Correio B

AUDIOVISUAL

Mulheres indígenas de MS participam da primeira rede de cineastas indígenas do Brasil

A rede foi lançada nesse sábado, e conta com a participação de cinco cineastas do Estado

Ketlen Gomes

30/04/2023 - 15h08

No último sábado (29) foi lançado o “Katahirine”, a primeira Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas do Brasil. O projeto conta com a participação de cinco cineastas de Mato Grosso do Sul, entre as 71 mulheres de 32 etnias de todo o país. 

Graciela Guarani, Jhonn Nara Gomes, Jhomalis Franco Gomes e Michele Perito Concianza Kaiowá, são da etnia Guarani Kaiowá, e Fabiane Medina, da etnia Ava Guarani, são as representantes de MS na rede. 

O lançamento foi em uma live, no canal do Instituto Catitu, no YouTube. Na ocasião, além de ser apresentado o primeiro mapeamento de todas as cineastas indígenas do Brasil, também houve um debate sobre a importância do cinema indígena feminino. 

A rede é aberta, coletiva e composta por mulheres que atuam nas áreas do audiovisual e comunicação, com o objetivo de fortalecer a luta dos povos originários por meio do cinema. 

Graciela Guarani, uma das representantes do Estado na rede, também está no Conselho do projeto. Graci, como é conhecida, é diretora do projeto Falas da Terra da TV Globo (2021 e 2023) e uma das diretoras da série Cidade Invisível da Netflix. Este ano, lança seu longa-metragem Horizonte Colorido.

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).