Correio B

Diálogo

Alguns dos nove vereadores de Bataguassu parecem gostar muito de respirar... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Barão de Itararé - Escritor Brasileiro

O homem que se vende 
recebe sempre 
mais do que vale”.

FELPUDA

Alguns dos nove vereadores de Bataguassu, município do interior de Mato Grosso do Sul com 23 mil habitantes, parecem gostar muito de respirar ares diferentes. Dessa forma, a média de diárias que recebiam mensalmente chegava ao total de R$ 1 milhão. 
O Ministério Público entrou no circuito, colocou freio na farra com dinheiro público e exigiu série de medidas da Casa para estancar tais gastos, caso contrário, haverá medidas judiciais por improbidade administrativa. Como se vê...

Não colou

Em Ponta Porã, homem matou a mulher usando um cinto para esganá-la. Disse à vizinha que a vítima tinha cometido o suicídio “se enforcando”. Só que corpo estava na cama e um cinto ao lado. Ouvido por um policial, que reside nas proximidades, o suspeito, com o rosto todo aranhado, exaltou-se e teve que ser contido. Na delegacia, acabou confessando o crime, alegando que havia bebido, discutido com a mulher e ela, mesmo tentando se defender, acabou assassinada.

Queda

Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu em 18 dos 29 setores da indústria neste mês. Nos 11 segmentos restantes, a avaliação subiu. É o que mostra levantamento da Confederação Nacional da Indústria. Em três dos setores industriais nos quais o índice diminuiu, o resultado foi suficiente para que eles regredissem de “confiança” para “falta de confiança”. São eles: produtos de minerais não-metálicos; biocombustíveis; e móveis. 

O renomado médico pneumologista dr. Ronaldo Perches de Queiroz receberá o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, uma indicação do deputado Coronel David que foi aprovada por unanimidade. A entrega será hoje, a partir das 19h, durante sessão solene que acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que também concederá a Comenda do Mérito Legislativo.

Maria do Carmo Ferreira e Evanise Leal Pinto

 

Taty e Rubens Henriques

Rachados

Nos bastidores, a informação é de que a tentativa do vereador Papy de ser o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, com apoio do ex-chefe da Casa Civil Sérgio de Paula, pode tornar seu sonho em algo distante. O que se fala é que a condução do processo terá a participação do senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP) e do governador Eduardo Riedel (PSDB), fortes lideranças dos seus respectivos partidos. Longe dos olhos da população, a guerra promete ser acirrada que só e ocorre em um momento que os partidos políticos estiveram rachados durante a campanha eleitoral e, pelo visto, continuam.

Marcas

A prefeita Adriane Lopes assumirá em 1º de janeiro de 2025 com duas marcas históricas: a primeira mulher a ser eleita prefeita 
de Campo Grande nas urnas e uma das duas que ganharam mandato em capitais no País. Durante cinco anos, ela foi vice-prefeita e assumiu o cargo em abril de 2022. Adriane deverá fazer “pente-fino” em termos de pessoal, para expurgar os, digamos, “infiltrados”.

Urnas

O recorde de votos para prefeito de Campo Grande não foi batido e permanece sendo do atual senador Nelsinho Trad (PSD), reeleito em 2008 com 288.821 votos. Foi o maior número já registrado por um candidato a prefeito em Campo Grande. Venceu no primeiro turno com 71,4% dos votos válidos.

ANIVERSARIANTES

Nelson Oshiro, 
Gisele Paquer, 
Dr. Renato Otavio Zanbirolami,
Euza Regina Viero Rezek,
João Carlos Polidoro da Silva,
Lia Maria Barbosa,
Luiz Carlos Medeiros Rocha,
Wildo Scherer,
Lucila Rodrigues Queiroz,
Gui Olintho Macedo,
Gilson Pereira Nogueira,
José Sinsei Toome,
Nadir Barbosa dos Santos,
Eliane Guedes da Costa,
Fátima Regina Ribeiro Rumeu,
Paulo Cesar Loff,
Anderson Teixeira Campos,
Jemima Leite de Brito,
Nelson Yutoku Tobaru, 
Luiz Felipe Medeiros Vieira,
Maria Tereza Noll Marques, 
Carlos Donizetti Costa Teodoro,
Carolina Silveira Ferrari,
Dr. Jorge Armando Chorres Benitez,
Bárbara Vasconcelos, 
Daniele Zafalon Beraldo,
Dr. Áureo Garcia Ribeiro Filho,
Dr. Marcos Vargas Aleixo,
Maria Auxiliadora Bichara,
Vanessa Vasco de Oliveira,
Geanine Gondim,
Julião Dias Cabreira,
Maria Helena Lady Gavilan,
Marilena Espindola Ribeiro,
Ana Maria Martins Fontanillas,
Lúcia Germano Falbo,
Hélio dos Santos Rojas,
Walmir Provenzano,
Joaquim Cavalcante Freire Filho, 
Murilo de Castro,
André Luiz Maluf de Araújo,
Oseas Bezerra de Araujo,
Eva Durbem,
Alberto Campos Widal,
Márcia Cortada Fiori,
Alberto Benites Nunes,
Nelson Cintra Ribeiro, 
Márcia Fiori Prazain,
João Cavalcante,
Pedro Luiz Balan,
Carolina de Almeida Paes,
Flávio Souza Benites,
Carla Zaira da Silva,
Luiz Guilherme Alonso Xavier,
Alfredo de Souza Caio,
Dra. Evani Cristiane Pereira Dias,
Edinaldo Silva de Oliveira,
Adriana Maria Corrêa,
Dr. Cristovão Cardoso,
Miguel Rodrigues dos Santos,
Wilson Pereira de Souza,
Ana Cristina Gonçalves Franzoloso,
Ieda Gracia da Silveira,
Cecilia Reiko Nobura Wada,
Iris Balbuena Leão,
Dr. Luis Alberto de Magalhães,
Alexandre Conti Lemos,
Elaine de Albuquerque Santos,
Dr. José Maria Dameão,
Djalma Loubet, 
Dr. Alexandre Beinotti,
Denise Marcello de Moura,
Waldir Rodrigues de Oliveira,
Dorival Custódio,
Cleofas Batista Pereira,
Nara Regina Rodrigues Barbosa,
Regina Célia Miranda, 
Jeomar Gomes,
Antônio Gonçalves Neto,
Juarez Neres dos Reis,
Airton Hiroshi Mitani,
Vivian de Caldeira,
Nedson Dias Brandão,
Dr. Alexandre Martins Pereira Macedo,
Cleverson de Oliveira Falbot,
Fernanda Espindola de Araújo,
Darcy Pereira dos Anjos Hoffmann,
Marco Antonio Nogueira Leopoldino,
Paulo Nobre de Miranda Ploger,
César Augusto Scheide,
Dr. José Albino Ottoni Coimbra, 
Dr. Marcos Barbosa de Oliveira,
Dra. Laila Janadarki Medina Saber,
Sabrina Tavano Macari,
Júlio Cesar Vilalba Akamine, Regiane Santos Ferreira,
Andréia Martinez Figueiredo,
Luiz Mauricio dos Reis,
Paulo César Fernandes Xavier,
Rodrigo Thomé Baptista, 
Fábio Gimenez Cervis,
João Thiago da Maia,
Luiz Ademir Marques,
Carlos Alberto Mendonza Kadar,
Tcharles Alberto Borges Kadar,
Lúcio Mauro Pereira Nunes,
Maria de Fátima Gomes Lima,
Tereza Cristina da Silveira,
Selma Dias de Souza.

*Colaborou Tatyane Gameiro

LITERATURA

Ângelo de Arruda lança amanhã seu terceiro livro de poesias

Ângelo Marcos Vieira de Arruda lança amanhã, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, "Deserto das Ideias", seu terceiro livro de poesias, em que conta "segredos" escritos durante a pandemia; conversa com o amigo Fayez Rizk motivou publicação

31/10/2024 10h00

Ângelo Arruda:

Ângelo Arruda: "A minha criação é simples, livre e de muita observação. Aprendi com os filósofos da Grécia antiga a pensar observando. Sou assim, um pouco arquiteto, que observa, um pouco músico, que cria pensando, e um pouco poeta

Continue Lendo...

Também arquiteto e urbanista, além de compositor, Ângelo Marcos Vieira de Arruda lança amanhã, às 19h, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (Rua Dr. Ferreira, nº 28, Vila dos Ferroviários), “Deserto das Ideias” (Editora Traços & Capturas), seu terceiro livro de poesias. Na orelha da publicação, o amigo e colega de ofício Fayez José Rizk faz um convite ao leitor: “Ao ler as páginas de ‘Deserto das Ideias’, faça-o em voz alta e deixe-se levar pelo ritmo: você se transformará em compositor de melodias!”.

São 50 poemas, os quais Ângelo chama de “segredos”, escritos em “plena pandemia”, alguns tendo a Covid-19 e a paralisação do planeta como tema. “São poemas escritos em Florianópolis e outras localidades do País”, diz o autor. Trata-se do seu terceiro livro de poesias – o primeiro é “A Invenção do Silêncio” (2017) e o segundo, “A Simplicidade do Abismo” (2021). O prefácio do novo livro é da também arquiteta, professora e poeta Sonia Marques.

“Eu escrevo desde os 17 anos e nunca parei. Mas somente aos 60 anos resolvi publicar o primeiro livro, que teve o apoio cultural do Sesc e foi um sucesso quando o lancei, em 2017, na Morada dos Baís. Esse é a continuidade de uma atitude: escrever para compreender e deixar o outro pensativo. Refletir sobre momentos, sentidos e significados. É assim que chegam os motivos para escrever a publicar: melhorar as pessoas”, afirma Ângelo.

Segundo o poeta, o leitor encontrará versos para pensar, se apaixonar e refletir sobre a vida, a sua vida e das pessoas mais próximas. “Mas também vai encontrar uma novidade grande. Quase no final dele, onde eu escrevo o ‘Palavras do Autor’, tem um QR code. Clique e escute uma música feita, eletronicamente, pelo meu sobrinho, autor dessa música e, especialmente, da capa do livro. Coloque um fone e escute a música lendo os poemas. É uma experiência”, antecipa.

CELULAR E ABSTRAÇÃO

“Eu quero atingir a maior quantidade de leitores que possa se aproximar, ainda mais, dos versos que escrevo. Adoro escrever, amo pensar frases que se conectam com os outros. A minha criação é simples, livre e de muita observação. Aprendi com os filósofos da Grécia antiga a pensar observando. Sou assim, um pouco arquiteto, que observa, um pouco músico, que cria pensando, e um pouco poeta, que se encanta com as palavras”, diz o escritor, que produz seus versos no celular.

“Minha rotina é bem calma e simples. Eu escrevo sempre usando um aplicativo no celular, e ali eu guardo tudo que escrevo. Ando de ônibus, vejo algo, escrevo; assisto a algo na tevê ou no cinema, escrevo sobre. É assim. A gente constrói versos usando letras, números, palavras e tudo vira poema. Sou fã de Manoel de Barros [1916-2014] e me inspiro na sua simplicidade e no entorno de minha vida”, conta Ângelo.

E o que pretende com os seus escritos?

“O maior desafio é fazer o leitor se mexer. Não apenas compreender ou criar ilusões, mas, essencialmente, fazer a dinâmica da vida acontecer. Meus versos são ricos em abstração e verdades e, portanto, penso mesmo em provocar o outro para que ele possa refletir sobre tudo que acontece na vida”, responde.

“Eu sou um arquiteto com 45 anos de diplomado. Já fiz de tudo na vida e, hoje, com 67 anos e aposentado, escrever com tranquilidade é sensacional. O arquiteto cria. O poeta cria. O primeiro, faz coisas reais, edificadas. O poeta nem sempre. Meus poemas têm muita abstração e muita simbologia, e especialmente poucas verdades. É assim que eu me manifesto”, prossegue Ângelo, que se desmancha de alegria com o produto final da nova obra.

“Tá lindo. O formato é 15 cm x 15 cm, um novo padrão literário que eu adotei no segundo livro e que deu certo. A capa do meu sobrinho, o artista plástico Guto Barros, tem muita simbologia e irrealismo. O título, quis pensativo: ‘Deserto das Ideias’. O que temos para fazer sem ideias? Ah, nunca paro de escrever, portanto, contem com o próximo livro para breve”, promete o autor, que faz questão de agradecer ao poeta André Soltau, de Itajaí (SC), seu editor, e o apoio cultural da Construtora Lumis. Está feito, poeta.

Assine o Correio do Estado

FAÇA VOCÊ MESMO

Veja ideias de decorações fáceis de Halloween para fazer em casa

Data é celebrada no dia 31 de outubro e há diversas opções para decorar com itens que você já tem casa ou gastando pouco

31/10/2024 07h30

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Continue Lendo...

O Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, é uma festa muito tradicional em vários países e que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.

Com uma temática que remete a personagens mais "assombrosos", há alguns itens mais característicos, como a famosa abóbora esculpida.

Na data, diversos restaurantes e lanchonetes oferecem cardápio personalizado e decoração típica. Mas se você é do time que prefere ficar em casa, ou mesmo dar uma festa, é o momento perfeito para transformar o ambiente  em um verdadeiro cenário de Halloween.

O Correio do Estado compilou algumas ideias para decorar de forma fácil e econômica, com projetos no estilo “faça você mesmo” que não exigem habilidades especiais ou grandes investimentos.

Com materiais simples, que você provavelmente já tem em casa ou que podem ser adquiridos a baixo custo, você pode criar uma atmosfera assustadora e divertida para receber amigos e familiares.

Dicas de decoração no estilo faça você mesmo para o Halloween

Fantasmas e abóboras de balão 

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais Necessários:

  • Balões nas cores laranja e branco
  • Barbante
  • Tesoura
  • Marcador permanente ou canetinha na cor preta

Passo a passo:

Decida o tema da sua decoração. Você pode optar por fantasmas, abóboras, monstros ou uma combinação de todos.

Use um inflador ou encha os balões com ar manualmente. Varie o tamanho dos balões para criar uma composição mais interessante.

Com o marcador ou canetinha, desenhe características divertidas como olhos grandes ou dentes.

Amarre os balões em diferentes alturas e cores para criar uma composiçao mais colorida. 

Coloque os arranjos em mesas, cantos da sala ou ao longo de corredores.

Se você quiser que os balões flutuem, encha-os com gás hélio. Amarre um fio em cada balão e prenda-os ao teto ou a um suporte.

Janela temática com desenhos de papel

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais:

  • Papel ou EVA preto ou colorido
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Molde (pode ser retirado da internet)

Passo a Passo:

Corte formas de Halloween, como abóboras, morcegos e fantasmas, em papéis da cor de sua preferência.

Cole as formas na janela com fita adesiva, criando uma cena de Halloween.

As decoraçoes de papel também podem ser colocadas em várias partes da casa, como paredes e portas, ou penduradas com barbante para ficarem pendentes no teto, dependendo do tema escolhido.

Toalha de mesa fantasma

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais

  • Toalha de mesa branca ou de cor clara
  • Tecido, papel ou marcador permanente preto
  • Tesoura
  • Fita adesiva ou cola
  • Lápis (para marcar)

Passo a Passo

Use uma toalha de mesa branca ou de cor clara para que se pareça mais com um fantasma.

Com um lápis, desenhe formas ovais para simular olhos e boca e recorte.

O desenho pode ser feito em papel ou tecido preto, ou diretamente na toalha de mesa com uso de uma canetinha ou marcador permanente.

Se você optou pelo tecido ou papel, basta pegar os desenhos já recortados e colar na toalha com fita adesiva.

Se desejar, adicione mais elementos decorativos em cima da mesa.

Copos e taças decorados

Itens decorativos podem ser feitos com papelEscreva a legenda aqui

Materiais

Taça de vidro ou acrílico
Marcadores permanentes

Passo a Passo

Comece limpando a taça com um pano para remover qualquer sujeira ou gordura. Isso ajuda os marcadores a aderirem melhor.

Com o marcador, faça desenhos na taça, simulando um rosto.

Se quiser fazer uma abóbora assustadora, desenhe olhos e boca com o marcador preto. Para uma abóbora mais amigável, faça formas sorridentes.

Deixe o desenho secar por alguns minutos. Se necessário, faça retoques.

Para completar a decoração, coloque bebidas de cor laranja na taça.

Abóbora esculpida

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais

  • Abóbora
  • Faca (ou ferramenta de esculpir)
  • Colher
  • Caneta ou marcador
  • Papel toalha
  • Velas LED 

Passo a Passo

Escolha uma abóbora com casca firme e sem manchas.

Com a faca, faça um corte em forma de círculo na parte superior da abóbora. O corte deve ser grande o suficiente para que você consiga colocar a mão dentro.

Uma boa dica é cortar em um ângulo para que a tampa não caia dentro da abóbora.

Use a colher para raspar o interior da abóbora, removendo as sementes e a polpa.

Com o marcador, desenhe o rosto que você deseja esculpir na abóbora. Você pode optar por um rosto assustador, divertido ou tradicional.

Usando a faca ou ferramenta de esculpir, siga as linhas que você desenhou e comece a remover a polpa da abóbora. Faça cortes pequenos e cuidadosos para ter mais controle.

Para detalhes mais finos, como os olhos e a boca, use ferramentas menores, se tiver. Isso permitirá que você adicione características mais detalhadas à sua escultura.

Após terminar a escultura, limpe os excessos de polpa e sementes do exterior da abóbora com um pano úmido.

 Coloque uma vela LED dentro da abóbora para ficar com o detalhe de lanterna.

Exiba sua lanterna de abóbora em um local seguro, como na entrada da sua casa ou na mesa de Halloween.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).