Correio B

gastronomia

Confira as dicas das melhores combinações com ervas aromáticas

Salsa, cebolinha ou coentro? Louro, alecrim ou manjericão? Confira dicas para um toque especial nas receitas caseiras com ervas aromáticas

O cheiro-verde é aquela combinação de cebolinha com salsa, às vezes com salsinha, envoltas no mesmo plástico que você encontra nos supermercados de todo o País. Ou com o coentro no lugar da salsa. Mas o uso das folhas para temperar, como se sabe, vai bem além da famosa casadinha. 

Perde-se no tempo a origem de sua utilização, não somente na cozinha, como também para finalidades farmacêuticas, cosméticas e na fabricação de infusões e na conservação de alimentos. 

As ervas aromáticas são utilizadas na preparação de diferentes pratos, proporcionando um sabor diferenciado a inúmeras receitas.

Entre as opções, a salsa, a cebolinha e o coentro são, justamente, as que mais se destacam e as que geram mais dúvidas, tanto na hora de comprar quanto na hora de incluir nas receitas. Alternativas como louro, alecrim e manjericão também fazem parte da culinária de diferentes países.

Para entender melhor como utilizá-las, a nutricionista Tamiris Pitana Martins, que atua em restaurantes de São Paulo, ensina com quais alimentos esses temperos combinam melhor, para preparar refeições saborosas. Confira.

SALSA

É uma das ervas mais populares na culinária, graças à sua versatilidade. O sabor é levemente picante e intenso. É indicada para ser usada em carnes vermelhas, sopas, risotos, peixes, molhos, omeletes e legumes. Também pode ser utilizada em sucos, trazendo um frescor à bebida. 

É ótima para dar um toque especial à carne moída, por exemplo, que é utilizada no recheio de pastéis. A salsa pode ser usada em sua forma natural ou desidratada, antes, durante ou após a preparação. Muitos utilizam como elemento decorativo dos pratos.

CEBOLINHA

Tem uma apresentação de folhas longas, verdes e finas. Como o próprio nome já diz, tem um sabor suave de cebola. Na culinária brasileira, é bastante comum encontrá-la em saladas cruas, omeletes, sopas e peixes. É um ingrediente bastante utilizado na culinária japonesa, por exemplo, para finalizar o prato e compor o sabor. Combina perfeitamente com cogumelos do tipo shimeji.

COENTRO

Há quem ame e quem não seja muito fã dessa hortaliça. Com gosto forte e marcante, o coentro é empregado em receitas nordestinas, mexicanas e indianas.

Por conta do picante da erva, pode ser utilizada em receitas salgadas, como buchada, baião de dois e moqueca, além de servir de tempero para diferentes tipos de peixes, frango e camarão. É um dos ingredientes do guacamole, receita mexicana feita com abacate, tomate e cebola.

LOURO

A folha tem um sabor levemente amargo. Aqui no Brasil, grande parte da população utiliza quando cozinha feijão, mas a erva também pode ser utilizada em refogados, molhos feitos com tomate, lentilha e grão-de-bico.

Diferentemente das demais ervas aromáticas citadas, a folha de louro não deve ser ingerida. Ela é utilizada apenas no preparo dos pratos e deve ser retirada antes de consumir a refeição.

ALECRIM

A erva tem um cheiro marcante, com sabor levemente azedo. Trata-se de uma opção bem versátil para quem gosta de cozinhar, podendo ser usado para temperar carne vermelha, frango, peixe e porco. 

Muitas pessoas utilizam o alecrim para aromatizar azeite e até mesmo manteiga. Também pode ser usado na preparação de pães, receitas com queijos e para temperar legumes. Batatas assadas com azeite e alecrim trazem um sabor marcante, por exemplo.

MANJERICÃO

Com aroma perfumado, o manjericão tem um gosto forte e pertence à família da hortelã. É um tempero comum na culinária brasileira e na italiana, podendo incorporar molhos de tomate, molho pesto e saladas. Também está presente em massas, sopas, refogados de carne e queijos. 

No Brasil, é comum encontrá-lo na pizza de nome marguerita, feita com molho de tomate, muçarela e manjericão. Pode ser usado fresco ou desidratado.

ESCOLHER

Na hora de escolher o melhor ramo, observe as folhas, veja se todas estão bem verdinhas. Se muitas estiverem machucadas ou escuras, evite, porque vai acabar perdendo boa parte do maço.

CORTAR

Para a salsinha e o coentro, o ideal é picar as ervas quando elas estiverem bem secas. Então, ao chegar da feira ou do mercado, aproveite para lavar o cheiro-verde em água corrente e secar. Se você tiver uma centrífuga de salada em casa, ótimo. Se não, use um pano de prato ou papel-toalha para deixar as folhas sequinhas.

Com as folhas secas, reserve os talos e pique as folhas em pedaços pequenos, fazendo movimentos de alavanca com a faca.

Existe um utensílio de cozinha bem útil, chamado meia-lua, que pica as hortaliças em pedaços bem pequenos, sem oferecer riscos aos dedos. Não jogue fora os talos que foram cortados, você pode aproveitá-los também no preparo de uma deliciosa maionese temperada. É só bater tudo junto.

No caso da cebolinha, o passo de lavar e secar é o mesmo da salsa e do coentro. Para facilitar e agilizar o corte, amarre os talos. Corte a parte branca de todos e descarte. Vá cortando devagar por toda a extensão da cebolinha, em pedaços miúdos.

ARMAZENAR

Depois de lavar, secar e cortar tudo, congele! Acredite, você não vai querer passar por esse processo todas as vezes que for usar cheiro-verde em alguma receita. Compre em quantidade razoável e aproveite que já vai gastar tempo mesmo para lidar com as suas ervas e guarde bastante para receitas futuras. 

Guarde em recipientes com tampa e coloque no congelador. As ervas vão do freezer direto para a panela e você não perde nada no processo.

Escreva a legenda aqui

representando ms

Idealizador do 'Tereré e Quadrinhos' vai pela 4.ª vez à FIQ em BH

Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, um dos principais palcos para os produtores desse formato de histórias que buscam catapultar projetos

04/11/2026 10h07

correio b terere

correio b terere Emmanuel Merlotti participa pela quarta vez do Festival Internacional de Quadrinhos de BH / Acervo Pessoal

Continue Lendo...

DIÁLOGO

A reeleição de Lula para mais quatro anos de mandato jogou um balde de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (4)

04/11/2026 00h02

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

8603c51d 751d 4b37 89cb fe2c5ad0fc99 13_2

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).