Aos 29 anos e com 274,6 mil seguidores no TikTok, o advogado Nikolas Brandão, também conhecido como @einikolas, descobriu um nicho que tem crescido entre os jovens: o “pai de planta”.
Brincadeiras à parte, o hobby de cultivar espécies em casa, que teve origem na infância, possibilitou um sucesso no aplicativo e menção como influenciador da nova geração.
“Com 9 anos de idade, eu fui morar com meus avós, que tinham um sítio, então lá havia várias plantas, e as vizinhas também cultivavam, então eu sempre pegava mudas com elas”, conta Nikolas.
O carinho nato pela jardinagem acabou durando pouco. “Teve um porém. Eu conversava muito sobre plantas com as minhas amigas na pré-adolescência, até que uma vez um motorista de ônibus ouviu eu falando sobre plantas e disse que era um assunto de ‘viadinho’".
"Isso ficou na minha cabeça, até que eu parei de cuidar de plantas, das que eram da minha vó, algumas morreram. Eu só fui cuidar de plantas de novo quando eu saí de casa e eu já tinha me formado e me entendido como pessoa. Foi quando voltou aquela paixão”, diz.
Nikolas decidiu entrar no TikTok durante o pico da pandemia de coronavírus, quando as opções de lazer diminuíram e a internet tornou-se o refúgio e a distração de muita gente.
“Comecei a gravar coisas para o TikTok, até que eu postei um vídeo que eu fiz de um ensaio com uma planta que eu tenho. Uma pessoa perguntou mais detalhes sobre a planta, para eu mostrar ela inteira".
'Eu gravei um vídeo falando sobre essa espécie e acabou sendo o primeiro que viralizou. Eu tinha menos de 5 mil seguidores e o vídeo alcançou meio milhão de visualizações em um dia ou dois”, conta.
Últimas notícias
O advogado explica que a maioria dos seguidores é formada por jovens, na faixa etária de 20 a 30 anos.
“Eu vejo os insights dos meus seguidores e tem muita gente nova, dos 18 aos 24 anos, principalmente mais mulheres, que curtem esses vídeos sobre jardinagem".
"Uma vez procurei meu @ no Twitter e tinha uma pergunta questionando se alguém conhecia uma pessoa que falasse sobre plantas e fosse uma pessoa mais nova e tinha gente me indicando”, exemplifica.
Segundo Nikolas, que nasceu em Mato Grosso, mas cresceu em Amambai, o conteúdo não tem muito segredo.
“Eles querem saber coisas básicas, uma dica que facilite como regar, dica de claridade, o que é melhor para determinada planta e as mais baratas para se ter em casa”, comenta o influenciador.
Pensando nisso, o advogado criou uma série de vídeos sobre o tema: “Coisas que eu gostaria de saber quando comecei a cuidar de plantas”.
“Meu vídeo mais visto dessa série tem mais de 700 mil likes e quase 4 milhões de visualizações. Isso me trouxe muitos seguidores que desejam saber coisas básicas”, frisa.
Favoritas
Nikolas explica que as espécies que fazem mais sucesso nos vídeos são as samambaias, jiboias e costela-de-adão, plantas que inclusive se dão bem em ambientes internos e fazem a diferença na decoração da casa.
Normalmente, os seguidores comentam o que gostariam de ver no próximo vídeo. Em um deles, por exemplo, o influenciador explica quais são as plantas ideais para se ter no quarto.
Segundo a dica do Nikolas, o ideal é a espécie singônio – que adora meia-sombra, água apenas quando o solo fica seco e terra rica em matéria orgânica.


B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação
B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação


