Correio B

Correio B+

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra Gracie

"Tive a ideia do livro: "Viver como uma Campeã", ainda na época que competia".

Continue lendo...

Kyra Gracie vem da família de lutadores de jiu-jitsu mais importante do mundo, família que difundiu o esporte no Brasil e fora dele também, tendo se tornado referência mundial com seu estilo próprio de luta nas artes marciais, que sagrou inúmeros campeões em variados torneios.

Atualmente Kyra Gracie é faixa preta 4º grau de Jiu-Jitsu e faixa preta de Judô.. Foi pentacampeã mundial do esporte e atualmente se dedica ao lado empresarial e a carreira de apresentadora. 

É a primeira mulher de sua família a conquistar uma faixa preta em jiu-jitsu e a competir ativamente no esporte. Devido aos diversos campeonatos nos quais participou, morou durante três anos em Nova Iorque e dois anos em Los Angeles, e desde 2010 voltou a residir no Rio de Janeiro, onde trabalhou como comentarista esportiva e apresentadora nos canais Globo, Sportv e Combate. Em 3 de agosto de 2018 fundou sua própria academia de artes marciais, a Gracie Kore.

Kyra foi a atleta mais jovem a conquistar o Mundial Sem Kimonos, no ADCC, aos dezenove anos. Ela é considerada por muitos como a melhor mulher lutadora da história do Jiu-Jitsu, nunca tendo perdido para uma adversária com mesma faixa e mesmo peso. Sempre treina com homens e diz que eles são mais "frescos" porque desistem ao primeiro machucado.

“No começo, eles [família] me apoiaram porque acharam que era brincadeira. Quando viram que era sério, disseram que era para eu deixar a luta com os homens. Mas bati o pé e continuei. Depois que comecei a competir e a me destacar, eles deram o braço a torcer e passaram a me apoiar”, explica.

Com o objetivo de aumentar o número de mulheres no jiu-jitsu, Kyra lançou o quimono rosa em 2006. Hoje o quimono rosa tomou conta das aulas no mundo todo e em diversas artes marciais, além do jiu-jitsu, como no caratê.

“Para mim, só existem duas opções - ou você engole o mundo, ou o mundo engole você". É assim que Kyra Gracie, lutadora multicampeã, começa seu livro de memórias e reflexões: Viver Como uma Campeã. O lançamento da editora Agir apresenta ao público os bastidores da trajetória que a levou ao sucesso no esporte, nos negócios e na construção da felicidade de sua família.

O livro revisita os desafios e obstáculos que ela encontrou ao longo do caminho, e traz para as leitoras e leitores as ferramentas que a fizeram despertar a força interior para vencer, tanto nos tatames quanto na vida. 

Oito vezes campeã mundial de Jiu-Jitsu e detentora do feito de ser a primeira e única mulher a unificar os títulos do Hall da Fama das maiores organizações internacionais de Jiu-Jitsu, Kyra expressa ao longo das páginas poderosas de seu livro ideias acerca da transformação de nossas mentalidades, abarcando todas as áreas da vida de uma mulher, incluindo o campo profissional e a vida amorosa.

Além disso, ela conta como superou obstáculos, enfrentou desafios, subverteu estruturas de poder e se reinventou diversas vezes, nos inspirando em um diálogo franco e corajoso. 

Da união com seu marido, o ator e também empresário Malvino Salvador nasceram as meninas Ayra Gracie e Kyara Gracie Salvador, e também o menino Rayan, o primeiro menino do ator e da lutadora, nascido em 2021.

Kyra esteve em São Paulo na bienal de SP para lançar “Um Golpe de Equilíbrio”, o segundo da série de livros infantis que escreveu com o Malvino e com a jornalista Agatha Lemos.O primeiro foi “Um Golpe de Respeito” e vem muito mais na sequência! O objetivo é oferecer ferramentas para que as crianças possam juntamente com seus pais trabalhar a autoconfiança e a inteligência emocional.

Kyra é Capa do Correio B+ desta semana, e em entrevista ao Caderno ela fala com exclusividade sobre literatura, empreendedorismo e novos projetos.

A lutadora Kyra Gracie é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Gabriel Farhat - Diagramação - Denis Felipe

CE - Kyra, o que te inspirou a escrever o  livro “Viver como uma Campeã”? Como foi o processo de escrita? Enfrentou algum desafio? E como você acredita que ele possa impactar seus leitores?
KG - 
Tive a ideia do livro “Viver como uma Campeã” ainda na época em que competia, quando comecei a escrever um diário onde colocava todos os meus sentimentos antes, durante e depois das competições. Mesmo sendo muito vitoriosa no tatame, não me sentia assim na minha vida fora dele. Tinha, por exemplo, muita dificuldade em me posicionar, era muito tímida e pouca autoconfiança nas minhas atitudes.

E comecei a perceber que na verdade eu fui moldada pelo meio que eu vivia, pelas experiências que eu tive, dentro do meio muito masculino e majoritariamente machista. E a partir do momento que eu entendi isso, vi que precisava me transformar de dentro pra fora. Foi aí a grande virada de chave.

Para isso, precisei usar ferramentas de autoconhecimento e de inteligência emocional, trabalhar essa força interior, e isso me colocou como uma mulher campeã em outras áreas da vida. Consegui enfim me colocar em um relacionamento saudável e realizar o sonho de ter a minha família. E é dessa forma que eu desejo que as leitoras sejam impactadas através do livro. Para isso, potencializo o que eu já faço com as minhas alunas, que é passar essas ferramentas para que elas apliquem para a vida.

CE - Esse foi seu segundo livro, após o infantil “Um Golpe de Respeito”. Pretende escrever mais livros? 
KG - 
Sim! Em setembro lançaremos na bienal de SP “Um Golpe de Equilíbrio”, o segundo da série de livros infantis que escrevi com o Malvino e com a jornalista Agatha Lemos.O primeiro foi “Um Golpe de Respeito” e vem muito mais na sequência! O objetivo é oferecer ferramentas para que as crianças possam juntamente com seus pais trabalhar a autoconfiança e a inteligência emocional.

Kyra e o marido Malvino Salvador - Divulgação

CE - Você pode compartilhar um pouco sobre a filosofia e os valores que você ensina na Gracie Kore? E quais os projetos futuros com relação à academia?
KG -
 A Gracie Kore oferece aulas para homens, mulheres e crianças. O objetivo principal é proporcionar experiências e incentivar uma vida saudável. Usamos a metodologia da minha família, mostrando sempre aos alunos a importância da disciplina, perseverança, respeito, confiança em si mesmo, força mental, liderança e valores que se tornaram pilares da filosofia do jiu-jitsu.

CE - Como você equilibra sua carreira como empresária, professora, palestrante e escritora com a administração da Gracie Kore? 
KG -
 Não é nada fácil, mas muito prazeroso quando temos a oportunidade de fazer o que realmente gostamos. Conto com o Malvino e uma equipe maravilhosa na Gracie Kore e faço questão de ministrar aulas, gosto desse contato direto com os alunos. E sinto uma grande emoção a cada palestra que sou convidada para realizar. É um prazer poder compartilhar conhecimento, insights e inspiração com pessoas que estão em busca de crescimento e desenvolvimento profissional. Isso é algo muito especial.

CE - Você oferece um curso de defesa pessoal feminina na Gracie Kore. O que te motivou a criar esse curso e quais são os principais objetivos que você deseja alcançar com ele? 
KG - 
Muitas pessoas acham que a defesa pessoal é para aprender a brigar e a peitar agressores, mas não. O principal objetivo é fazer a mulher sair ilesa, evitar o conflito, se empoderar e ter autoconfiança. Para isso, utilizamos exemplos práticos de como sair de situações corriqueiras que nós mulheres passamos ao longo da vida. Qual mulher nunca acelerou o passo em uma rua deserta ou em um estacionamento? Ou não foi puxada pelo braço por um homem em uma boate? É diferente estar alerta e estar tensa. E é isso que procuramos passar para nossas alunas. 

            Kyra com sua família - Divulgação

CE - Malvino recebeu a tão almejada faixa-preta. Conte um pouco sobre a evolução dele no jiu-jítsu. O apoiou na decisão  de voltar a competir depois de mais de 20 anos? 
KG - 
Não se conquista uma faixa preta de jiu-jitsu com facilidade, existe um processo de evolução dentro e fora do tatame que é necessário para evoluir. Malvino foi muito regrado, assíduo e se dedicou muito para conquistar a faixa preta. Após graduado, ele vai lutar mais campeonatos e vai fazer o processo de formação de professores da Gracie Kore para poder dar aulas.

CE - Como você e o Malvino dividem as responsabilidades na criação dos filhos? Existe alguma estratégia que vocês usam para manter a harmonia em casa? E quais são os programas favoritos em família?
KG -
 A gente sempre coloca a família como uma das nossas prioridades, então a gente se desdobra para estar com os nossos filhos sempre que possível. Com a correria do dia a dia, procuramos nos organizar para garantir esses momentos preciosos.

Por exemplo, tem dias que eu os levo para a escola e o Malvino os busca, e vice-versa. Também nos revezamos ou vamos juntos nas atividades extracurriculares. A nossa agenda é bem cheia, mas também flexível, o que permite ajustar as coisas conforme a necessidade.

Estar presente na rotina é essencial. Adoramos ir à praia, andar de bicicleta, praticar atividades ao ar livre. Acreditamos que essa conexão é muito importante na criação de memórias e no pleno desenvolvimento das crianças. 

CE - Vc completará 40 anos em 2025. Você se considera uma pessoa vaidosa? Conta pra gente um pouco da sua rotina de treinos e de beleza.
KG -
 Eu me exercito, pratico meditação e respiração. Procuro me alimentar de forma balanceada, longe de produtos industrializados e gordurosos. Eu sempre tive uma rotina regrada, isso nunca foi uma questão para mim. E eu chego muito feliz aos 40 anos, muito satisfeita com meus erros e acertos. E acho que eles foram fundamentais para eu ser quem eu sou hoje. Claro que percebo vários cabelos brancos e uma dificuldade maior em perder peso, mas isso é natural no envelhecimento.

Divulgação 

 

"REI DO BOLERO"

Voz de 'Você é doida demais', Lindomar Castilho morre aos 85 anos

História de sucesso mudou após um dos feminicídios de maior repercussão no País, quando em 30 de março de 81 matou sua mulher, a também cantora Eliane de Grammont, com cinco tiros

20/12/2025 13h30

Lili De Grammont e seu pai, Lindomar, em foto compartilhada nas redes sociais.

Lili De Grammont e seu pai, Lindomar, em foto compartilhada nas redes sociais. Reprodução/Redes Sociais

Continue Lendo...

Conhecido como "Rei do Bolero", Lindomar Castilho morreu neste sábado, 20, aos 85 anos. A nota de falecimento foi postada pela filha do artista, a coreógrafa Lili De Grammont, em suas redes sociais.

A causa da morte não foi informada e o velório está marcado para esta tarde no Cemitério Santana, em Goiânia.

"Me despeço com a certeza de que essa vida é uma passagem e o tempo é curto para não sermos verdadeiramente felizes, e ser feliz é olhar pra dentro e aceitar nossa finitude e fazer de cada dia um pequeno milagre. Pai, descanse e que Deus te receba, com amor… E que a gente tenha a sorte de uma segunda chance", escreveu Lili.

Nascido em Rio Verde, Goiás, Lindomar foi um dos artistas mais populares dos anos 1970. Brega, romântico, exagerado. Um dos recordistas de vendas de discos no Brasil. Um de seus maiores sucessos, "Você é doida demais", foi tema de abertura do seriado Os Normais nos anos 2000.

Seu disco "Eu vou rifar meu coração", de 1973, lançado pela RCA, bateu 500 mil cópias vendidas.

Crime e castigo

A história de sucesso, porém, mudou após um dos feminicídios de maior repercussão no País. Em 30 de março de 1981, Lindomar matou a mulher, a também cantora Eliane de Grammont, com cinco tiros. Ela tinha 26 anos.

Os dois foram casados por dois anos, período em que a cantora se afastou temporariamente da carreira para cuidar da filha Lili. Depois de sustentar o relacionamento abusivo, Eliane pediu o divórcio.

Eliane foi morta pelo ex-marido no palco, durante uma apresentação na boate Belle Époque, em São Paulo. Ela cantava "João e Maria", de Chico Buarque, no momento em que foi alvejada

Lindomar foi preso em flagrante e condenado a 12 anos de prisão. Ele foi liberado da pena por ser réu primário e aguardou o julgamento em liberdade. O cantor cumpriu quase sete anos da pena em regime fechado e o restante em regime semi-aberto. Em 1996, já era um cidadão livre.

O caso tornou-se um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil, impulsionando o movimento feminista com o slogan "Quem ama não mata".

 

Assine o Correio do Estado

GASTRONOMIA

Confira 10 sugestões, entre pratos principais e sobremesas, para o fim do ano

Apesar da comoção religiosa e da expectativa dos presentes, a ceia permanece como o grande momento do Natal para a maioria das pessoas; confira 10 sugestões, entre pratos principais e sobremesas, que podem abrilhantar o seu banquet

20/12/2025 10h00

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta Divulgação

Continue Lendo...

Tem as orações, tem as cantatas, tem os presentes, tem os figurinos. Mas, para a maioria das pessoas, o que importa mesmo na celebração do Natal é a comilanç…, quer dizer, a ceia.

O cardápio vem repleto de itens tradicionais, que muitas vezes degustamos somente nesta época, fazendo do encontro à mesa um momento bastante singular, pois, além de saborearmos um monte de delícias, a ideia é que se faça isso ao lado de quem se gosta.

Preparar cada receita para a celebração pode ser mais prático do que parece. O importante é planejar, para evitar o corre-corre de última hora, gastar menos e não ser apanhado por imprevistos, como a falta de gás, alguma especiaria ou mesmo de um item básico como o sal.

Você pode inovar, sim. Mas manter a tradição – peru assado, arroz à grega, salpicão, farofa – não é nenhum pecado. Sobremesa também não pode faltar. Dê uma olhada nas sugestões do Correio B e confira também a receita de um biscoito natalino maravilhoso.

ARROZ

Um dos pratos para ceia de Natal é o arroz, também conhecido como arroz com passas. Nessa receita está liberado adicionar mais ingredientes para deixar o arroz o mais colorido possível.

Dica: Misture ervilhas, cenoura, cheiro-verde e faça a receita completa para sua ceia nota 10.

FAROFA

Sendo essencial para acompanhar o peru, a farofa está sempre presente em meio às comidas de Natal. Algumas pessoas preferem uma farofa mais leve, com amêndoas e frutas secas.

No entanto, muitos cozinheiros também gostam de incorporar pedaços de bacon ou miúdos do próprio peru (ou de frango) nessa mistura. As duas estão valendo. Ambas ficam deliciosas.

CHESTER

O peru é importante, sim, no Natal, mas o chester é concorrente há tempos. Ele é um tipo de frango que tem o peito e as coxas mais carnudas, não é muito gorduroso e perfeito para alimentar toda a família. As chamadas aves natalinas têm o mesmo sabor.

SALPICÃO

A maionese é a base do salpicão, enquanto vários outros alimentos, como milho, frango desfiado e batata palha, são misturados. Além de ser uma receita muito saborosa, ela pode ser servida fria e dar aquele toque leve e refrescante no paladar.

TENDER

O tender é um tipo de presunto geralmente servido espetado por cravos. Trata-se de uma ótima opção para quem quer comidas da Natal mais práticas, já que é simples de assar e fica ótimo quando acompanhado de pratos básicos, como arroz e farofa. 

RABANADA

Também conhecida como fatia dourada, fatia de ovo ou fatia de parida, a rabanada é um doce feito de pão de trigo em robustas fatias molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar. Aliás, elas também são passadas nos ovos e podem ser fritas ou assadas e finalizadas com açúcar e canela.

PAVÊ

O pavê de chocolate, além de ser uma opção maravilhosa para adoçar a mesa de Natal, ainda é uma opção de fácil preparo. Alterne as camadas do doce entre o creme de chocolate e biscoitos e cubra com pedaços de chocolate ou morangos.

FRUTAS

Além de servirem de acompanhamento nos pratos principais, as frutas são uma ótima pedida como sobremesa na mesa e ainda funcionam como decoração. Uvas, maçãs, melancia, pêssegos e melão estão entre as mais populares para a ceia.

TRONCO

Tipicamente natalino e pouco conhecido no Brasil, o tronco natalino possui formato parecido com um tronco de árvore. Trata-se de um rocambole recheado com creme de nozes e coberto com ganache.

BISCOITOS

Da tradição alemã para o mundo, os biscoitos de Natal com baunilha e cobertura de limão são mais uma tentação imperdível no cardápio deste período. E muitas famílias servem a iguaria ao longo de todo o mês de dezembro, especialmente, nos domingos de advento (que antecedem a noite da ceia).

RECEITA Biscoito de Natal

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta

Ingredientes

500 g de farinha de trigo;
150 g de manteiga em ponto de pasta;
250 g de açúcar;
3 ovos;
1 colher (chá) de fermento químico em pó;
1/2 colher (chá) de essência de baunilha.

Cobertura

1 unidade de clara de ovo;
1 colher (sopa) de suco de limão;
150 g de açúcar de confeiteiro;
Corantes alimentícios.

Modo de Preparo

Misture a farinha de trigo peneirada e o fermento em um recipiente;
Adicione o açúcar e misture;
Acrescente a manteiga, misturando com as mãos até que se forme uma espécie de farofa;
Adicione os ovos, porém, um de cada vez, amassando a mistura até que a massa vá soltando das suas mãos;
Acrescente mais farinha se notar que é necessário;
Acrescente a essência de baunilha, continuando a misturar;
Depois de finalizar a mistura, enfarinhe uma superfície lisa, abrindo a massa com um rolo;
Na hora de recortar a massa, use o formato desejado e pode aproveitar a criatividade para deixá-los nas formas mais natalinas;
Coloque-os no forno, em temperatura média de 180ºC até dourar.

Cobertura

Bata a clara na batedeira até que ela fique firme;
Em seguida, insira o suco de limão, batendo com as claras para misturar;
Siga adicionando o açúcar de confeiteiro e bata bem. Se achar necessário, pode colocar mais açúcar na receita;
Divida a mistura em alguns potes e adicione gotas de corantes para proporcionar cores diferentes;
Por fim, é só colocar a cobertura em um daqueles saquinhos de confeitar e decorar os biscoitos de forma criativa.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).