Correio B

Diálogo

Alguns candidatos a prefeitos derrotados na briga pelas prefeituras... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

Continue lendo...

José Saramago - escritor português

Nada é para sempre, dizemos, 
mas há momentos que parecem ficar suspensos, 
pairando sobre o fluir inexorável do tempo”.

FELPUDA

Alguns candidatos a prefeitos derrotados na briga pelas prefeituras decidiram encontrar culpados pelo mau desempenho nas urnas. 
Para eles, determinados órgãos de imprensa das cidades foram os “grandes responsáveis” pela derrota. Querem, agora, que a Justiça Eleitoral não permita que os escolhidos pelo povo assumam e muito menos sejam diplomados. O mais estranho é que eles não recorreram quando se achavam prejudicados, fazendo suas denúncias durante a campanha, preferindo deixar para depois. Vai entender...

Utilidade pública

Está em pauta para votação, nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal da Capital, proposta que declara a Associação Venezuelana em Campo Grande (AVCG) de utilidade pública municipal. 

Mais

A proposta tem como finalidade o reconhecimento do trabalho da entidade no apoio a imigrantes e refugiados daquele país. 
A autoria é da vereadora Luiza Ribeiro (PT).

No domingo (15), o coronel Rabelo, representando o Instituto Homem Pantaneiro, recebeu a premiação do Melhores do Ano, 
no palco do “Domingão com Huck”, da Rede Globo. Presidente do projeto, ele atua há mais de 40 anos pela conservação do Pantanal. Na década de 1980, Rabelo ajudou a fundar a Polícia Militar Ambiental de MS, formando as primeiras equipes a combater crimes contra o meio ambiente. Chamado pelo jornalista William Bonner de “guardião do Pantanal”, o coronel citou a obra “O Fazedor de Amanhecer”, do escritor Manoel de Barros, e se despediu com uma frase do poeta: “Somos todos devedores dessas águas”.

Rosana Pellizzon e Nilza Gonçalves

 

João Pedro Mota

Chegando

Com a escolha de Walter Benedito Carneiro Júnior para ser secretário-adjunto da Casa Civil, o governador Eduardo Riedel começa a preparar o terreno com vistas a 2026. Waltinho, como é conhecido, auxiliará Eduardo Rocha, titular do órgão, nas articulações políticas, que terão amplitude maior depois que este também herdou o comando do escritório político de MS que funciona em Brasília. 

Tese

Walter é suplente de deputado federal pelo PP e, depois de ter passado pela Sanesul, foi ser adjunto na Semadesc, cujo titular Jaime Verruck é muito ligado politicamente à senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, liderança maior do PP no Estado. Isso reforça ainda mais a tese de que o governador estaria mesmo a caminho da sigla progressista, deixando o ninho tucano.

Reunião

Um outro indicativo de que o PP pretende contar com Riedel em suas fileiras foi a recente reunião da ministra Simone Tebet com a prefeita progressista Adriane Lopes. Ambas discutiram questões relacionadas à Rota Bioceânica, pois, pela importância da obra 
e seus efeitos, ainda há muito terreno pela frente. Simone é esposa de Eduardo Rocha, da Casa Civil de Riedel, que apoiou a reeleição de Adriane. Assim sendo...

ANIVERSARIANTES

Dr. Guilhermo Ramão Salazar,
Nícolas Carrelo,
Leila Sandra Neme da Silva Matos,
Dr. Carlo Frabrizio Campanile Braga,
Mário Claus, 
Marilza Corrêa Negrão,
Patricia Rodrigues Mendonça,
Jina Deva Coutinho de Andrade,
Douglas Adevaler Bez,
Jorge Takayoshi Neshida,
Júlio de Moraes Filho,
Manuel Correia Ribeiro,
Sebastiana de Sousa,
Creodil da Costa Marques,
Sebastião Sergio de Melo,
Córa Benevides Sobrinha,
Marlene Salete Dias Costa,
Antonio Cigerza,
Laercio Santos,
Jairo de Quadros Filho,
Adilsom Cursino Silveira,
Regina Higa de Oliveira,
Ruan Aquino Montazoli,
Fabiana de Souza Oshiro, 
Valéria Camara Simioli, 
Dr. Peterson Vieira de Assis, Tarjanio Tezelli, 
Antônio Carlos Machado 
de Vilhena Moraes,
Derley dos Reis de Oliveira (Cazuza),
Cláudio Kachik Chemzariam,
Michel Estevam Pedro,
Alver Zambon, 
Sebastião Rodrigues Neto,
Dayane Almeida,
Breno Santos, 
Paula Carolina Leite Walker,
Monalisa Cruz Bonfim Alessi,
Fernando Flávio de Oliveira,
Antônio Carlos Estevão de Souza,
Paulo de Tarso Costa e Vasconcelos,
Lilian Cristina Gontijo Braga,
Luiza Kanashiro,
Pablo Francisco Frutuoso,
Dr. Joel Miyahira, 
Fayla Michele Bosso,
Ângela Ribeiro Arakaki,
Tatiana Rodrigues de Oliveira de Arruda,
Ana Maria Prado de Queiroz,
Luciana Mendes Dauria,
Lara Manvailer Dias,
Vicente Sarubi,
Oswaldo Luiz Pepe,
Luiz Carlos Maiorquin,
Therezinha Paulino,
Neuza Ferreira Schimidt,
Wanda de Oliveira Barcellos,
Ivone Pereira Castelo Branco,
Catarina de Almeida Flôres,
Renata Burali Carneiro,
Fabrícia Farias Olazar,
Geraldo Dias Queiroz,
Eduardo Teixeira Neves,
Kelly Cristina do Nascimento,
Guilherme Moraes de Castro,
Keila Lima,
Cristine Spinato, 
Marcos Venicius de Moraes,
João Victor Martins,
José Fernandes de Souza,
Luiz Gonzaga Avelino,
Joaquina Rondon Pereira, 
Gustavo de Castilho Merighi,
Daniele de Oliveira Georges,
Antônio de Matos Ferreira,
Christovão Estevão Freire,
Disney Souza Fernandes,
Maria Lúcia Ferreira de Oliveira,
Tânia Mara Coutinho de Franca Hajj,
Márcia Maria Pereira Barbosa,
Daniel de Barbosa Ingold,
Enilson Gomes de Lima,
Maria José Bonfim Botelho,
Alfredo Ramos Brandt,
Luciana Branco Vieira,
José Edmur de Almeida,
Alessandro Monteiro Pinheiro,
Raffael Morinigo de Melo,
Elísio Gomes Arcenio,
Glaucia Santana Hartelsberger,
Izabelino de Souza Yarzon,
Agnes Susan Missuzu Gonda Oshiro, 
Edson Guzzela,
Gladston Serrano de Oliveira,
Gisele Franzé Tiepo,
Ana Beatriz Boscolo Pimentel Loureiro,
Jociane Miralles Cação, 
Luiz Souza Nascimento,
Olímpio Duarte Medeiros,
Adaila de Oliveira Barbosa,
Leandro Rogério Ernandes,
Andrew Alves Bento,
Luiz Calado da Silva,
Adriany Barros de Britto Ferreira,
Fabiana Raquel de Oliveira Picoline,
Fábio Coutinho de Andrade,
Rosângela da Silva Gomes.

*Colaborou Tatyane Gameiro

SAÚDE

Cigarro? De jeito nenhum

Eletrônico ou tradicional, o cigarro causa mais prejuízos ao organismo do que muita gente imagina; médicos alertam para as diferentes formas de consumo da nicotina

16/12/2024 10h00

Principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o planeta; no Brasil, são 161.853 mortes anuais, o equivalente a 443 pessoas por dia

Principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o planeta; no Brasil, são 161.853 mortes anuais, o equivalente a 443 pessoas por dia Foto: Pixabay

Continue Lendo...

Que cigarro faz mal, isso todo mundo sabe. Só que parar de fumar também é uma missão difícil para quem tem essa dependência. É por isso que tanta gente, em vez de buscar logo o tratamento adequado, prefere antes recorrer a “estratégias paralelas”, digamos assim, na tentativa de minimizar gradativamente a compulsão causada pela nicotina, ou mesmo de promover uma redução dos danos ocasionados por esse mau hábito. 

Cigarro de palha, cachimbo, fumo de mascar, cigarro eletrônico. Essas costumam ser as “opções” que os fumantes inicialmente procuram na ilusão de driblar o vício, sem ter que, de fato, abandoná-lo.

Como se um alcoólatra, por exemplo, trocasse a cachaça pelo vinho. Ou seja, uma forma de encontrar uma solução que não seja propriamente a de parar com tudo. Mas que, infelizmente, não existe.

Certo é que o consumo de tabaco, seja por qual meio for, é sempre prejudicial e deve ser evitado, conforme explicam os otorrinolaringologistas Rui Imamura e Cristiane Adami. Ambos atuam em um hospital de São Paulo que é referência nacional em saúde de ouvido, nariz e garganta.

FUMO DE MASCAR

No caso do fumo de mascar, Imamura explica que, embora ele não seja inalável, esse tipo de produto em nada ajuda a quem deseja superar o vício em nicotina, além de também oferecer riscos à saúde. 

“Mascar tabaco expõe as mucosas da boca e da garganta a mais de 20 tipos de substâncias tóxicas que, da mesma forma que o cigarro comum, podem levar a doenças gengivais, a problemas dentários e até mesmo a tumores da boca e da garganta”, enfatiza o médico.

CIGARRO ELETRÔNICO

Já no caso do cigarro eletrônico (também conhecido como vape), a dra. Cristiane destaca que, além dos riscos já sabidos, existe um agravante, que é a falta de informações acerca da composição dos líquidos utilizados. 

“O grande problema, a meu ver, está nos componentes que não são verdadeiramente informados nos rótulos e têm alta capacidade cancerígena. Entre os mais frequentemente encontrados estão a nicotina, o propilenoglicol, a glicerina, o 2-clorofenol, o polônio-210 e inúmeros metais pesados”, elenca a médica. 

Os problemas, segundo a especialista, não param por aí.

“Além desses elementos citados, ainda há os produtos de degradação no processo de aquecimento do líquido para criar um aerossol inalável, que são o formaldeído, o acetaldeído e a acroleína. Todos esses representam grande risco à nossa saúde e denotam o quanto o cigarro eletrônico é extremamente prejudicial, pois afetam vários órgãos do nosso corpo, como vias aéreas, cérebro e coração”, alerta.

No caso das vias aéreas, em especial, Cristiane acrescenta que tais substâncias causam inflamação nas gengivas, nos seios paranasais, na garganta, na laringe e nos pulmões, que podem, inclusive, ensejar quadros de câncer, além de induzir lesões nas pregas vocais, que causam rouquidão persistente e alteração na qualidade vocal.

“É uma modinha em que definitivamente não podemos entrar”, opina a especialista.

CUIDADOS

Seja de qual forma for o consumo da nicotina, os dois médicos recomendam atenção a certos sintomas, que servem de sinais de alerta a possíveis doenças relacionadas.

Pacientes que tenham rouquidão em período maior que duas semanas, principalmente quando associada a dor de garganta, dor para engolir, dor irradiada para o ouvido, pigarro constante ou com sangue, dificuldade ou barulho ao respirar devem procurar um médico. 

Quanto à melhor forma de prevenção a essas doenças, “a número 1”, como dizem os especialistas, é parar de fumar, “como todos já sabem”.

SAIBA

Enquanto o Congresso Nacional segue debatendo a legalização dos cigarros eletrônicos, a Anvisa mantém a proibição desde 2009.

Mesmo assim, o consumo continua crescendo entre os jovens. Cerca de um a cada quatro brasileiros entre 18 e 24 anos já utilizaram esses dispositivos ao menos uma vez.

O principal argumento de quem defende a regulamentação do comércio para os chamados vapes é o recolhimento de impostos. Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), Mato Grosso do Sul deixou de arrecadar 

R$ 104,09 milhões em impostos estaduais e federais em 2023 por conta do comércio ilegal de cigarros eletrônicos. No fim de novembro, uma operação da Polícia Civil apreendeu três mil unidades desse tipo de cigarro em Campo Grande.

A mais recente Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, de 2019, apontou que 14,9% da população de 18 anos ou mais (296 mil pessoas) é fumante atualmente em MS, segundo maior índice entre os estados brasileiros.

Em Campo Grande, capital com o maior porcentual de fumantes no Brasil, o índice é de 16,1% – 109 mil pessoas.

Assine o Correio do Estado

ATRAÇÕES

Expogrande 2025 terá shows de Hugo & Guilherme, Matuê e Chitãozinho & Xororó

Atração surpresa será divulgada nas próximas semanas

16/12/2024 08h45

Expogrande 2024

Expogrande 2024 DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

A 85ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande (Expogrande) ocorrerá de 3 a 13 de abril de 2025, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, localizado na rua Américo Carlos da Costa, número 320, vila Carvalho, em Campo Grande. Serão 11 dias de shows, leilões, exposições, comidas típicas e atrações culturais.

As atrações são Hugo & Guilherme, Matuê, Chitãozinho & Xororó, Teto, Wiu, Brandão e Vh & Alexandre. Confira as datas de cada show:

3 de abril (quinta-feira) - Matogrosso & Mathias
4 de abril (sexta-feira) - Matuê, Teto, Wiu, Brandão
5 de abril (sábado)- Chitãozinho e Xororó
11 de abril (sexta-feira)- Atração surpresa ainda não divulgada
12 de abril (sábado) - Hugo e Guilherme; Vh e Alexandre

Até o momento, não há previsão para o início das vendas dos ingressos. A Dut’s Entretenimento é a produtora responsável pela organização das atrações musicais.

Em 2024, as atrações musicais foram Victor e Léo (04/04), Lauana Prado (05/04), Gustavo Mioto (05/04), Henrique e Juliano (06/04), Fred e Fabrício (07/04), Ana Castela (12/04), Rayane e Rafaela (12/04), Simone Mendes (13/04) e Guilherme e Santiago (14/04).

Polícia Militar (PMMS) e Guarda Civil Metropolitana (GCM) devem marcar presença para realizar a segurança do evento.

No ano passado, a Expogrande faturou R$ 576 milhões - a expectativa era R$ 150 milhões -, recebeu 114 mil visitantes e realizou 16 leilões.

Promovida pela Acrissul, a Expogrande é considerada a maior feira agropecuária do Estado e já recebeu o título de 2ª maior feira agropecuária do Brasil, ficando atrás apenas da ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).