Correio B

Dia das Crianças

Brincar não é descuidar

Aproveitando a data que muitos pequenos aguardam com mais expectativa do que o próprio aniversário, veja como a diversão pode continuar legal sem riscos e confira duas receitas imbatíveis para fazer junto à gurizada

Continue lendo...

Se por um lado, os brinquedos e as atividades de lazer apoiam o desenvolvimento infantil, ao estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade, além de contribuir para a sociabilidade dos mais jovens, por outro podem colocar a saúde e a vida deles em perigo. Os incidentes podem envolver ocorrências de engasgos, sufocação, queimaduras e intoxicação, fora cortes e lesões.

Um levantamento realizado pela Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, mostrou que no ano passado os acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Brasil cresceram quase 8% na comparação com 2022.

Esse é o maior número desde 2019, período pré-pandemia. No total, foram registradas 119.245 internações causadas por lesões não intencionais, entre as faixas etárias de 0 a 14 anos.

O estudo, elaborado com dados do DataSUS e desenvolvido pelo Instituto Bem Cuidar, programa de gestão de conhecimento da Aldeias Infantis SOS, analisou oito categorias de causas de acidentes. Entre as que tiveram maior destaque estão sufocação (aumento de 11,24%), quedas (10,33% a mais de casos), queimadura (cresceu 7,38%) e afogamento (subiu 5,78%).

Para apoiar os adultos no Dia das Crianças, a especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS Erika Tonelli compartilha algumas orientações básicas para a proteção e a prevenção de acidentes durante as atividades infantis realizadas na data. 

AMBIENTE SEGURO

“Durante o período de férias e feriados, como o Dia das Crianças, os riscos tendem a aumentar, uma vez que crianças e adolescentes estarão com mais tempo livre para explorar os ambientes. Vale fazer uma ‘operação pente-fino’ na casa e nos demais espaços nos quais aproveitarão a data para garantir uma diversão saudável e segura”, destaca.

“Adotar medidas de prevenção é uma das formas mais eficientes para que acidentes não ocorram. Medidas básicas de precaução podem evitar problemas graves e minimizar situações com potencial de ferimentos e, principalmente, salvar vidas. É fundamental verificar a segurança do local antes que as crianças brinquem livremente pelo ambiente”, reforça Erika.

A seguir, confira algumas orientações básicas da especialista para a prevenção de acidentes com crianças.

QUEDAS
Crianças não devem brincar próximas a janelas ou a sacadas sem proteção, as quais devem ter grades ou redes de segurança. A atenção deve ser redobrada com pisos escorregadios, lajes e escadas, 
que oferecem alto risco para quedas. As brincadeiras em parquinhos e brinquedões também devem ser supervisionadas para evitar acidentes.

TOMADAS
Para evitar descargas elétricas, todas as tomadas devem estar tampadas e protegidas para obstruir o contato das crianças. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 342 crianças de 0 a 10 anos morreram de choque elétrico na última década.

GAVETAS
É indispensável adicionar travas em gavetas com objetos cortantes e que ofereçam risco. Além disso, não é somente a faca que apresenta perigo: itens de cozinha em geral, além de objetos como clipes metálicos, tampas de canetas e tesouras, por exemplo, também podem causar acidentes.

INTOXICAÇÃO
É essencial manter remédios, produtos de limpeza, higiene e beleza, venenos e plantas tóxicas fora do alcance das crianças.

HOSPEDAGEM
Em caso de viagem, não importa onde for a hospedagem, seja na casa de familiares, seja em quarto de hotel, as condições de segurança devem ser avaliadas e adaptadas para 
as crianças.

AR LIVRE
Ao andar de skate, bicicleta ou patins, por exemplo, é necessário usar equipamentos de segurança como capacete, cotoveleiras e joelheiras, a fim de evitar o risco de lesões graves.

Nos parquinhos, sempre verificar a condição dos brinquedos e não utilizá-los caso estejam quebrados, enferrujados ou com superfícies perigosas. Se a brincadeira escolhida for empinar pipas, certifique-se de estar longe de fiações. Em caso de relâmpagos, recolha o brinquedo imediatamente.

NA ÁGUA
Não deixe as crianças sozinhas à beira de piscinas, rios ou lagos. Ao entrar na água, faça o uso de coletes salva-vidas, uma vez que boias de braço não são aconselhadas. Fique atento ainda com baldes, bacias e piscinas plásticas, que mesmo sendo rasos, podem ser perigosos.

EM GRUPO
Em hotéis e colônias, procure saber se existe uma equipe de monitores especializados para cuidar de crianças, 
com profissionais formados em primeiros socorros. No caso de atividades que necessitem de equipamentos de segurança, exija que sejam utilizados e atente às condições dos instrumentos.

DIREITO DE BRINCAR
Mais que uma atividade saudável e de entretenimento, brincar também é um direito assegurado por lei. Toda criança tem o direito de brincar e se divertir, conforme disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal de 1988, da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e, mais recentemente, da Lei Federal nº 14.826, de 20 de março deste ano, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias de prevenção à violência contra crianças.

Cone de tartaruguinha

Ingredientes:
> 8 casquinhas de sorvete;
> Chocolate branco fracionado para banhar as casquinhas;
> 1 pote de sorvete 
(sabor de sua preferência);
> 300 g de chocolate granulado;
> Tartarugas de chocolate branco.

Modo de Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (a cada 30s para não queimar). Caso prefira em banho-maria, cuidado para não deixar cair água. Banhe as casquinhas de sorvete com o chocolate derretido por dentro primeiro (isso evitará que o sorvete fique umedecendo a casquinha), escorra e espere secar na geladeira. Agora, repita o mesmo processo do lado de fora da casquinha, porém, antes de secar, passe no granulado. Leve novamente para a geladeira. Após alguns minutos, encha as casquinhas de sorvete e tire o excesso. Coloque uma tartaruga de chocolate por cima. Tempo de preparo: duas horas. Rendimento: oito casquinhas.

Brigadeiro de palito

Ingredientes:
> ½ xícara de chocolate em pó;
> 1 lata de leite condensado;
> ½ caixa de creme de leite;
> 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
> Confeitos coloridos a gosto;
> Palitos para pirulito a gosto.

Modo de Preparo

Em uma panela, misture o chocolate em pó, o leite condensado, o creme de leite e a manteiga sem sal. Leve ao fogo e mexa até 
o conteúdo desgrudar do fundo da panela. 

Deixe esfriar. Com essa mistura, face bolinhas, passe cada uma nos confeitos coloridos e as espete nos palitos para pirulito. Agora é só servir! Tempo de preparo: 35 minutos. Rendimento: 10 porções.

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, deste sábado, 12 de outubro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

12/10/2024 00h01

Continue Lendo...

Susylene Araújo - Poeta de MS

A poesia, tão cansada de pedir licença, agora deu pra exigir justiça tipo poética [...] Nas ruas, levanta bandeira agita o cartaz, se arma na palavra e aparece – voraz – na camiseta”.

FELPUDA

Alguns institutos de pesquisas “desapareceram”de vista e do cenário depois do resultado das urnas
no primeiro turno. Mesmo com “margem de erro”que chegava a quase 6%, uns e outros viram a credibilidade despencar.

Quem era apontada como em terceiro lugar,obteve a primeira colocação, a primeira colocada desceu para a segunda colocação, e o candidato que “avançava” para o topo chegou em terceiro e com índices estacionados. Como se vê...

Mea culpa

Os transtornos causados pela forte chuva em Campo Grande se transformaram em prato cheio para os adversários da candidata à reeleição, prefeita Adriane Lopes. Ela foi bombardeada nas redes sociais 
e apontada como culpada. 

Que é um problema de gestão não se discute, mas de muitos anos e que outras administrações não resolveram. Sua adversária Rose Modesto foi vereadora e também vice-governadora, e, ao que parece, essa questão não foi prioridade. Portanto...

Pulando fora

A derrota nas urnas fez com que certos defensores das mulheres em todas as circunstâncias sofressem ataque de amnésia e síndrome de Pôncio Pilatos, lavando as mãos e anunciando que não apoiarão nenhuma das candidatas a prefeita de Campo Grande. 

Se fosse algum homem que tivesse ido para o segundo turno, por certo o grupo estaria lépido e fagueiro tentando atrair apoio de quem ficou de fora. 

Cresceu

Em setembro, os indicadores de endividamento e inadimplência aumentaram entre as famílias de Campo Grande, em comparação com agosto. O crescimento foi de 1,4%. 

Mais

Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. De acordo com o levantamento, o índice de famílias com contas parceladas, como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros, ficou em 66,9%. Foram ouvidas 17.800 famílias.

Cinquentões

Para comemorar com tudo que tinham direito a entrada na casa dos 50 anos, os irmãos gêmeos Rodrigo e Rames Tebet reuniram familiares e amigos em uma animada festa. Foi no dia 14 de setembro, no Ondara Executive. Os cliques são do Studio Vollkopf.


Aniversariantes


SÁBADO (12)

Milvia Anna Tonissi Nasser, 
Roberto Razuk Filho (Neno),
Eva Elise dos Santos Bumlai (Neca),
Flávio Regis Wanderley, 
Claudia Gomes Gusman,
Ed Chaves de Oliveira,
Maria da Glória Alves da Silva,
Railson Vieira,
Scheila Kassar do Amaral,
Ronaldo José Severino de Lima,
Ana Concepcion de Andrade,
José Eduardo de Souza,
Sônia Prata Chacha,
Antonia Zanario da Silva,
Sérgio Maidana da Silva,
Edina Ferreira de Souza,
Marcus Paulo Ferreira da Silva,
Lucilene de Fátima Agustini Pineis, 
Felipe Schinaider,
Daniel Vieira Lossavero,
Daniella Bandeira,
Fabyo Luiz Assunção,
Flávio Shoji Miguita,
Dr. Jaime Balejo, 
Adriano Muniz Rebello, Elenice Maricone Garcia Cardoso, 
Sebastião de Oliveira Barbosires, 
Juno Paula Correa Paes, 
Flávio Orsi Abdul Ahad, 
Luiz Gustavo Cunha,
Jarina de Campos,
Eluid Josafat Lima,
Frederico Mezenga Vieira,
Dra. Ana Paula Ribeiro Costa,
Dr. Fábio Molinari,
Célio Evaristo de Oliveira,
Rose Mary dos Santos Fiúza, 
Clodoaldo Soares Rodrigues,
Marcos Gonçalvez Nascimento,
Marina Rodrigues de Jesus,
Sueli Tereza Soares,
Enzo Amaral,
José Airton Saraiva,
Sônia Zanuncio Martins,
Mário Marcius Bacha,
José Divino de Souza,
João Bosco da Silva,
Irineu Araujo Pael,
Alline Tomikawa,
Dr. Euclides Lopes Martins,
Luiz Roberto Faria,
Ana Paula Oliveira Capilé,
Dirce Loureiro Chioveti,
Pedro Paulo Sperb Wanderley, 
Ana Beatriz Maiolino Volpe (Bia),
Marcos Antônio Capilé, Gilson Prazeres dos Santos,
Luciano Anechini Lara Leite,
Dênis Ricardo Pedrosa,
Vanildo de Souza Leão,
Taciana Albuquerque,
José Wilson Ramos Costa Junior,
Augusto Carlos Cabral da Silva,
Leonardo Saad Costa,
Antonio Carlos de Novaes Filho,
Marco Antonio Girão D’Avila,
Rôney Pini Caramit,
Sandra Priscila Nomura,
Antonio Reginaldo Arakaki,
Marco Antonio Pimentel dos Santos,
Andressa Hiraoka Pereira,
José Armando Sangiuliano,
Danieli Aparecida Pedroso Marcondes,
Diego Luiz Rojas Lube,
Eduardo Icasati,
Nilza de Souza Jaffal,
Mauricio Serra Gigliotti.

DOMINGO (13)

Dra. Maria José Martins Maldonado, 
Rubens Fernando de Camillo, 
Naína Caroline Hernández Dibo Soares, 
Jair de Jesus Fiorentino,
Leida Gualberto Ferreira,
Alfredo Aparecido da Silva,
Delmir Antonio Comparin,
Lucas Rojas Franco de Souza,
Manoel Barbosa de Souza, 
Leonina Arantes Bueno,
Wellyngton Dantas de Abreu,
Sérgio de Almeida Bomfim,
Leonis Rocha da Costa,
Maria de Fátima Oliveira Sales,
Marcelo de Moura Bluma, 
Eduardo Lopes,
Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa,
Luiz Alexandre Inacio do Amaral,
Jalmir Batista Modesto,
Silvio Roberto Carrato Júnior,
José Ferreira Durães,
Luiz Paulo Duarte de Assis,
Dinair Rezende Marques,
Hiana Duarte Romeiro,
Jefferson Mazureck, 
Maria Luiza Gameiro de Sena,
Marcos Fernando Rabello de Moura Brasil,
Dra. Silvia Naomi de Oliveira Uehara,
Antônio Eduardo Livramento,
Jéssica Lapas, 
Olegário Teodoro de Carvalho, 
Neide Regina do Carmo Raslan, 
Elza Shimabukuro,
Célia Maria Rodrigues Ferreira, 
Diego Tófoli,
Maria Jorge Leite da Silva, Nídia Fátima Ferreira,
Plínio Ferreira Garcia,
Francisco Portela, 
José Tenório Gomes,
Maria Rosana de Almeida Teodoro,
Natalia Gama dos Santos Vieira da Cunha,
Sildo Francisco Frutuoso,
Manoel da Silveira Borges,
Rui Ballerine Fernandes.
Ana Márcia da Cunha,
Sérgio Ostetto Oliveira,
Darlan Soares Miranda,
Tatiana Lelis Lima,
Dr. Hamilton Fagundes, 
Dr. Orivaldo Gazoto Júnior, Karina Aiko Miyashiro,
Jeanete Marilia Schiefelbein Kieling,
Mario Roberto Perussi,
Emerson Vieira Cação,
Flávia Rejane de Rezende Oliveira,
Paulo Shigueru Kisaki,
Luiz Pereira Cavalcante,
Mateus Augusto Guerreiro,
Rosana Siqueira Vertucci,
Sergue Faria Barros,
Cinthia Estela Mendonça Ximenes,
Arlindo Fernandes de Paiva Neto,
Noel Martins,
Claudinéia Gonçalves da Silva,
Hélio José Casamassa,
Américo Soares de Souza, 
Clauber Elizio Ferreira,
Gleice Aparecida Oliveira Proença,
Ailton César Sanches Moreno.


Colaborou tatyane gameiro

AGENDA CULTURAL

Teatro do Mundo, Praça Bolívia e shopping centers oferecem pacotão para o Dia das Crianças

Pontos da Capital trazem alegria para a gurizada neste fim de semana que, para jovens e adultos, chega com Jota Quest, Renata Sena e VozMecê

11/10/2024 09h30

O Jota Quest, celebrando 25 anos de carreira, e cantora sul-mato-grossense são as atrações do projeto do governo do Estado, neste domingo, a partir das 17h no Parque das Nações

O Jota Quest, celebrando 25 anos de carreira, e cantora sul-mato-grossense são as atrações do projeto do governo do Estado, neste domingo, a partir das 17h no Parque das Nações Reprodução/Divulgação

Continue Lendo...

Era uma vez uma cor diferente, que não conseguia se integrar no arco-íris, nas bandeiras ou onde quer que fosse. Ninguém reconhecia o valor de Flicts (representada por um tom terroso de bege) e ela seguia se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”.

Quando abandona “esse” mundo, Flicts nos mostra que “de perto, de pertinho, a Lua é flicts”.

Ziraldo (1932-2024), um dos mais importantes autores brasileiros de literatura infantil, teve apenas três dias para conceber “Flicts”, conforme a encomenda da Editora Expressão e Cultura.

Após o lançamento da primeira edição, em 1969, a obra foi se tornando o clássico que chega à atualidade, mais de cinco décadas depois, com diversas reedições em livro, gravações musicais (Sérgio Ricardo, Quarteto em Cy, MPB-4) ou adaptações para o teatro, algumas com trilha original, como as de Arthur de Faria e Leo Mendonza.

Agora é a vez da Turma do Bolonhesa contar a sua versão dessa história, que encanta seguidas gerações, lá mesmo, em sua sede, no Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, nº 177, Centro).

A estreia da adaptação de “Flicts”, primeiro livro de Ziraldo para crianças e 33ª montagem da trupe de Campo Grande em quase uma década de existência, será neste domingo, às 17h, com entrada franca, sob a direção de Fernando Lopes.

No elenco, além do encenador, que encarna o Bolonhesa em questão: Flávia Paniago, Helena Soares, Isaias Farias, Luciano Risalde, Nanda Brandão, Raphael Lanziani e Samuel Mello. O espetáculo conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Sound das crianças"

E tem outras opções, além de teatro para a garotada celebrar o Dia das Crianças, seja amanhã ou no domingo.

Neste sábado, por exemplo, o Rockers Sound System e o Radiola Reggae MS reúnem seus equipamentos sonoros e seus DJs para realizar, gratuitamente, o “Sound das Crianças”, a partir das 10h, na Rua Willian Maksoud, nº 345, Jardim Itália.

O evento terá como convidado João Leão, com seus vocais e “toasts” (espécie de canto falado comum no reggae), e arrecadará brinquedos para doação.

Vozmecê

Na feirinha cultural Praça Bolívia, uma das atrações que embalam a programação, das 9h às 14h, é o duo VozMecê, que lançou recentemente o elogiado álbum “Tropicapolca”, cruzando a música de raiz sul-mato-grossense com outras tradições brasileiras.

Linha de Fuga, Cézinha, Zátula, Zé Lourenço, Rahyran e Natan Vareiro também vão se apresentar no evento, que vai contar com Serginho Ojeda (bateria) e Juliano Gordão (contrabaixo) no som de apoio e direção de palco de Lauro Ferrari.

Outras atividades previstas são o primeiro torneio misto infanto juvenil Xadrez na Árvore, para jovens de até 15 anos, a partir das 10h, o primeiro encontro dos Amigos das Ferrugens 67, uma exposição de carros antigos, e o Barbie Fashion – Alta-Costura para sua Barbie.

Na Vila Nova Ipanema, Bairro Santa Fé, entre as ruas das Garças, Barão da Torre, Aníbal de Mendonça e Dias Ferreira. Grátis.

Shopping centers

Hoje, no estacionamento do Shopping Campo Grande, o Quintal Sesc celebra seu aniversário com uma programação, a partir das 17h, que envolve foodtrucks, apresentação teatral do grupo New York Circus, às 18h30min, e o show “Psicodelia Brasileira”, com Sal dos Santos.

O espaço é pet friendly e a programação é sujeita a alteração, caso haja mudança climática, pois ocorre em espaço aberto. 

Neste sábado e domingo, o shopping celebra o Dia das Crianças com oficinas de máscaras e bonequinhos e pintura facial. Pedro Pudim, o simpático mascote da Criamigos, participa das brincadeiras, que são gratuitas e acontecem das 16h às 20h, na Praça de Eventos, no 2° piso.

Durante as oficinas e atividades, serão aceitas doações de brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação, que serão doados posteriormente a entidades assistenciais. 

Tem também por lá o Gloob Space Jump, maior parque inflável da América Latina, com 3 mil metros quadrados.

Entre os brinquedos estão a Super Arena Astronauta, com obstáculos, paredes de escalada, tobogãs, circuito e pula-pula, o Tobogã Gigante e o Baby Space, com escorregador, nave espacial e miniescalada, em uma miniarena completa para saltos e diversão para os pequenos.

A partir de R$ 49,90. E ainda o espaço Brincadeiras na Floresta, para jovens com até 13 anos, a partir de R$ 35.

Já no Norte Sul Plaza, de hoje a domingo, a garotada será recebida com distribuição de pipoca, além de brindes em várias lojas.

Com ingresso pago, o espaço Coisa de Criança (camarim, cozinha, sala de aula e tobogãs com piscina de bolinha), o Parque Casa na Árvore, Rillix Coaster (simulador de montanha-russa), Mini Cars For Rent, Magic Games e a Slimeria

Música

Origens

Com direção musical de Ton Alves, a cantora portuguesa radicada em Campo Grande Renata Sena apresenta seu novo show hoje, no Teatro do Mundo, às 20h; a partir de R$ 40, com reservas pelo WhatsApp: (67) 99696-9774.

MS Ao Vivo

O Jota Quest, celebrando 25 anos de carreira, e cantora sul-mato-grossense são as atrações do projeto do governo do Estado, neste domingo, a partir das 17h, no Parque das Nações Indígenas; grátis.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).