Também assado, com pimenta, espinafre ou mostarda escura, o bolinho de arroz segue atualmente ombreando a linguiça frita, espetinhos ou qualquer outro item de entrada do primeiro time. Se a cozinha estiver com tudo no lugar, você não vai gastar mais do que 20 minutos para prepará-los. E se for um chef mais experimentado, poderá fazê-lo em apenas 15 minutos.

Alguns cuidados são sempre recomendáveis para você não perder o controle da missão. Por exemplo, não custa lembrar da cautela no uso do sal e da pimenta-do-reino, os quais sequer indicamos a quantidade a ser utilizada. 

Parece talvez meio vago para os culinaristas mais matemáticos. Mas o bom e velho “sal a gosto” é a melhor medida para agradar a plateia. Se, de fato, estiver focado no paladar de quem vai comer, você vai se inteirar das medidas ideais.

Isso não quer dizer tascar sal e pimenta a rodo se o glutão alvo for daqueles que adoram os excessos. Sabor e saúde devem andar irmanados seja qual for a experiência gastronômica. E o óleo? 

Também, pelo mesmo caminho, deve ser adicionado com bom senso e, quanto ao tipo, vale o de canola, milho, soja e até azeite de oliva. Importante, no caso, é evitar porções recicladas de óleo.

E você pode fritar em imersão total ou de modo que o óleo fique na cintura dos bolinhos. Conforme for, verifique se você vai precisar virá-los para que fiquem todos completamente dourados.

Por último: você poderá congelar os bolinhos de arroz imediatamente após a modelagem. Especialistas garantem que eles vão resistir brava e saborosamente por até três meses no congelador ou freezer, sem perder as características de crocância e umidade tão apreciadas. Se for fritar na hora, nem precisa modelar. 

Para evitar o corre, você poderá apenas pingar as porções no óleo quente.

BISCOITO

Em meia-hora, literalmente em 30 minutos, esses irresistíveis biscoitinhos de queijo ficam prontos. Eles também não exigem nenhuma pós-graduação para você fazer bonito na cozinha na hora da pressa.

Valorize a escolha do queijo, já que é o laticínio, desde o nome do petisco, que protagoniza o lanche da vez. Não menos importante deve ser a cautela com o leite de coco. Cuide para que o ingrediente esteja mesmo, conforme a receita, gelado quando for preparar.

Assim garante que a massa do biscoito atinja o ponto ideal antes, durante e depois da etapa de forno. E não deixe que os biscoitos assem por muito tempo. Se você dormir no ponto durante esta etapa, todos vão comer biscoitos duros.

SORVETE

A palavra-chave para obter sucesso na condução da receita do sorvete de três leites é de-li-ca-de-za. Especialmente na hora de bater os tais três leites – o creme de leite, o leite condensado e o leite em pó.

Se for bater à mão, opere o fouet com bastante suavidade. Ou seja, nada de usar de muita força nem de ultrapassar a velocidade média de seu próprio punho. 

Na batedeira, basta ajustar o eletrodoméstico para a velocidade mais baixa. E, de novo, ao adicionar o leite em pó, com bastante delicadeza.

Deixe a voracidade para o momento de saborear a guloseima e não vai se arrepender. Agora, ao trabalho e bom apetite.

Biscoito de queijo

Ingredientes

> 500 g de polvilho;

> 300 g de queijo parmesão ralado;

> 250 ml de leite de coco gelado;

> 3 ovos;

> 250 ml de óleo;

> Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Aqueça o óleo em uma panela.

Banhe o polvilho com o leite de coco gelado e amasse com as mãos até ficar soltinho.

Adicione o óleo e continue amassando. Adicione o queijo ralado, sal e os ovos e continue amassando até ficar firme.

Enrole a massa e corte em pedacinhos pequenos do tamanho que preferir.

Leve ao forno preaquecido até dourar.

Sorvete de três leites

Ingredientes

> 500 ml de creme de leite fresco bem gelado;  

> 1 lata de leite condensado;

> 100 g de leite em pó;

> 30 biscoitos de maisena.

Modo de Preparo:

Quebre os biscoitos com as mãos e reserve.

Na batedeira ou com um fouet, bata o creme de leite até aumentar o volume e ficar com picos moles.

Acrescente aos poucos ¾ da lata de leite condensado e continue batendo, com mais delicadeza se for à mão ou em velocidade baixa se estiver usando a batedeira.

Quando atingir o ponto de chantilly, misture delicadamente o leite em pó.

Transfira pouco a pouco a mistura para o recipiente que for usar para servir, intercalando com o leite condensado restante e os biscoitos quebrados.

Cubra o sorvete com plástico filme e mantenha no congelador por, pelo menos, seis horas.

Bolinho de arroz

Ingredientes

> 3 ovos;

> ½ molho de salsa picada;

> 120 g de farinha de trigo;

> 20 g de queijo parmesão ralado;

> 350 g de arroz cozido;

> 15 g de fermento em pó;

> Sal e pimenta-do-reino;

> Óleo.  

Modo de Preparo:

Em uma tigela, acrescente os ovos, a pimenta-do-reino moída, a salsa picada, a farinha, o queijo ralado, o arroz e o fermento. Misture bem, até ficar homogêneo. Com o auxílio de duas colheres de sopa, modele os bolinhos.  

Aqueça o óleo – preferencialmente em uma panela pequena ou média – e, em seguida, frite os bolinhos até ficarem bem dourados.

Escorra os bolinhos em papel absorvente e sirva.

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).