Correio B

FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS

Editora de CG lança publicação relâmpago em evento mineiro

O tema do FIQ 2024, que presta uma homenagem a Ziraldo (1932-2024), é "Onde cabem os quadrinhos?"

Marcos Pierry

24/05/2024 - 17h30

Foi tudo meio de última hora, no corre-corre, porém, como disseram os quadrinistas envolvidos na mais recente publicação da Avuá Edições, “tá valendo” – e muito. Trata-se do projeto editorial em pequeno formato “Quebra Torto de Bolso”, em que um grupo de seis artistas do traço da Cidade Morena decidiu fazer prestes a dois deles – Marina Duarte e Fabio Quill – embarcarem para a edição deste ano do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que começou ontem, em Belo Horizonte (MG), e segue até este domingo.


O tema do FIQ 2024, que presta uma homenagem a Ziraldo (1932-2024), é “Onde cabem os quadrinhos?”, certamente o mote inspirador ao qual a turma de artistas reunidos pelo Avuá respondeu com a publicação inédita, produzida no modo expresso e que, como se anuncia já no nome, cabe até no bolso. Quem dá o contexto do projeto é a publisher Mayara Dempsey, parceira de Fabio na Avuá Edições.


“O ‘Quebra Torto de Bolso’ é o desdobramento de uma ideia que nasceu em 2022, quando o [artista, escritor e grafiteiro] Fabio Quill decidiu reunir, por meio de um projeto, talentos de MS que ainda não haviam sido publicados, possibilitando que outros leitores conhecessem seus trabalhos”, diz Mayara – ou simplesmente May, como os amigos a chamam.


“Essa coletânea é uma continuação desse conceito de reunir pessoas em torno de uma mesa ou, nesse caso, em torno de histórias. Para quem não conhece, o quebra-torto é um prato típico da região pantaneira, servido como um desjejum robusto e compartilhado pelos peões antes de iniciarem o trabalho no campo”, explica.


“Esse primeiro volume apresenta seis histórias curtas que, embora inicialmente concebidas com temas livres, acabaram se conectando tematicamente, proporcionando uma experiência de leitura envolvente, engraçada e reflexiva que traz uma sensação de looping 
e de busca”, conta Mayara.


“O formato de bolso foi escolhido justamente na intenção de levar um pouco dos quadrinistas do nosso estado para outros bolsos, para chegar a novos leitores e ser mais acessível financeiramente”, pontua. 


Cada exemplar custa R$ 15. Os outros quadrinistas envolvidos, além de Fabio e Marina, são Dudu Azevedo e Grippho (Jaqueline Cabral), “com quem já tínhamos parceria”, além de Jurubits (Júlia Carriconde) e Miccy Studio (Milena Zarate), “com quem ainda não tínhamos trabalho juntos, mas que admirávamos”.


São talentos de formação e trajetória diversa ao longo da última década, com uma pesquisa com e sobre a imagem que passa pela ilustração, o design, o desenho, a pintura, o grafite e, naturalmente, roteiros e storyboards da arte sequencial das HQs.


Fabio Quill, por exemplo, publicou sete livros, sendo sua HQ “A Casa Baís” (2021) indicada ao HQMix, o Oscar brasileiro dos quadrinhos. O projeto “Quebra Torto”, financiado pelo Rumos Itaú Cultural, foi idealizado pelo próprio artista.


Outro projeto de destaque assinado por ele é o HQ Mural (2020/2021), financiado pela Lei Aldir Blanc, que explora as possibilidades narrativas das HQs utilizando as técnicas do muralismo e do grafite.

“QUEBRA TORTINHO”

Fabio e Marina foram aprovados para participar da 12ª edição do FIQ e estarão na mesa 122 do Minascentro, durante os cinco dias de evento, vendendo o “Quebra Torto de Bolso” e outras publicações. “Existe uma seleção para participar e expor no FIQ. Eles avaliam seu currículo e publicações, dando o parecer de aprovado ou não”, diz Mayara.


A programação do FIQ é totalmente gratuita e terá mesas redondas, debates, conversas, exposição, duelos de HQs, rodada de negócios, oficinas e sessões de cinema. No total, 400 artistas brasileiros e internacionais participam do evento.


“Após o FIQ, vamos distribuir [a edição de bolso] nas principais bancas de revistas e nas livrarias independentes de Campo Grande, mas [interessados] podem entrar em contato com a gente pelo Instagram da editora que enviaremos [uma edição]”, promete Mayara.


“Pretendemos lançar anualmente ou, quem sabe, semestralmente, sempre com rodízio de quadrinistas, pois a intenção é realmente divulgar e promover nossos quadrinistas por aí. E, por fim, o ‘Quebra Tortinho’, que em breve lançaremos, é voltado para o público infantil, ou seja, HQs para crianças”, anuncia a publisher da Avuá.

Autocuidado

Especialistas apontam barreiras que alguns homens enfrentam quando o assunto é a saúde pessoal

Mês classificado como Novembro Azul retoma a pauta da saúde masculina e especialistas evidenciam barreiras ligadas ao aspecto geracional, ao estigma do medo de demonstrar fraqueza e, em alguns casos, à dificuldade de acesso imposta pela tecnologia

05/11/2026 09h30

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo

Nunca é tarde para educar indivíduos quanto à compreensão pessoal e aos cuidados necessários com o próprio corpo Reprodução

Continue Lendo...

Diálogo

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (5)

05/11/2026 00h02

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje

Prefeitos de Mato Grosso do Sul rasgaram o verbo para demonstrar toda a ira após... Leia na coluna de hoje Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).