Correio B

ATRAÇÃO CULTURAL

Alunos da UFMS apresentam espetáculo de dança sobre os processos do luto

Evento será aberta ao público e realizado no Teatro Glauce Rocha, na próxima terça-feira (13), às 19h30

Ana Clara Santos

10/06/2023 - 18h00

Para quem gosta de dança, no próximo feriado (13), Dia de Santo Antônio, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta uma ótima opção, com o espetáculo Luctus, idealizado e executado por alunos do curso de Educação Física da instituição. 

A apresentação, prevista para iniciar às 19h30, será no palco do Teatro Glauce Rocha, dentro do campus da UFMS. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. 

O nome do espetáculo vem do latim e significa luto, e a performance, que é parte da disciplina de Aprofundamento em Dança, abordará as diversas fases do processo emocional de superar a perda de alguém ou de algo, do fim de processos e outros sentimentos que podem levar ao luto. 

O assunto será abordado com a junção de diversos estilos como improvisação, jazz contemporâneo, danças urbanas, dança de salão, dança afro-brasileira e samba.

De acordo com o professor da Faculdade de Educação, Marcelo Victor da Rosa, a coreografia foi pensada em conjunto pelos alunos, coordenada por ele, e será avaliada por uma banca julgadora.

“Todo o processo do espetáculo foi construído junto com os estudantes: eles produzem as coreografias, mas sob a minha direção, a minha função é de diretor artístico. O espetáculo vem sendo construído ao longo do semestre e no dia da apresentação também teremos uma banca de professores de dança e mestrandos que vão avaliar o produto, ou seja, a performance”, detalha. 

De acordo com a estudante Eduarda Peixoto Leite, que faz parte da apresentação, a elaboração do espetáculo acabou se tornando um processo intenso e que acabou envolvendo o íntimo de todos os participantes. 

“Foi um processo tocante, que mexeu muito com o íntimo dos estudantes, nos fazendo reviver momentos marcantes de nossas vidas. Com isso, deixo aqui o convite para que todos possam nos prestigiar, nossa mensagem será linda e esperamos tocar o público com a nossa arte!”.

A apresentação não tem faixa etária de classificação e está aberta tanto para a comunidade interna como externa.

Assine o Correio do Estado

Autocuidado

Especialistas apontam barreiras que alguns homens enfrentam quando o assunto é a saúde pessoal

Mês classificado como Novembro Azul retoma a pauta da saúde masculina e especialistas evidenciam barreiras ligadas ao aspecto geracional, ao estigma do medo de demonstrar fraqueza e, em alguns casos, à dificuldade de acesso imposta pela tecnologia

05/11/2026 09h30

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).